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Moto de "Exterminador do Futuro 2", Fat Boy desafia trilhas de Goiás

Aldo Tizzani

Da Infomoto

26/02/2015 22h20

Lá tem piscinas naturais, o sol brilha praticamente o ano inteiro e a hospitalidade dos moradores é uma marca registrada: Caldas Novas (GO), a maior estância hidrotermal do mundo. Todo ano, 3,2 milhões de pessoas procuram essa região de águas quentes. Desta vez, porém, quem vai trilhar o destino é a Harley-Davidson Fat Boy 2015, moto que completa 25 anos de estrada e foi imortalizada pelo filme "O Exterminador do Futuro 2".

Tudo por conta de mais uma edição do "National H.O.G. Rally", encontro anual de proprietários de Harley-Davidson, que em 2015 acontece entre os dias 18 e 21 de abril. Infomoto adianta desafios e surpresas que serão encontrados por quem encarar a aventura sobre duas rodas.

Oásis goiano

Em tempos de crise hídrica, sobretudo na região Sudeste, Caldas Novas mostra ser um "oásis" na região Centro-Oeste do Brasil. Mas para chegar lá, é preciso enfrentar longas retas de estradas, a maioria -- pelo menos -- com pistas duplas e asfalto em boas condições.

O diferencial de Caldas Novas são suas águas termais com propriedades terapêuticas, que são fundamentais para motociclistas que atravessam o país relaxarem -- a temperatura das piscinas termais varia entre 20º C e 60º C.

Para receber tanta gente, a cidade conta com uma excelente infraestrutura hoteleira. O visitante pode escolher entre uma pousada mais aconchegante ou até mesmo luxuosos resorts -- as diárias variam entre R$ 100 e R$ 500. O comércio local, sempre em expansão, oferece bons restaurantes, choperias e bares. Com isso, sobram personagens interessantes, como José Affonso, da Cacharia Vale das Águas: ele é motociclista há muitos anos e até hoje roda com sua Honda CB 400 II 1982, que comprou zero quilômetro. Seu sonho? Ter uma Harley.

Fat Boy, um ícone americano

Imortalizada no filme "Exterminador do Futuro 2" (1991), estrelado por Arnold Schwaznegger, a Fat Boy tem visual clássico e inconfundível. Um enorme farol, montado sobre moldura metálica, guidão largo, garfo telescópico de canelas grossas e rodas inteiriças de alumínio vazadas por com "bullet holes" (orifícios que lembram buracos de bala). O nome -- "garoto gordo", em inglês -- fica mais evidente em função do pneu traseiro de 200 mm de largura. Sucesso de público e crítica, conseguiu vender mais de 600 unidades no Brasil em 2014 -- ela custa a partir de R$ 54.500.

Integrante da família Softail da Harley, a Fat Boy é equipada com o motor Twim Cam 96B, V2 (dois cilindros em V) de 1.585 cc, refrigerado a ar e alimentado por injeção eletrônica. Em conjunto com o câmbio de seis marchas -- a sexta é um overdrive --, oferece torque à vontade, atingindo mais de 12 kgfm a apenas 3.000 rpm (praticamente o mesmo que um carro com motor 1.6 pode oferecer, mas sobre uma carroceria pelo menos seis vezes mais leve). A moto oferece fôlego de sobra na aceleração e para ultrapassagens.

Harley-Davidson Fat Boy 2015 - Doni Castilho/Infomoto - Doni Castilho/Infomoto
Mesmo após 25 anos, projeto da Fat Boy continua agradando motociclistas aventureiros
Imagem: Doni Castilho/Infomoto
Durante a viagem, a unidade testada fez a média de 19 km/litro de gasolina. Nestas condições, com tanque de combustível com 18,9 litros de capacidade, a moto pode rodar mais de 300 quilômetros até o próximo reabastecimento. A Fat Boy conta com freios ABS como item de série, o que transmite maior segurança.

Com motorização e ciclística acertadas, ela também oferece bom nível de conforto: banco em forma de sela e posição de pilotagem relaxada. Para garupas, acessórios como sissybar e malas laterais são oferecidos paralelamente.