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Veja o que é essencial revisar em sua moto antes de pegar a estrada

Ter uma moto bem regulada ajuda a passar por qualquer caminho sem sustos - Mario Villaescusa/Infomoto
Ter uma moto bem regulada ajuda a passar por qualquer caminho sem sustos Imagem: Mario Villaescusa/Infomoto

Roberto Brandão Filho

Da Infomoto

15/12/2014 11h03

As férias de final de ano estão chegando. É hora de tirar a moto da garagem e preparar aquela viagem mais longa. Mas, antes de colocar sua companheira para rodar, é importante levá-la para fazer uma revisão minuciosa e completa. Afinal, ninguém quer que problemas mecânicos transformem o passeio em dor de cabeça e até coloquem a segurança em risco, não é mesmo?

Por isso, Infomoto conversou com especialistas e listou algumas dicas para garantir que a sua máquina esteja em plena forma na hora de pegar a estrada. Confira:

ITENS PRINCIPAIS
Há três itens principais a serem verificados antes de uma viagem, independentemente da distância do roteiro. É o que diz Claudio Marques Bonfim, mecânico especializado em alto desempenho do Senai. Veja quais são:

+Filtro de óleo e refrigeração: em motos arrefecidas a água, este sistema precisa estar abastecido até o nível indicado pela fabricante. Caso contrário, é preciso completar com o que falta ou fazer a troca total, sempre pelo mesmo tipo de líquido usado anteriormente. Óleo do motor e filtro do óleo também devem ser substituídos previamente. "A falta de fluidos provoca alguns dos principais problemas", seguiu o especialista. Atenção: dependendo da extensão da viagem, prepare-se para efetuar outra troca no meio da jornada. Para isso, verifique se há oficinas ou concessionárias da marca pelo caminho e planeje paradas programadas. 

MV Agusta Brutale 800 - Mario Villaescusa/Infomoto - Mario Villaescusa/Infomoto
Sistemas de refrigeração/lubrificação do motor devem estar abastecidos; dependendo da extensão da viagem, prepare-se para fazer outra troca de óleo no meio do percurso
Imagem: Mario Villaescusa/Infomoto
+Antecedência: para ter um trabalho bem feito, procure um mecânico de confiança pelo menos uma semana antes de iniciar a viagem. “Primeiro, para permitir que o serviço não seja feito às pressas e a moto seja analisada minuciosamente; segundo, para poder rodar um pouco na cidade antes de pegar a estrada, e constatar se tudo está funcionando como deveria", alertou. 

+Kit de relação: outro item importante é o conjunto formado por corrente, coroa e pinhão, encarregado de transmitir a força do motor para a roda traseira. Uma falha neste kit compromete todo o funcionamento da motocicleta. Antes de viajar, consulte se existe alguma folga na corrente e estique-a, caso haja. “Se a viagem for longa e o conjunto estiver 'meia-vida', é melhor trocá-lo completamente, para evitar que um estouro de corrente danifique a balança", finalizou Bonfim. FATORES IMPORTANTES
É claro que a revisão não pode se resumir aos três itens acima. Há outros componentes aos quais o dono tem de ficar muito atento, Um deles é o sistema de freios, que "precisa estar em perfeito estado de funcionamento", conforme frisou Thiago Marques, proprietário de uma oficina mecânica especializada em motos acima de 600 cc, na zona oeste de São Paulo (SP). 

"Os fluidos e as pastilhas devem estar em níveis adequados. Se o nível (dos fluidos) estiver baixo, é sinal de pastilhas gastas ou algum outro problema", apontou. Além disso, não esqueça de trocar os fluidos nos períodos recomendados pela fabricante.

Motocicletas mais novas também demandam verificar o funcionamento da injeção eletrônica e demais terminais elétricos, como luzes-espia, farol, lanterna, setas, etc. Se houver uma pane eletrônica durante a viagem, a máquina só volta a funcionar após ser conectada e diagnosticada por um computador -- o que, dependendo do local onde o piloto estiver, pode ser impossível de conseguir.

Marques lembrou ainda que é necessário lubrificar todos os cabos e partes móveis da motocicleta. “Além de garantir maior vida útil às peças, uma boa lubrificação ajuda, e muito, na hora de uma eventual manutenção na estrada, como trocar um pneu furado, por exemplo ”, afirmou. 
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Fluidos e pastilhas de freios devem estar em níveis adequados
Imagem: Mario Villaescusa/Infomoto
Por fim, lembre de exigir uma vistoria nos pneus, para evitar, ou pelo menos dificultar, furos e estouros. Estado de conservação, calibragem, alinhamento e balanceamento das rodas são fatores essenciais para dar longevidade aos calçados e garantir a segurança do motociclista.

REVISÕES RÁPIDAS
Para quem ainda está nos períodos de revisão periódica de sua moto e segue o cronograma à risca, mas quer pegar a estrada com a consciência limpa, algumas concessionárias, como a Power BMW, de Santo André (SP), oferecem check-ups rápidos para avaliar as condições dos principais itens. “Analisamos pastilhas de freio, pneus e outros componentes do tipo, e só realizamos uma manutenção caso necessário. Assim, o cliente não gasta tempo e dinheiro à toa”, explicou Raul Fernandes, sócio-proprietário da empresa.

Portanto, deixar sua moto 100% pronta para a tão esperada viagem de fim de ano não é difícil. Basta levá-la a um mecânico ou concessionária de confiança, fazer a revisão completa e ter a certeza de que a viagem será só diversão.