Topo

Conheça oito super-heróis que usam motocicletas para combater o crime

Carlos Bazela

Da Infomoto

09/12/2014 19h14

Na semana passada, o Brasil recebeu pela primeira vez a Comic Con Experience, uma convenção de quadrinhos feita nos mesmos moldes das internacionais. Palestras, filmes e a presença de criadores e artistas internacionais do universo das HQs entreteram as cerca de 80 mil pessoas que circularam pelos 39 mil metros quadrados do evento, transformando São Paulo (SP) na capital nacional da cultura geek.

Infomoto compareceu à festa e aproveita o embalo para selecionar oito super-heróis que, além de lutar pela verdade e justiça, partilham de uma mesma paixão com muito dos seus fãs: a motocicleta. Confira:

Ducati Monster 1100 de Arrow - Divulgação - Divulgação
DUCATI MONSTER 1100 DO ARQUEIRO VERDE
Imagem: Divulgação
Personagem criado em 1941 por Mort Weisinger e George Papp, o alter-ego do milionário Olliver Queen é membro antigo da Liga da Justiça América, mas só ficou famoso mesmo com a série Arrow, transmitida no Brasil pelo canal a cabo Warner e que está na terceira temporada. Na TV, o arqueiro interpretado por Stephen Amell cruza as ruas de Starling City a bordo de uma Ducati Monster Diesel, versão da descontinuada naked 1100 EVO feita em parceria com a grife de roupas Diesel. Equipado com motor bicilíndrico arrefecido a ar, modelo traz escapes duplos laterais e pintura verde escura, a mesma do traje do herói.

Batpod, a motocicleta do Batman - Divulgação - Divulgação
BATPOD, A MOTOCICLETA DO BATMAN
Imagem: Divulgação
Quando se fala no transporte do Homem-Morcego, todos pensam no Batmóvel. Entretanto, é sobre duas rodas que ele vai de um ponto a outro de Gotham City quando precisa chegar rápido para frustrar os planos de seus inimigos. Entre desenhos, cinema e série de TV, o Batman já usou diversos tipos de moto. De todas elas, a mais recente é a Batpod, presente na trilogia do diretor Christopher Nolan e com visual exótico derivado do Tumbler, o Batmóvel com cara de tanque. O Batpod é usado também pela Mulher-Gato no filme mais recente da franquia.

Kawasaki Z1000 do Robocop - Divulgação - Divulgação
KAWAZAKI Z1000 DO ROBOCOP
Imagem: Divulgação
Em 2014, o policial ciborgue recebeu um remake dirigido pelo brasileiro José Padilha e passou a atender às ocorrências de Detroit a bordo de uma moto inspirada na Kawasaki Z1000. Modelo tem entre-eixos mais longo, para deixar o Robocop "em modo de ataque", e é todo pintado de preto, com luzes em vermelho e azul, cores da polícia. Ela conta ainda com um propulsor de 16 válvulas, arrefecido a hidrogênio líquido, e câmbio de seis velocidades, capazes de levá-la a 397 km/h.

Yamaha VMax do Motoqueiro Fantasma - Reprodução - Reprodução
YAMAHA VMAX DO MOTOQUEIRO FANTASM
Imagem: Reprodução
Alter-ego de Johnny Blaze, o personagem infernal já guiou de customs a superesportivas desde que foi criado, em 1973. No cinema, em “Motoqueiro Fantasma – Espírito de Vingança”, de 2012, Nicholas Cage interpreta o anti-herói pilotando uma Yamaha VMax devidamente caracterizada, com acabamento queimado e as famosas rodas flamejantes. Confirmada para o Brasil no final de 2013, a power cruiser japonesa chega por aqui por R$ 99.000 e traz consigo um impressionante motor V4 de 200 cv.

Mega City Um de Juiz Dredd - Divulgação - Divulgação
VICTORY VISION CONCEPT DO JUIZ DREDD
Imagem: Divulgação
Criado em 1977 para a revista britânica 200 AD, Joseph Dredd é o homem mais forte da lei na cidade-estado futurista de Mega City Um, com mais de 800 milhões de habitantes e erguida após uma guerra nuclear. Nas duas adaptações para o cinema (de 1995, estrelada por Sylvester Stallone; de 2012, com Karl Urban), o personagem usa uma moto como meio de transporte. Na última, modelo escolhido é o conceito Vision, da marca americana  Victory. Protótipo chama a atenção pelo porte robusto e monobraço com transmissão feita por eixo cardã. O motor é um V2 de 800 cc.

Ducati Monster S4 de Lara Croft - Reprodução - Reprodução
DUCATI MONSTER S4 DA LARA CROFT
Imagem: Reprodução
A heroína da série de jogos Tomb Raider também é fã das duas rodas, paixão que pode ser vista nos games, nas HQs e também nos dois filmes interpretados por Angelina Jolie. No jogo Tomb Rider Legend, de 2006, a personagem troca o tradicional shortinho cáqui por calça e jaqueta de motociclista, para andar numa Ducati Monster S4. Em outro momento do game, a personagem conduz mais um modelo da marca italiana, a superesportiva 999. Nas telas, a esposa de Brad Pitt pilota uma Yamaha TRX 850 customizada no filme de 2001, e uma Suzuki DR 650 E, também personalizada, na sequência "A Origem da Vida", de 2003.

Battle Hopper do Black Kamen Rider - Divulgação - Divulgação
LORD SECTOR DO BLACK KAMEN RIDER
Imagem: Divulgação
Black Kamen Rider, um super-herói com cara de inseto, faz parte de uma linhagem da década de 70 que fez sucesso no Brasil nos anos 90. O herói combate o crime com a Battle Hopper, fiel escudeira de duas rodas que possui um elo mental com seu piloto e é capaz de encontrá-lo em qualquer lugar. O visual marcante, inspirado na Suzuki RA 125, é inspirado em um gafanhoto. O Black Kamen Rider possui ainda a esportiva Lord Sector, também feita sobre um modelo da Suzuki e que conta até com computador de bordo.

Iron Wolf (ou Allan Moto Space) do Jaspion - Divulgação - Divulgação
IRON WOLF (OU ALLAN MOTO SPACE) DO JASPION
Imagem: Divulgação
No Brasil, o representante mais ilustre dos tokusatsu (séries de heróis japoneses uniformizados) é, sem dúvidas, o Jaspion. Em sua luta contra o demoníaco Satan Goss, o herói de armadura recebe auxílio da Iron Wolf (na versão brasileira, a moto foi rebatizada como Allan Moto Space), que traz visual pontiagudo semelhante a um foguete, com uma espécie de turbina atrás. Canhões laser e habilidade de voo são outras características do modelo, que traz no tanque a inscrição da Suzuki.