Topo

Salão de Milão 2014 celebra centenário com aposta nas superesportivas

Ducati promete versão ainda mais nervosa da superesportiva Panigale - Infomoto
Ducati promete versão ainda mais nervosa da superesportiva Panigale Imagem: Infomoto

Arthur Caldeira

Da Infomoto

04/11/2014 12h12

Conhecida como centro da moda e do design, Milão (Itália) se transforma anualmente na capital mundial das motocicletas com o Salão de Motos de Milão. A partir da próxima quinta-feira (6), o evento chega à 72ª edição e comemora 100 anos de vida, prometendo mais de 20 lançamentos mundiais para os cerca de 500 mil visitantes que devem comparecer ao centro de exposições Rho-Fiera até domingo (9), data de encerramento.

Conhecida como EICMA (sigla para Esposizione Internazionale del Ciclo e Motociclo), a mostra é uma das maiores do mundo das duas rodas, e começa a revelar suas primeiras novidades já nesta segunda-feira (3), com eventos especiais promovidos por Ducati e Yamaha.

Tudo indica que serão lançamentos para empolgar os fãs de superesportivas: a montadora italiana, por exemplo, mostrou uma versão maior e mais potente da Panigale, a 1299, e também uma reformulação da Multistrada 1200. Já a marca japonesa deixou avisado que irá revelar a nova geração da consagrada superesportiva YZF-R1.

Honda levará supermoto inspirada na RC 213V, modelo usado pela montadora japonesa no Mundial de Motovelocidade - Divulgação - Divulgação
Honda levará supermoto inspirada na RC 213V, modelo usado pela montadora japonesa no Mundial de Motovelocidade
Imagem: Divulgação
A partir de terça-feira (4), começam as coletivas oficiais de imprensa, e aí os lançamentos aparecerão em abundância. A Honda deve exibir uma supermoto inspirada na RC 213V, que compete na MotoGP, com motor V4, enquanto a MV Agusta já confirmou a Stradale, uma motard com vocação touring baseada na Rivale 800. Já a Kawasaki prometeu mostrar a aguardada versão de rua da Ninja H2R.

Também podemos esperar surpresas vindas da BMW, Triumph, KTM, Suzuki e do Grupo Piaggio. Até a lendária marca inglesa Matchless, que anunciou seu retorno ao mercado recentemente, apresentará um modelo novo na edição deste ano. O salão italiano também costuma ser palco para lançar equipamentos de segurança e acessórios inovadores. Afinal, participam do evento cerca de mil expositores, de mais de 40 países.

OUTRAS ATRAÇÕES
Além das supermáquinas, os visitantes do EICMA 2014 terão mais opções de diversão ao longo dos quatro dias de público. Um dos espaços é o "Custom", voltado às motos personalizadas e que sempre atrai bom público. O estande "Green Planet" exibe modelos elétricos e híbridos, enquanto a "Security Area" é dedicada ao que há de mais moderno em equipamentos de segurança.

Para celebrar o centenário do evento, os organizadores também criaram o projeto “100 anni di storia verso Il futuro” (100 anos de história para o futuro), em parceria com uma editora italiana. Trata-se de um livro e uma exposição que contam a história de cada marca que esteve presente na mostra. Por fim, na área externa, há o MotoLive, com shows e competições sobre duas rodas para animar ainda mais os visitantes. 
Mulheres posam ao lado de motocicleta da Suzuki - Infomoto - Infomoto
Na sexta-feira, segundo dia de abertura ao público, mulher entra de graça
Imagem: Infomoto
O ingresso para o EICMA custa 18 euros (cerca de R$ 60). Na sexta-feira (7), a entrada para mulheres é gratuita. Fique ligado em UOL Carros para acompanhar a cobertura completa.