Topo

Veja 50 anos da história das motocicletas em fotos exclusivas

Arthur Caldeira

Da Infomoto, em Colônia (Alemanha)

03/10/2014 18h41

A indústria de motocicletas reúne-se na cidade de Colônia, noroeste da Alemanha, há 50 anos. A primeira Internationale Fahrrad- und Motorrad-Ausstellung (Feira Internacional de Motocicletas e Bicicletas), conhecida por IFMA, aconteceu em 1964, com o slogan "Das Mekka der Zweiradfans" -- a Meca dos fãs de duas rodas.

Até 1996, bienalmente, a charmosa cidade às margens do Rio Reno recebeu os mais importantes lançamentos do setor: em 1972, a Kawasaki mostrou a Z1, sua potente naked de quatro cilindros; em 1988, a BMW lançava a K1, primeira moto com freios ABS; quatro anos mais tarde, em 1992, a Ducati Monster era apresentada para virar um mito entre fãs de naked.

História do Salão de Motos de Colônia  - Rheinisches Bildarchiv/Koelnmesse - Rheinisches Bildarchiv/Koelnmesse
Tradicional feira de motos alemã completa 50 anos com grandes lançamentos
Imagem: Rheinisches Bildarchiv/Koelnmesse
Até 1996, portanto, a IFMA foi realizada em Colônia. A edição de 1998 mudou-se para uma breve temporada em Munique, no sul do país, e ganhou o nome de Intermot, que é usado até hoje.

O evento permaneceu em Munique até 2006. Dois anos mais tarde, voltou para o pavilhão de exposições de Colônia (chamado de Koelnmesse), que havia sido modernizado, mas manteve o nome Intermot. A tradição de ser palco de grandes lançamentos continuou, com BMW S 1000 RR e Suzuki Gladius em 2008 e a Kawasaki Ninja ZX-10R, de 200 cv, em 2010, por exemplo.

Neste ano, a organização criou uma exposição com roupas e motos de época, além de dedicar um espaço para que motociclistas mais experientes pudessem contar suas histórias sobre a feira. Com exclusividade para UOL Carros, a Infomoto conseguiu fotos históricas, cedidas pelos arquivos fotográficos da Koelnmesse, que mostram grandes momentos desses 50 anos do evento. Viaje no tempo com o álbum de fotos.