Topo

Salão de Colônia 2014 promete muitas novidades e até algumas surpresas

Arthur Caldeira

Da Infomoto, em Colônia (Alemanha)

30/09/2014 10h55

Ficou com raiva da Alemanha depois da goleada aplicada sobre o Brasil na Copa do Mundo, e prometeu nunca mais visitar a terra de Götze, Podolski e Schweinsteiger? Se você é fã do mundo das duas rodas, é bem provável que o Salão de Colônia te faça mudar de ideia.

Realizado a cada dois anos na cidade de Colônia, noroeste do país, o evento -- cujo nome oficial é Intermot -- é um dos mais importantes e tradicionais do mundo. A edição de 2014, que será realizada entre os dias 1º e 5 de outubro, celebra os 50 anos de feira na cidade e promete trazer uma série de novidades, de marcas como BMW (que usa este salão como sua feira "doméstica"), KTM (da vizinha Áustria) e até mesmo Ducati (italiana) e Kawasaki (japonesa). Em suma, é palco de estreias mundiais.

Desfile de motos no domingo anterior ao Salão de Colônia passa pela imponente catedral da cidade - Divulgação - Divulgação
Desfile de motos no domingo anterior ao Salão de Colônia passa pela imponente catedral da cidade
Imagem: Divulgação
Para este ano, um dos lançamentos mais aguardados é a nova superesportiva da Kawasaki. Batizada de Ninja H2, será equipada com um motor turbo e há boatos de que o novo propulsor será capaz de gerar mais de 220 cavalos de potência. Outra estrela da montadora nipônica, esta um pouco mais "acessível" do ponto de vista financeiro, é a nova geração da Versys, bigtrail que, inclusive, já foi flagrada em testes pelas estradas europeias.

Marca da casa, a BMW prometeu levar três lançamentos, incluindo a nova geração da elogiada esportiva S 1000RR. A KTM deve exibir a imponente 1290 Super Adventure e a pequena 390 Adventure, ambas estradeiras. Já a Ducati marcou para esta terça-feira (30), dia de imprensa em Colônia, a estreia da retrô Scrambler. Da fabricante italiana, pode pintar também a superesportiva Panigale 1299R, uma espécie de versão "anabolizada" do modelo, mais afeita às pistas. 

A Yamaha, ao que tudo indica, apresentará uma versão turismo da MT-09, tricilíndrica que acaba de desembarcar no Brasil. Já as outras japonesas, Honda e Suzuki, fazem mistério. As novas CBR 300R e CB 300F serão estrelas no estande da primeira, enquanto a segunda pode oficializar a versão carenada da Inazuma para o mercado europeu. Com linhas de sport-touring, a moto acaba de ser lançada na Ásia e divide especificações com o modelo também à venda no Brasil.

Levando em conta só o que foi mencionado neste texto, o Salão de Colônia 2014 já marcou mais de 10 "golaços". E o placar ainda está aberto, pois especula-se que a Triumph mostrará uma esportiva de 1.000cc e a Honda costuma reservar surpresas para o evento alemão. Além, é claro, do que pode surgir de marcas menores, claro.

Fique ligado aqui em UOL Carros e no Blog da Infomoto para saber, em primeira mão, as novidades do Intermot.

SERVIÇO - Salão de Motos de Colônia 2014
De 1º a 5 de outubro, em Colônia (Alemanha)
Ingressos a partir de 6 euros (R$ 18)

Modelos posam em cima de motocicletas premium na fachada do Salão de Motos de Colônia (Alemanha) - Divulgação - Divulgação
Modelos posam em cima de motocicletas premium na fachada do Salão de Colônia
Imagem: Divulgação