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Veja oito dicas para que motociclistas evitem atropelamentos

Estar atento ajuda a evitar atropelamentos que podem ferir pedestres e motociclistas - Arthur Caldeira/Infomoto
Estar atento ajuda a evitar atropelamentos que podem ferir pedestres e motociclistas Imagem: Arthur Caldeira/Infomoto

Arthur Caldeira

Da Infomoto

26/09/2014 13h21

Momentos de reflexão sobre segurança no trânsito e mobilidade -- como a "Semana da Mobilidade", o "Dia Mundial sem Carro" e a "Semana Nacional do Trânsito", eventos praticamente simultâneos em setembro e já encerrados --  tentam conscientizar os atores do trânsito sobre convivência e respeito ao outro. Mas além da melhorar a relação mútua, motoristas de automóveis, ônibus e caminhões, motociclistas e pessoas que andam de bike devem aprender a proteger e dar prioridade ao pedestre.

Ao contrário da abordagem simplista dada apenas à importância da faixa de segurança e semáforos, a Semana Nacional de Trânsito deste ano (ocorrida de 18 e 25 de setembro) tentou reforçar o conceito de segurança dos mais vulneráveis, assunto previsto em lei.

"Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres", aponta o artigo 29, XII, parágrafo 2º do CBT (Código de Trânsito Brasileiro). Resumindo, os veículos maiores têm de zelar pela segurança dos veículos menores. E todos devem dar prioridade à segurança do pedestre.

Não é por menos: no primeiro semestre de 2014, 370 pedestres se viram envolvidos em acidentes de trânsito no Brasil a cada dia, segundo dados da Seguradora Líder, administradora do seguro DPVAT no país. E as estatísticas, embora imprecisas, são alarmantes. Em 2011, das 43.256 mortes no trânsito, 11.805 vítimas fatais eram pedestres -- quase 1/3 do total.

"Os pedestres são os mais vulneráveis no trânsito. Os demais atores têm lataria ou equipamentos e dispositivos de segurança que ajudam na proteção em caso de um acidente", afirma o diretor-presidente da Seguradora Líder, Ricardo Xavier.

NÚMEROS ALARMANTESAs provas de que os pedestres são os mais sujeitos a falecerem em decorrência de um acidente são, de novo, as estatísticas. Das indenizações pagas por morte pelo DPVAT entre janeiro e junho deste ano, 31% foram destinadas a acidentes envolvendo pedestres.

"No primeiro semestre, realizamos o pagamento de 7.806 indenizações por morte para família de pedestre, uma média de 43 óbitos por dia", alerta Xavier.

Ainda de acordo com o DPVAT, o veículo que mais vitimou pedestres em 2014 foi o automóvel: 58% dos pedestres que morreram no trânsito foram atropelados por este tipo de veículo. As motocicletas, porém, também têm seu papel nefasto: foram as que mais deixaram sequelas irreversíveis em pedestres, com 49% dos casos de indenizações de invalidez permanente em decorrência de atropelamentos. Vale ressaltar: um atropelamento envolvendo motocicleta geralmente traz sérias consequências também ao motociclista.

COMO EVITAR
Além de ter o pedestre como prioridade, motoristas e motociclistas devem prestar atenção e tomar diversos cuidados para evitar um atropelamento. Assim, a Infomoto vai, agora, dar indicações a quem se movimenta sobre duas rodas.

"A primeira dica é manter o farol aceso mesmo de dia para que o pedestre possa visualizar a motocicleta à distância e com mais facilidade", Renato Matsuda, instrutor de pilotagem do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH).

Fabricantes também podem facilitar o processo com dispositivos automáticos. É o caso das luzes diurnas em carros e, nas motos, do sistema que acende o farol automaticamente ao se girar a chave de ignição, existente nas motos da Honda.

Com experiência de quatro anos e meio de aulas de pilotagem para diversos órgãos públicos e autoridades, como o Samu, Corpo de Bombeiros e motociclistas das polícias Militares e Rodoviárias, Matsuda tem dicas simples para respeitar o pedestre e evitar acidentes:

1. Seja visto

Honda CG 150 Titan - Doni Castilho/Infomoto - Doni Castilho/Infomoto
Imagem: Doni Castilho/Infomoto
O farol aceso é o primeiro passo para ver e ser visto. "Por ser pequena e rápida, os pedestres não enxergam a moto vindo de longe. Nunca assuma que os outros estão lhe vendo", avisa Matsuda, da Honda.

2. Reduza a velocidade

Moto pedestre velocidade - Arthur Caldeira/Infomoto - Arthur Caldeira/Infomoto
Imagem: Arthur Caldeira/Infomoto
A melhor e principal dica para evitar atropelamentos -- como qualquer acidente -- é circular com uma velocidade condizente com a via. No trânsito não pode haver dúvidas. "Na dúvida, não vá, reduza a velocidade", aponta Matsuda.

3. Saiba frear

Moto Freio - Doni Castilho/Infomoto - Doni Castilho/Infomoto
Imagem: Doni Castilho/Infomoto
É importante ter total controle da moto e saber frear corretamente. "É importante saber usar os freios. Tirar a mão do acelerador, já faz com que o motor ajude a reduzir a velocidade. Depois, freie com os quatro dedos de uma maneira progressiva para não travar as rodas", ensina Matsuda.

4. Evite o ponto cego

Moto pedestre ponto cego - Arthur Caldeira/Infomoto - Arthur Caldeira/Infomoto
Imagem: Arthur Caldeira/Infomoto
A dica é se posicionar na via de forma que os outros o vejam. "Quando a moto se coloca atrás das colunas dos carros ou ainda atrás de veículos maiores como ônibus e caminhões, os pedestres podem não ver a moto. Com isso correm para atravessar na frente do ônibus, por exemplo, e aparecem na frente da moto".

5. Ônibus e caminhões

Moto pedestre caminhões - Arthur Caldeira/Infomoto - Arthur Caldeira/Infomoto
Imagem: Arthur Caldeira/Infomoto
Quando ônibus, caminhões ou veículos de carga param na via, saiba que alguém irá descer. Pode acontecer de os passageiros desembarcarem e tentarem cruzar a rua e serem surpreendidos pela motocicleta. "Ainda existe o perigo de o caminhoneiro parar, abrir a porta e pular da boleia na frente da moto. Cuidado quando algum desses veículos encostarem, pode haver perigo", alerta Matsuda.

6. No corredor entre os carros

Moto pedestre corredor - Arthur Caldeira/Infomoto - Arthur Caldeira/Infomoto
Imagem: Arthur Caldeira/Infomoto
O risco de atropelamento aumenta no corredor entre os carros. O pedestre vê o trânsito parado e vai atravessar a rua, mas se esquece de observar as motos. A dica é rodar em velocidade reduzida e ficar atento a locais próximos a escolas, hospitais, pontos de ônibus e estações de trem. Cuidado com as faixas de pedestres, pois o pedestre atravessar ali mesmo com o semáforo aberto para os veículos.

7. O perigo do celular

Moto pedestre smartphone - Arthur Caldeira/Infomoto - Arthur Caldeira/Infomoto
Imagem: Arthur Caldeira/Infomoto
Quase todo mundo tem celular com acesso à internet, redes sociais, mensagens instantâneas e e-mails. E isso tira a atenção dos pedestres para atravessarem a rua com segurança. "O pessoal do SAMU nos relata ocorrências de atropelamentos porque o pedestre estava usando o smartphone e se distraiu", revela o instrutor da Honda. Ao avistar um pedestre olhando seu smartphone, redobre a atenção.

8. Locais críticos

Moto pedestre escolas - Arthur Caldeira/Infomoto - Arthur Caldeira/Infomoto
Imagem: Arthur Caldeira/Infomoto
Hospitais, escolas, fábricas, campos e parques são locais com grande concentração de pessoas. Redobre a atenção. "Fique atento, identifique perigos, preveja o que pode acontecer, tome a decisão para evitar um acidente e execute a manobra", ensina Matsuda. Na saída de escola, jovens atravessam a rua correndo e fora da faixa. Em hospitais, há tráfego de idosos e pessoas com menor mobilidade.

Tradutor: Semana Nacional do Trânsito 2014 reforça a prioridade dos transeuntes no trânsito.