Suzuki Boulevard M 1800R B.O.S.S. chega ao Brasil em agosto

Roberto Brandão Filho

Da Infomoto

Assim como outras fabricantes de motocicletas, a Suzuki possui uma família especial e exclusiva de motos custom, chamada de B.O.S.S.. As letras são acrônimos da expressão inglesa "Blacked Out Suzuki Special", que ao pé da letra significam "Suzuki especial totalmente preta".

Sua máquina mais poderosa, a Boulevard M 1800R B.O.S.S., começa a ser vendida no país em agosto. O preço ainda não foi definido pela marca, mas deve ficar entre R$ 50 e R$ 55 mil, segundo apuração de Infomoto.

Com sua chegada, a Suzuki espera se colocar entre as dez primeiras da categoria custom. Atualmente a fabricante tem 1,09% do market share de todo o mercado de duas rodas, menos até que a brasileira Dafra.

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Preço da M 1800R B.O.S.S deve girar em torno de R$ 50 mil a R$ 55 mil
A DIFERENÇA DO "B.O.S.S."
As diferenças entre o modelo B.O.S.S.. e o convencional ficam apenas na estética. Cores e grafismos, retrovisores e pedaleiras, tudo é novo -- além, claro, das peças em preto e preto fosco. Tudo em um modelo B.O.S.S. é pensado para exalar agressividade, esportividade e sofisticação.

A Boulevard M 1800R B.O.S.S. não é apenas a custom mais potente da empresa, mas também a "chefe" da família. Com visual invocado, ela ganhou 17 peças em preto: espelhos retrovisores, pedaleiras, garfo, guidão, manetes de embreagem e freio, tampa dos cilindros do motor, escapamento e até pinças de freio. Além disso, há uma faixa amarela diferentona que vai desde o farol dianteiro até a rabeta.

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Suzuki Boulevard M 1800R B.O.S.S chegar às concessionárias em agosto
Posicionado sobre o tanque de gasolina, o painel de instrumentos contém velocímetro analógico e uma tela digital de LCD com hodômetro, relógio e marcador de combustível. Integrado ao conjunto óptico dianteiro (que também recebe carcaça em preto) há um segundo painel, digital, que fornece informações como indicador de marcha engatada, conta giros e todas as luzes espias.

A fabricante ainda afirma que o pneu traseiro, com medidas de 240/40 R18, é o mais largo calçado que já equipou uma motocicleta da marca.

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Para virar representante da família B.O.S.S, Boulevard recebeu peças pretas
ROBUSTEZ E FORÇA
Ancorado em seu chassi do tipo berço duplo, construído em aço de alta resistência, fica o coração dessa motocicleta: um motor DOHC (duplo comando de válvulas) de dois cilindros em "V" (a 54º) e 1.783 cm³, oito válvulas e arrefecimento líquido.

Ele foi projetado para ter enorme torque logo nos primeiros giros, mas com resposta de aceleração controlável -- para isso, a Suzuki equipou a moto com o sistema de injeção eletrônica SDTV, que usa válvula dupla de borboleta para deixar a resposta do acelerador mais suave, mesmo em baixas rotações.

O propulsor é capaz de produzir 125 cavalos (a 6.200 rpm) e 16,31 kgfm de torque (logo cedo, a 3.200 rpm). Toda essa força é transmitida do motor para a roda via eixo-cardã e câmbio de cinco marchas.

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Boulevard M 1800R (à esq.) se destaca entre os modelos da família B.O.S.S.
PISTÕES FORJADOS
Outro item que se destaca no propulsor são os pistões de 112 mm de diâmetro forjados em alumínio. De acordo com a fabricante, trata-se de um dos maiores pistões de motores à gasolina usados em uma motocicleta de produção, cuja tecnologia foi testada nos campeonatos mundiais e ajuda a reduzir a fricção e a massa inercial.

Para baixar o centro de gravidade, engenheiros adotaram o sistema de lubrificação de cárter seco -- sistema que foi projetado para reduzir a altura do motor, deixando o virabrequim mais baixo e, consequentemente, o próprio centro de gravidade.

POR BAIXO
No quesito suspensões, a Suzuki manteve-se no convencional: garfo dianteiro invertido e balança traseira em alumínio com monoamortecedor, ambos com ajuste de pré-carga da mola e 130 mm de curso. Para frear essa máquina de 347 quilos (em ordem de marcha), a companhia equipou-a com dois discos ventilados dianteiros e disco simples traseiro.
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Motor bicilíndrico em "V" de 1.783 cm3 gera 125 cv e 16,31 kgfm de torque

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