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Reunimos as bigtrails do mercado para você decidir qual é a melhor

Carlos Bazela

Da Infomoto, especial para o UOL

12/05/2014 08h00

As bigtrails conquistaram de vez o coração do motociclista brasileiro. De acordo com a Fenabrave, federação que reúne os distribuidores de veículos no Brasil, foram vendidos quase 13 mil modelos trail mais de 600 cc em 2013.

Caracterizadas pelas suspensões de longo curso e pelos propulsores de alto desempenho, esse tipo de moto acaba sendo a escolha favorita do motociclista que quer percorrer longas viagens por qualquer caminho. Confortáveis, elas têm postura de pilotagem amigável para quem precisa permanecer ao guidão por muito tempo e ainda levar bagagem e/ou um passageiro.

Dentro desse nicho, um grupo ainda mais seleto está ganhando destaque: as aventureiras. Com motores na casa das 1.000 cc, elas oferecem, além de conforto, autonomia, bom desempenho para qualquer tipo de estrada e muita eletrônica embarcada -- sendo controle de tração e freios com ABS os itens mais básicos.

Alguns dos representantes mais imponentes desse segmento estão disponíveis no Brasil. Selecionamos cinco e você escolhe: com qual delas você viajaria pelo país?

BMW R 1200 GS Adventure
Vinda da Alemanha, a recém-chegada R 1200 GS Adventure adaptou alguns aspectos estéticos da atual versão da bigtrail convencional e ficou parecida com um veículo militar. Entretanto, seu maior trunfo é o novo motor boxer de dois cilindros opostos, 1.170 cm³ e refrigeração líquida, já presente no modelo standard. Além dos 125 cv (a 7.750 rpm), as suspensões 20 mm mais altas e a distância livre do solo 115 mm maior a deixam mais apta para terrenos acidentados -- característica reforçada pelas rodas com aros entrelaçados, que substituem a liga leve, e pneus sem câmara. Com tanque de 30 litros -- 10 l a mais que no modelo convencional --, a aventureira bávara também favorece longas viagens. No quesito tecnologia, o destaque vai para a suspensão semiativa Dynamic ESA e os cinco modos de pilotagem, que trabalham em conjunto com o controle de tração (ASC) e o sistema ABS, que pode ser desligado. A R 1200 GS Adventure pesa 260 kg e custa R$ 87.900.

Triumph Tiger Explorer 1200 XC
Disponível desde o final de 2013, a Tiger Explorer XC é a versão mais aventureira da bigtrail da Triumph, embora conserve o mesmo curso de suspensões e o tanque de 20 litros da versão standard. A seu favor, a moto traz a força do motor tricilíndrico de 1.215 cm³, capaz de gerar até 137 cv (9.300 rpm) e 12,3 kgfm de torque (6.400 rpm). Rodas de alumínio raiadas, faróis de neblina e protetores de mão são outros diferenciais em relação ao modelo convencional. Completa o conjunto o sistema de monitoramento de pressão dos pneus, freios ABS desligáveis e o controle de tração. A moto pesa 267 kg e tem preço inicial de R$ 63.500.      

Honda VFR 1200X Crosstourer
Tradição e tecnologia são os principais trunfos desta motocicleta. O coração da Crosstourer é um motor V4, tradicional arquitetura que a marca emprega com sucesso em outros modelos, principalmente esportivos. Com 1.236,7 cm³ de capacidade, o propulsor é capaz de gerar até 129,2 cv, com torque máximo de 12,8 kgfm (6.500 giros). Na parte eletrônica, o diferencial fica por conta do câmbio de dupla embreagem (DCT), que pode ter trocas de marcha feitas por borboletas nos manetes ou de forma automática -- para viajar, o câmbio se revela um inusitado aliado. Controle de tração e ABS também fazem parte do cardápio eletrônico, mas embora tenha rodas raiadas, protetores de mão e monobraço com transmissão final por eixo-cardã, incursões pesadas no off-road estão descartadas. Importada, ela custa R$ 76.979.   

Ducati Multistrada 1200 S Touring
A representante da Casa de Borgo Panigale também não é adepta do off-road. Mas nem por isso a Multistrada S Touring deixa de ser uma boa companheira para quem curte pegar estrada. Equipada com o motor Testastretta 11º de dois cilindros em "L" e 1.198,4 cm³, a moto traz todo o tradicionalismo dos modelos com o famoso comando desmodrômico da Ducati. Com 150 cv (9.250 rpm) e 12,7 kgfm de torque (7.500 rpm), a moto é a mais potente entre nossas cinco aventureiras listadas. Também é a única com proposta assumidamente touring, ao vir de série com duas malas laterais rígidas com capacidade para 58 litros. Entre os itens eletrônicos embarcados estão, claro, freios ABS, controle de tração e ainda a suspensão semi-ativa DSS (Ducati Skyhook Suspension), que ajusta o conjunto automaticamente de acordo com as imperfeições do solo -- "como se a moto estivesse suspensa no ar", nas palavras da marca. No Brasil, a Multistrada S Touring, que está para ser nacionalizada, custa R$ 71.900.

Yamaha XT 1200Z Super Ténéré Deluxe
O nome Ténéré se refere a uma região do deserto do Saara e significa... "deserto". No entanto, para qualquer motociclista, este nome também é sinônimo de aventura, por conta da linhagem de bigtrails da Yamaha que o adotaram no decorrer dos anos. Hoje, a mais imponente representante da família é a XT 1200Z Super Ténéré Deluxe, que será nacionalizada este ano. Equipada com propulsor de dois cilindros paralelos, de 1.199 cm³, capaz de gerar até 112 cv (7.250 rpm) e torque máximo de 11,9 kgfm (6.000 rpm), a Super Ténéré brasileira terá rodas raiadas, transmissão final por eixo cardã e a conhecida disposição para sair do asfalto. Além do controle de tração e dos modos de pilotagem, ela contará com uma nova suspensão, que poderá ser eletronicamente ajustável. Os freios, que já traziam o apoio do ABS, passarão a contar com tecnologia de frenagem unificada (UBS). O preço? R$ 61.990.