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Harley-Davidson Ultra Limited ganha em conforto e força do motor

Aldo Tizzani

Da Infomoto

06/03/2014 18h32Atualizada em 06/03/2014 18h42

Estandarte da família touring da Harley-Davidson, a Ultra Limited está reformulada na linha 2014, muito graças aos resultados do projeto Rushmore, que ouviu a opinião de centenas de motociclistas ao redor do mundo para definir os novos caminhos da marca americana. 

As mudanças vão do visual à ciclística, passando pela ergonomia dos assentos, central multimídia e também o motor. Já comercializada no Brasil, a moto tem preço mínimo sugerido em R$ 81.900 e vem para ser uma opção mais em conta no segmento das luxury touring, brigando com rivais como Honda Gold Wing (R$ 92.000) e BMW K 1600 GTL (R$ 108.500).

Em teste de cerca de 200 quilômetros pela região da Serra Gaúcha (RS), a Ultra Limited mostrou que a renovação lhe caiu bem, andando com bastante desenvoltura em seu habitat natural: estradas sinuosas de uma região de montanha, bem longe do apertado trânsito das cidades.

PRINCIPAIS CONCORRENTES

  • Mario Villaescusa/Infomoto

    Honda Gold Wing 1800
    Preço: R$ 92.000

  • Divulgação

    BMW K 1600 GTL
    Preço:
    R$ 108.500

MAIS FORÇA E TECNOLOGIA
Para começar, o modelo vem equipado com o inédito motor Twin Cam 103 High Output Twin Cooled, de 1.690 cm³, que promoveu um ganho 7% no torque, agora em 14,3 kgfm a 3.750 rpm -- a potência segue um mistério, visto que esse dado não é divulgado pela fabricante. Além disso, o propulsor passou a ter um sistema de refrigeração líquida mais eficiente, reduzindo o calor propagado pela unidade ao restante da máquina.

Quando passa dos 4.000 giros, com a sexta e última marcha engatada, a Ultra Limited se torna dócil e fácil de guiar, sem exigir muitas trocas. É uma ótima notícia, porque o câmbio, de acionamento hidráulico, continua não sendo dos mais precisos, demandando certa força para engate das marchas em algumas ocasiões.

Na parte de suspensão e freios, é sensível a alteração no comportamento. Em relação ao primeiro conjunto, o tubo do garfo dianteiro foi recalibrado e passou de 42 para 49 mm, melhorando o amortecimento. Já a suspensão traseira, calibrada a ar, ficou mais firme e estável para carregar volumes altos de carga. 

Com a adoção de sistema ABS eletrônico, a distribuição da frenagem também ficou mais equilibrada, deixando a touring com comportamento de uma grande scooter. O segredo é que esse sistema, chamado Reflex, não possui distribuição fixa, regulando automaticamente as proporções de acordo com o peso da moto (no caso da Ultra Limited, 397 quilos a seco), velocidade e força aplicada na frenagem.

A nova central de informações e entretenimento, denominada "Boom! Box", montada na carenagem da moto, oferece uma série de comandos, com direito a painel de LCD que acende assim que a moto é ligada. Segundo a Harley, trata-se da primeira motocicleta que traz como item de série uma tela colorida de 6,5 polegadas, sensível ao toque (inclusive se o piloto estiver usando luvas), com navegação GPS (em português) e reconhecimento de voz.

A central conta ainda com saída de áudio de 25 Watts por canal, alto-falantes originais de série, de 5,25 polegadas, Bluetooth, entrada USB compatível com iPhone, MP3 e cartão SD. Tudo acessível por meio de um conjunto de joysticks de cinco posições, instalados nos controles de mão dos dois lados do guidão.

  • Pedro Bicudo/Divulgação

    Apesar do tamanho, Harley Ultra Limited fica mais gostosa de pilotar se o motociclista fizer as curvas de forma mais aberta, deitando a moto e abrindo o acelerador aos poucos

POR FORA, BELA VIOLA
No exterior, a Ultra Limited teve a caranagem “BatWing” redesenhada, ganhando duto de equalização da pressão dianteira que, segundo a marca, reduz a turbulência em 20%. O assento, mais largo e profundo, aumentou a área de encosto para as costas e descanso para os braços, aumentando o conforto para piloto e garupa.

Topcase e malas laterais rígidas ficaram maiores e com visual mais moderno, enquanto o manuseio das travas foi simplificado. Por fim, foram instalados faróis e lanternas auxiliares de LED, luz de freio integrada ao topcase (também de LED), oferecendo boa iluminação noturna.

FICHA TÉCNICA - HARLEY-DAVIDSON ULTRA LIMITED 2014
+ Preço:
 R$ 81.900
+ Motor: Dois cilindros em V, 1.690 cm³, refrigeração líquida
+ Potência: não declarada
+ Torque: 14,3 kgfm a 3.750 rpm
+ Câmbio: seis marchas
+ Alimentação: injeção eletrônica
+ Dimensões: 2.600 mm (comprimento); largura e altura não declaradas
+ Peso: 397 kg (a seco)
+ Tanque: 22,7 litros