Harley-Davidson Ultra Limited ganha em conforto e força do motor
Estandarte da família touring da Harley-Davidson, a Ultra Limited está reformulada na linha 2014, muito graças aos resultados do projeto Rushmore, que ouviu a opinião de centenas de motociclistas ao redor do mundo para definir os novos caminhos da marca americana.
As mudanças vão do visual à ciclística, passando pela ergonomia dos assentos, central multimídia e também o motor. Já comercializada no Brasil, a moto tem preço mínimo sugerido em R$ 81.900 e vem para ser uma opção mais em conta no segmento das luxury touring, brigando com rivais como Honda Gold Wing (R$ 92.000) e BMW K 1600 GTL (R$ 108.500).
Em teste de cerca de 200 quilômetros pela região da Serra Gaúcha (RS), a Ultra Limited mostrou que a renovação lhe caiu bem, andando com bastante desenvoltura em seu habitat natural: estradas sinuosas de uma região de montanha, bem longe do apertado trânsito das cidades.
PRINCIPAIS CONCORRENTES
Honda Gold Wing 1800
Preço: R$ 92.000BMW K 1600 GTL
Preço: R$ 108.500
MAIS FORÇA E TECNOLOGIA
Para começar, o modelo vem equipado com o inédito motor Twin Cam 103 High Output Twin Cooled, de 1.690 cm³, que promoveu um ganho 7% no torque, agora em 14,3 kgfm a 3.750 rpm -- a potência segue um mistério, visto que esse dado não é divulgado pela fabricante. Além disso, o propulsor passou a ter um sistema de refrigeração líquida mais eficiente, reduzindo o calor propagado pela unidade ao restante da máquina.
Quando passa dos 4.000 giros, com a sexta e última marcha engatada, a Ultra Limited se torna dócil e fácil de guiar, sem exigir muitas trocas. É uma ótima notícia, porque o câmbio, de acionamento hidráulico, continua não sendo dos mais precisos, demandando certa força para engate das marchas em algumas ocasiões.
Na parte de suspensão e freios, é sensível a alteração no comportamento. Em relação ao primeiro conjunto, o tubo do garfo dianteiro foi recalibrado e passou de 42 para 49 mm, melhorando o amortecimento. Já a suspensão traseira, calibrada a ar, ficou mais firme e estável para carregar volumes altos de carga.
Com a adoção de sistema ABS eletrônico, a distribuição da frenagem também ficou mais equilibrada, deixando a touring com comportamento de uma grande scooter. O segredo é que esse sistema, chamado Reflex, não possui distribuição fixa, regulando automaticamente as proporções de acordo com o peso da moto (no caso da Ultra Limited, 397 quilos a seco), velocidade e força aplicada na frenagem.
A nova central de informações e entretenimento, denominada "Boom! Box", montada na carenagem da moto, oferece uma série de comandos, com direito a painel de LCD que acende assim que a moto é ligada. Segundo a Harley, trata-se da primeira motocicleta que traz como item de série uma tela colorida de 6,5 polegadas, sensível ao toque (inclusive se o piloto estiver usando luvas), com navegação GPS (em português) e reconhecimento de voz.
A central conta ainda com saída de áudio de 25 Watts por canal, alto-falantes originais de série, de 5,25 polegadas, Bluetooth, entrada USB compatível com iPhone, MP3 e cartão SD. Tudo acessível por meio de um conjunto de joysticks de cinco posições, instalados nos controles de mão dos dois lados do guidão.
Apesar do tamanho, Harley Ultra Limited fica mais gostosa de pilotar se o motociclista fizer as curvas de forma mais aberta, deitando a moto e abrindo o acelerador aos poucos
POR FORA, BELA VIOLA
No exterior, a Ultra Limited teve a caranagem “BatWing” redesenhada, ganhando duto de equalização da pressão dianteira que, segundo a marca, reduz a turbulência em 20%. O assento, mais largo e profundo, aumentou a área de encosto para as costas e descanso para os braços, aumentando o conforto para piloto e garupa.
Topcase e malas laterais rígidas ficaram maiores e com visual mais moderno, enquanto o manuseio das travas foi simplificado. Por fim, foram instalados faróis e lanternas auxiliares de LED, luz de freio integrada ao topcase (também de LED), oferecendo boa iluminação noturna.
FICHA TÉCNICA - HARLEY-DAVIDSON ULTRA LIMITED 2014
+ Preço: R$ 81.900
+ Motor: Dois cilindros em V, 1.690 cm³, refrigeração líquida
+ Potência: não declarada
+ Torque: 14,3 kgfm a 3.750 rpm
+ Câmbio: seis marchas
+ Alimentação: injeção eletrônica
+ Dimensões: 2.600 mm (comprimento); largura e altura não declaradas
+ Peso: 397 kg (a seco)
+ Tanque: 22,7 litros
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