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Inspirada em F1 dos anos 60, C-01 leva da Lotus só o nome

Carlos Bazela

Da Infomoto

04/03/2014 17h27Atualizada em 04/03/2014 18h03

Nos últimos dias, fotos da C-01, primeira motocicleta que leva o selo da Lotus, têm pipocado na internet. As imagens mostram um modelo conceitual, que chama a atenção pelas linhas exóticas. A tradicional marca britânica assegura que as emoções serão ainda mais fortes em movimento, embora não tenha participado de nenhuma etapa de desenvolvimento, limitando-se apenas a ceder o nome.

A série será limitada a 100 unidades e foi idealizada em parceria que envolveu o projetista Daniel Simon, a equipe Kodewa -- responsável pelo Lotus T128, protótipo que compete na classe LMP2 do WEC (Mundial de Endurance) -- e o grupo industrial Holzer, a quem foi confiada a parte de produção.

OS ENVOLVIDOS

  • Divulgação

    Da Lotus, só veio o nome, mas outros figurões se envolveram no projeto da C-01. O desenho foi de Daniel Simon, ex-Ducati, em parceria com a Kodewa, equipe especializada em modelos esportivos, e o grupo Horzel, responsável pela produção.

Mesmo com a ausência da montadora na hora de "colocar a mão na massa", os responsáveis estão confiantes no sucesso do projeto. “Eu fui uma das primeiras pessoas a pilotar a moto e fiquei muito impressionado. Juntos, encontramos um equilíbrio delicado entre potência em estado bruto e estabilidade”, elogiou Günter Holzer, presidente-executivo do grupo que leva seu sobrenome.

Segundo Simon, que desenhou o modelo, boa parte da inspiração veio do Lotus 49, carro usado na F1 entre 1967 e 70 e que rendeu o título de 68 (com Graham Hill) para a marca. "Essa intersecção entre passado e futuro sempre fascina”, analisou.

Por enquanto, não há preço estabelecido e nem data para início das vendas -- estima-se que elas devem começar ainda neste mês --, mas não seria surpresa se o valor ficasse na casa das centenas de milhares de euros.

CONEXÃO DISNEY
O coração da C-01 é o mesmo motor que equipa a superesportiva 1190 RC8 R, da KTM, um quatro tempos com dois cilindros em “V”, a 75º, refrigerado a água. No entanto, a potência anunciada está perto dos 200 cv, tudo indica que o propulsor foi retrabalhado para gerar mais do que os 173 cv presentes na superbike austríaca.

Com perfil baixo, ciclística comum às máquinas de alto desempenho e ausência de itens como luzes de seta e suporte para placa, a C-01 é claramente um modelo para ser aproveitado nas pistas. Montada sobre um quadro que mescla aço, titânio e fibra de carbono, a moto traz suspensão traseira bichoque com 70 mm de curso, enquanto a roda dianteira é presa a um garfo invertido de 80 mm.

Nos freios, disco duplo dianteiro com diâmetro de 320 mm e pinça de quatro pistões, e disco traseiro simples com 220 mm de diâmetro, mordido por pinça de pistão duplo.

  • Divulgação

    Linhas futuristas da C-01 lembram as das motos de luz do filme "Tron - O Legado".

O visual traz muitas linhas arredondadas e estilo de café racer futurista. Qualquer semelhança com as estilosas Lightcycles do filme "Tron – O Legado", de 2010, não é mera coincidência, uma vez que o projetista também criou as motos de luz usadas no longa-metragem da Disney. De acordo com ele, a ideia era fazer “um monstro de alta tecnologia em um terno sob medida”.

Assim, a carenagem forma uma peça única com o tanque de combustível -- que tem capacidade para 10,5 litros -- e envolve completamente o propulsor, deixando expostos somente os canos de escape. Para dissipar o calor gerado pelo motor, a C-01 conta com entradas de ar laterais e uma grade frontal que se assemelha às utilizadas em carros. O peso total, a seco, é de 181 quilos.