Segredos automotivos

Dafra testa maxiscooter de 400 cc no Brasil; estreia será em outubro

Carlos Bazela

Da Infomoto

  • Agência Infomoto

    Scooter Maxsym 400i é visto em teste; modelo será vendido pela Dafra

    Scooter Maxsym 400i é visto em teste; modelo será vendido pela Dafra

A disputa pelo mercado brasileiro de scooters acima de 300 cc ficará mais acirrada. Depois de ver o Index 350 da Keeway rodando pelas ruas de São Paulo, a reportagem da Agência Infomoto flagrou outro scooter de alta capacidade cúbica sendo testado no Brasil. Trata-se do Maxsym 400i, modelo fabricado pela marca taiwanesa Sym, que chegará ao país pelas mãos da Dafra, como já acontece com o Citycom 300i e a moto street Next 250. 

Segundo informações apuradas pela agência, o preço deverá ficar próximo dos R$ 20 mil

A investida da Dafra em outro scooter é reflexo do sucesso de vendas do Citycom. Segundo a Fenabrave, entidade que contabiliza a distribuição automotiva no país, o modelo de 300 cc já emplacou 6.576 unidades desde seu lançamento em outubro de 2010.

Com a chegada do Maxsym, a hegemonia do Suzuki Burgman -- comercializado no Brasil nas versões de 400 cc e 650 cc -- como único representante nessa faixa de cilindrada também termina. No entanto, a real concorrência entre os modelos deverá ser definida apenas se o preço estimado se confirmar na apresentação do modelo, prevista para outubro, durante o Salão Duas Rodas de São Paulo.

ESTRADEIRO
No visual, o Maxsym deixa claro que estamos olhando para um "irmão maior" do Citycom, uma vez que o conjunto óptico duplo tem formato bastante semelhante ao do modelo que já é vendido aqui. Entretanto, a Sym deixou de lado as linhas esguias do Citycom, feitas para ganhar tempo em deslocamentos urbanos, e investiu em um design mais robusto, indicado para trechos de estrada.

O corpo maior -- as medidas do modelo vendido na Ásia são 2.700 mm x 825 mm x 1.400 mm – permitiu que o Maxsym recebesse um assento largo, com 750 mm, dividido em dois níveis e com encosto para o piloto e garupa. O para-brisa também é inclinado para conferir maior aerodinâmica e os faróis dianteiros combinam LEDs e lâmpadas convencionais para garantir boa iluminação em rodovias e visibilidade para outros veículos. O modelo usa rodas aro 15 e pneus de perfil esportivo, o que deve melhorar o desempenho e a absorção de impactos.

No quesito propulsão, emprega uma receita que já faz sucesso no segmento: monocilíndrico de 399 cm³ refrigerado a líquido, capaz de gerar até 34 cv de potência máxima a 7.000 rpm e 3,5 kgfm de torque máximo a 6.500 rpm. Os freios, por sua vez, são a disco em ambas as rodas com 275 mm de diâmetro, sendo duplo com pinças de fixação radial na roda dianteira e único na traseira. Mesmo com o nome coberto por uma fita, é possível perceber também que o modelo flagrado no Brasil é a versão equipada com o sistema de freios com ABS (antiblocante).

Outras características que tornam nítidas a vocação touring do Maxsym são o tanque de combustível de 14,2 litros -- 14,7 litros na versão ABS -- e o grande compartimento para bagagem abaixo do assento, com espaço para até dois capacetes fechados.

Para oferecer mais praticidade na hora de estacionar, o scooter taiwanês também oferece apoio lateral como opção ao cavalete central.

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