Honda CG 2014, R$ 5.490, muda de estilo para ampliar liderança

Arthur Caldeira
Da Infomoto

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Motocicleta mais vendida do Brasil, a Honda CG recebeu diversas alterações para 2014. O design é novo desde o conjunto óptico, passando pelas carenagens laterais no tanque de combustível até chegar à lanterna traseira. Seu chassi ficou mais leve, a posição de pilotagem mudou e a espuma do banco também. Modelo ainda ganhou painel digital em todas as versões.

Entretanto, as opções de motores mantiveram-se as mesmas: monocilíndrico de 125 cc a gasolina (alimentado por carburador); ou 150 cc, flex com injeção eletrônica.

A linha CG 2014 chega às lojas entre agosto e setembro. Os preços são os seguintes:

- CG 125 Fan (cores preta, vermelha ou amarela): R$ 5.490 (KS), R$ 6.100 (ES) e R$ 6.250 (ESD)

- CG 150 Fan (preto, vermelho e azul): R$ 6.750 (ESDi)

- CG 150 Titan (vermelho ou preto e branco): R$ 7.320 (ESD) e R$ 7.830 (EX)

MERCADO
Em um momento de queda nas vendas de motos no Brasil -- cerca de 12% no primeiro semestre de 2013 -- novidades no modelo mais vendido do segmento podem trazer novos compradores às concessionárias da marca.

O modelo 2014 traz itens inéditos para a categoria utility (como painel digital) e versões para todos os gostos e bolsos.

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"Queremos consolidar, manter e até ultrapassar os 80% das vendas no segmento utilitário", revela Alfredo Guedes Jr., engenheiro da Honda. Neste ano, as vendas das versões de 125 cc e 150 cc da moto somam mais de 45 mil unidades/mês.

DESENHO HARMONIOSO
Em sua oitava geração desde que foi lançada em 1976, a linha CG continua dividida em três famílias: CG 125 Fan; CG 150 Fan e CG 150 Titan. Apesar da motorização diferenciada, agora todas têm o mesmo conjunto óptico, diferentemente do modelo atual.

O farol em formato poligonal traz uma pequena cobertura com novidade embutida: painel digital em todas as versões. O tanque ganhou pequenas carenagens (exceto na versão KS, a mais básica). A tampa lateral mudou e a rabeta tem novo formato. A lanterna ganhou desenho inédito e uma lente que imita muito bem LEDs.

Muito em função do novo conjunto óptico, o desenho da nova CG parece mais harmonioso e atual, além de remeter a modelos maiores da Honda, como a CB 300R.

FICHAS TÉCNICAS

  Honda CG 125 cc Honda CG 150
MOTOR Monocilíndrico, 124,7 cm³, arrefecido a ar Monocilíndrico, 149,2 cm³, arrefecido a ar
POTÊNCIA 11,6 cv a 8.250 rpm 14,2 cv a 8.500 rpm (etanol: 14,3 cv)
TORQUE 1,06 kgfm a 6.000 rpm 1,32 kgfm a 6.500 rpm (etanol: 1,5 kgfm)
CÂMBIO Cinco marchas Cinco marchas
ALIMENTAÇÃO Carburador Injeção eletrônica
DIMENSÕES 1.996 mm x 739 mm x 1.086 mm 1.996 mm x 739 mm x 1.086 mm
PESO 106 kg a seco (versão KS) 115 kg a seco (versão ESDi)
TANQUE 15,4 litros 16,1 litros
PREÇO a partir de R$ 5.490 a partir de R$ 6.750

CICLÍSTICA LEVE
O chassi, redesenhado, tem novos materiais em sua estrutura e perdeu 3,8 quilos em relação ao modelo anterior. A geometria da coluna de direção também foi levemente alterada para dar mais agilidade em mudanças de direção. A posição de pilotagem também é outra.

As versões de 150 cc ganharam novos amortecedores, com 5 mm a mais curso. Na dianteira, o modelo usa garfo telescópico convencional, com 135 mm de curso. Na traseira, sistema bichoque com 106 mm de curso.

Os pneus Pirelli City Dragon, de novo desenho e composto, são outra novidade, mas as medidas são as mesmas (80/100 -- 18 na frente e 90/90 -- 18 atrás). Na versão 150 Titan EX, topo de gama que usa rodas de liga leve, eles têm construção radial e não têm câmara.

O freio a disco na roda dianteira foi dotado de um novo flexível, que expande, e pretende assustar menos pilotos inexperientes. "Por má preparação, em alguns locais o pessoal tinha medo do freio a disco", revela Guedes Jr. Outra boa notícia é que o freio a disco está disponível também na linha de 125 cc, como opcional, e passou a ser de série em todas as versões de 150 cc. Na roda traseira, a linha CG usa o tradicional sistema de freio a tambor, com 130 mm de diâmetro.

FAMÍLIA TITAN GANHA SEGURANÇA PARA 2014

  • Divulgação

    Todas as versões da família Titan trazem freios a disco de série; preços partem de R$ 7.320

IMPRESSÕES
Tivemos nosso primeiro contato com o novo modelo no Centro Educacional de Trânsito Honda, em Recife (PE). O que se nota em todas as versões, logo de cara, é a mudança na posição de pilotagem. As pernas vão mais bem encaixadas ao tanque e o banco é, de fato, mais macio.

O painel digital oferece boa visualização. Na Fan 125 ele traz apenas velocímetro e hodômetros; na Fan 150 o conjunto adiciona mostrador de combustível e luzes de injeção eletrônica e do sistema Flex; na linha Titan, a cor passa a ser azul e, além dos itens já citados, ele ainda possui um relógio.

Na prática, a Fan 125 não mudou muito, mas está mais ágil e leve em função do novo quadro. Já na linha de 150 cc os novos amortecedores absorvem melhor as imperfeições do piso e oferecem mais estabilidade em curvas de alta velocidade. A CG 150 também está mais ágil por causa do peso menor e da coluna de direção, que teve sua geometria alterada.

Outra boa novidade é o bom trabalho dos pneus Pirelli City Dragon em piso molhado: em frenagens, principalmente, eles transmitem mais segurança. A mudança no freio a disco também pode ser notada -- ao acionar o manete do freio dianteiro, o sistema demora um pouco a atuar, dando a impressão de ser mais "borrachudo". Mas não há, de fato, grande diferença de funcionamento.

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