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Não entre numa fria: veja dicas para pilotar sua moto no inverno

Arthur Caldeira

Da Infomoto

02/07/2013 15h40

Com temperaturas variando entre 10ºC e 20ºC este ano, mas podendo ficar próxima do zero em regiões serranas, o inverno não pode ser desculpa para sua moto ficar parada, principalmente por ser uma estação de poucas chuvas. Separamos dicas para você colocar sua motocicleta na estrada e viajar com mais conforto e segurança.

Culpar o calor para não rodar com equipamento completo não adianta: bota, calça, jaqueta, luvas e capacete tem de estar presentes. Só que, além disso, é preciso escolher uma vestimenta apropriada para baixas temperaturas. Tudo começa com a roupa de baixo.

VÁRIAS CAMADAS
Nunca subestime o frio. Muitas vezes ele pode parecer ameno, mas a sensação térmica na moto é de mais frio em função do vento. "Pilotar tremendo de frio pode ser perigoso, já que o motociclista desvia a atenção da estrada", alerta Diego Miranda, 30 anos, instrutor de pilotagem do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH).

A regra é vestir várias camadas de roupas para evitar que o vento faça você perder calor, principalmente em altas velocidades. "Nessa época aconselhamos o motociclista a vestir diversas roupas e aprimorar seu equipamento de proteção", explica Miranda.

Há no mercado algumas opções de "segunda pele", roupas de tecido sintético para usar por baixo da roupa normal. Algumas podem ser caras, mas compensam o investimento porque duram bastante. Mas se você quiser economizar, boa dica é investir no "minhocão", aquelas ceroulas de algodão que pode ser usada por baixo da calça, e camisetas de manga comprida.

Outra dica importante é escolher uma jaqueta versátil, que tenha forro térmico interno que possa ser removido. Dessa forma, a jaqueta servirá para dias quentes e frios. Há também calças com forro interno removível.

Aproveite e já opte por equipamentos repelentes à água -- eles não são impermeáveis, mas ajudam a proteger de uma garoa, por exemplo, e costumam proteger melhor contra o frio. O tecido mais comum é a cordura, espécie de poliéster reforçado. Por ser sintético, ele seca mais facilmente e é mais leve que couro. Não se esqueça de que tanto a jaqueta como a calça devem ter protetores rígidos internos.

  • Mario Villaescusa/Infomoto

    Estar bem vestido (com várias camadas de roupa e o equipamento de proteção) é essencial

ACESSÓRIOS
As luvas também devem ser mais grossas que as usadas normalmente. Alguns motociclistas reclamam que luvas reforçadas prejudicam a sensibilidade, mas o frio é ainda pior. "Depois de alguns quilômetros de vento gelado os dedos ficam enrijecidos e perdem a sensibilidade. Isso atrapalha a pilotagem", conclui o instrutor da Honda.

Caso o frio seja muito intenso, pode-se também recorrer à balaclava -- toucas que pilotos profissionais usam -- para proteger rosto e pescoço.

PREPARANDO A MOTO
A motocicleta também pode sofrer com as baixas temperaturas. A dica do manual do proprietário e de vários mecânicos é a mesma: aquecer o motor. Não precisa ligar a moto e voltar para tomar banho, mas vale dar partida e deixá-la funcionando entre três e cinco minutos antes de partir.

Como a temperatura ambiente é baixa, todos os fluidos também estão resfriados. Esse aquecimento evita desgaste prematuro de peças do motor. O combustível mais quente também contribui para o rendimento da moto. Portanto o sistema elétrico -- a bateria, principalmente --- deve estar em boas condições, já que nesta época costuma ser mais exigido.

"O ideal é que mesmo depois de aquecer a moto, o motociclista pilote por mais cinco minutos com bastante cautela e atenção redobrada", acrescenta Miranda, da Honda. Isso serve para que outros fluidos, como o de freio e o óleo da suspensão, também atinjam a temperatura ideal. Vale lembrar que o pneu também leva alguns minutos para aquecer e oferecer a aderência necessária.

Para quem vai fazer longas viagens, pode-se investir em um aquecedor de manoplas -- há motos, como a BMW G 650 GS, que tem esta opção como item de série, mas há ainda a possibilidade de instalar o equipamento como acessório. Kawasaki e Yamaha, entre outras, têm esse item de fábrica. Procure instalá-lo em um mecânico de confiança, caso queria fazer o serviço fora da concessinária.

  • Infomoto

    Além das vestimentas próprias, a motocicleta também deve ser preparada para os dias frios

CUIDADO NA PISTA
Além da preocupação com as vestimentas e com a moto, é importante ficar atento à pista. Em regiões serranas, as temperaturas podem ficar próximas ou abaixo de zero. Nessas condições, a umidade do ar da madrugada pode formar uma fina camada de gelo sobre a pista e deixá-la escorregadia. Esse fenômeno já foi observado até mesmo na cidade de Campos do Jordão, no interior de São Paulo.

Nessa hora, o ideal é pilotar sem trancos e não fazer curvas muito rapidamente. Uma dica é não sair muito cedo para viajar. Não antes de o sol nascer e aquecer, pelo menos um pouco, a estrada, fazendo com que o gelo derreta.