Yamaha Bolt, exclusiva para os EUA, é estrela minimalista da marca
A paixão dos EUA por modelos custom é notória. Disso surge a grande quantidade de motos lançadas com foco exclusivo para o mercado norte-americano. O modelo mais recente da safra é a Bolt, apresentada no início de março durante o Daytona Bike Week, evento que reúne aficionados por motos na Flórida.
A nova moto é a filha caçula da família Star, submarca exclusiva para motos custom da Yamaha nos EUA, e chega como alternativa para os modelos da linha V-Star.
Para compor o visual da Bolt, a marca apostou no minimalismo. Portanto, seus poucos elementos cromados e o estilo "old school" acabam chamando a atenção. Essa proposta, porém, pode ter deixado a moto discreta em certos aspectos.
LOGOTIPIAS
O nome Bolt aparece gravado sobre o tanque de combustível (de 12 litros) de forma quase invisível, formando um análogo à cabeça de um parafuso ("bolt", em inglês). A inscrição "Star" no motor também desafia a percepção dos mais detalhistas.
O modelo prima pela simplicidade, ainda que esbanje modernidade, como acontece na pequena lanterna composta por LEDs e o painel digital localizado sobre a mesa de direção. Ainda em alusão aos modelos de antigamente, a Bolt vem de fábrica apenas com o assento do piloto, mas os encaixes visíveis na rabeta deixam claro que ela pode receber garupa ou outros itens opcionais.
MOTOR CONHECIDO
Enquanto a temática de "dark custom” traz novo fôlego para o line-up da família Star, seu motor não é novidade. A Bolt é equipada com um propulsor V2 de 942 cm³ e comando único no cabeçote (SOHC). O propulsor, refrigerado a ar, é o mesmo da V-Star 950, nossa Midnight Star, única custom comercializada no Brasil pela Yamaha.
Potência e torque, no entanto, são dados omitidos pela marca, como acontece com outros fabricantes de modelos custom norte-americanas, como Victory e a Harley-Davidson. A nova moto tem câmbio de cinco velocidades e transmissão final por correia dentada.
Na suspensão, a marca adotou um sistema bichoque na traseira. Os dois amortecedores têm curso de 71 mm, enquanto a dianteira conta com garfo telescópico com curso de 120 mm. Ambas as rodas trazem freios com discos tipo wave de 298 mm de diâmetro, mas sem o auxílio de ABS. Tudo para manter a experiência de pilotagem mais crua possível.
Versão R-Spec
Embora a Yamaha tenha apresentado a Bolt apenas nas cores preta e branca, a marca anunciou uma versão R-Spec. Com previsão de chegada para julho, ela será oferecida em verde ou cinza fosco, por US$ 8.290 (cerca de R$ 16.700). A R-Spec ainda traz amortecedores traseiros com reservatórios de gás |
Montada sobre um quadro de duplo berço em aço, a Bolt é mais curta e estreita se comparada à V-Star 950. São 2.291 mm de comprimento e 945 mm de largura contra 2.435 mm e 1.000 mm da nossa Midnight. Porém, ela supera a custom na altura, com 1.120 mm (e 691 mm de altura do assento). Todo o conjunto pesa 245 kg.
MERCADO
Com preço sugerido de US$ 7.990, cerca de R$ 16 mil, a Bolt chega às concessionárias da Yamaha em abril. Exclusiva para os EUA, a moto deverá protagonizar belo duelo com a Iron 883 da Harley-Davidson, modelo com o qual começou a ser comparada desde o momento que o pano foi retirado em sua apresentação, na praia de Daytona. Principalmente pelos tons escuros da moto e pelas rodas raiadas em preto de 19 polegadas na dianteira e 16" na traseira.
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