Topo

Kawasaki Versys City é feita para encarar desafios urbanos

Com suspensões de longo curso, a Kawasaki Versys City é boa opção para enfrentar obstáculos urbanos - Mario Villaescusa/Infomoto
Com suspensões de longo curso, a Kawasaki Versys City é boa opção para enfrentar obstáculos urbanos Imagem: Mario Villaescusa/Infomoto

Arthur Caldeira

Da Infomoto

27/11/2012 14h55

Qual é a melhor moto de todas? Essa pergunta não tem resposta, já que existem inúmeros modelos destinados a utilizações variadas. Porém, motocicletas que têm maior versatilidade têm mais chances de agradar a um número maior de usuários.

Uma dessas é a Kawasaki Versys City. Como o nome denuncia, o modelo, variação da aventureira Versys, oferece equipamentos destinados a facilitar o motociclista que roda na cidade. Para quem precisa de uma moto capaz de superar obstáculos urbanos, como o asfalto em más condições, enchentes repentinas ou os apertos dos corredores, ela é boa opção.

PREÇO AGRADÁVEL
Por R$ 31.990 (R$ 1.000 a mais que a versão standard), o modelo traz de série o topcase na cor da moto. Com capacidade para 45 litros, o acessório comporta um capacete fechado e ainda pode ser facilmente retirado. Outro atrativo da City é o protetor de mão, original de fábrica -- esse componente é bastante comum nas motos off-road, porém, na cidade, garante segurança para as mãos do piloto que roda nos corredores. Fora isso, o protetor também oferece conforto em dias frios e chuvosos. Nessas condições, o piloto tem maior proteção ao ajustar a bolha (parabrisa) em até três posições diferentes.

Ao chegar perto, é possível conferir outras qualidades: com distância livre do solo de 180 mm e curso de suspensão longo (145 mm na traseira e 150 mm na dianteira), o modelo permite que o piloto transponha lombadas e desníveis do asfalto com facilidade.

Além da suspensão, quem guia a Versys City pode contar com a "saúde" do motor bicilíndrico de 649 cm³, de quatro válvulas por cilindro e duplo comando de válvulas. Os dois cilindros paralelos são capazes de oferecer 64 cv, a 8.000 giros. O torque de 6,2 kgfm, a 6.200 rpm, também permite acelerações e retomadas vigorosas, características bastante úteis para se desvencilhar de engarrafamentos travados.  Atingimos a velocidade máxima de 180 km/h (na pista) e nessa condição a moto se mostrou bastante estável. A única consideração fica por conta da vibração do motor, característica típica desse tipo de motor. Veja a ficha técnica:

Kawasaki Versys City
+ Motor: Bicilíndrico, DOHC, 8 válvulas, refrigeração líquida.
+ Potência: 64 cv a 8.000 rpm.
+ Torque: 6,2 kgfm a 6.200.
+ Câmbio: Seis marchas.
+ Alimentação: Injeção eletrônica.
+ Dimensões: 2.125 mm x 840 mm x 1.330 mm (CxLxA).
+ Peso: 209 kg.
+ Tanque: 19 litros.
+ Preço: R$ 31.990.

ECONÔMICA
Outra característica favorável ao piloto urbano é a capacidade do tanque de combustível, de 19 litros. Seu consumo médio é de 22 km/l, o que lhe permite autonomia superior a 400 quilômetros -- é como ir de São Paulo ao Rio de janeiro sem precisar abastecer. É bom lembrar que esses números dependem de muitas variáveis, entre elas a forma de pilotá-la.

SEGURANÇA
A moto se mostrou bem à vontade nos centros urbanos. Alta, é capaz de enfrentar os corredores com os manetes passando acima dos retrovisores dos carros. Por conta do bom torque, disponível em baixas rotações, o piloto não tem problemas com seus 209 kg.

Caso surja alguma emergência o sistema de freios permite frenagens eficientes e seguras. Na dianteira, são dois discos de 300 mm (em forma de margarida) com pinça de dois pistões e, na traseira, disco simples de 220 com pinça de um pistão.

O grande atrativo desse sistema é o ABS (sistema antitravamento), muito útil nas frenagens de emergência e em pisos escorregadios. As rodas de liga leve de 17 polegadas têm desenho esportivo e usam pneus nas medidas 120/70 na dianteira e 160/60 na traseira. Apesar de nascerem para o asfalto, os pneus permitem incursões no fora-de-estrada leve.

Seu banco é dividido em dois níveis e oferece um pequeno apoio lombar para o piloto. Seu design arrojado e o porte avantajado, por conta do protetor de mão e o topcase, conferem à moto aparência de modelo maior. Características de uma guerreira urbana que também se dá bem nas estradas. Seu preço de R$ 31.990 é um atrativo a mais do modelo que, dependendo do concessionário procurado, pode sair por um valor ainda melhor.