Topo

Grupo Piaggio apresenta modelos para todos os gostos em Milão

Grupo Piaggio aposta em emoção e paixão tecnológica para apresentar seus modelos em Milão - Aldo Tizzani/Infotomo
Grupo Piaggio aposta em emoção e paixão tecnológica para apresentar seus modelos em Milão Imagem: Aldo Tizzani/Infotomo

Aldo Tizzani

Da Infomoto, em Milão (Itália), especial para o UOL

14/11/2012 18h13

Paixão, emoção e evolução tecnológica. São nestes três pilares que o Grupo Piaggio -- detentor das marcas Aprilia, Moto Guzzi, Scarabeo, Vespa e da própria Piaggio -- foca seus esforços para apresentar a cada edição do Salão de Motos de Milão produtos mais evoluídos e competitivos no mercado de motos de luxo. Em uma coletiva de imprensa bastante concorrida (que contou com a presença do piloto Max Biaggi, campeão mundial de SuperBike) bons exemplos não faltaram.

Líder absoluto em vendas de scooters na Itália, o grupo fez a avant-prèmièrè do modelo 946, da Vespa. Em 2011, a montadora trouxe um protótipo com linhas modernas, batizado de MP6, sem perder seu estilo clássico. Em 2012, a Vespa 946 chega para ser sinônimo de independência individual e exemplo de mobilidade urbana. Com seu desenho retrô, sua função é fugir do lugar comum e mirar o futuro dos veículos de duas rodas.

O modelo é equipado com motor monocilíndrico de 125 cc, quatro tempos, três válvulas, com refrigeração a ar e alimentado por injeção eletrônica de combustível, que gera 11,4 cv a 8.250 rpm. Assim, com uma velocidade constante de 50 km/h, a Vespa 946 faz cerca de 50 km/litro. Construído na região de Pontedera, na região de Toscana, na Itália, o scooter traz vários diferenciais. Entre eles, o controle de tração e o sistema de freios ABS com duplo canal, que oferece frenagens mais controladas.

APRILIA
Já a Aprilia apresentou duas boas novidades: a superespostiva RSV4, com sistema de freios ABS, e a nova bigtrail Caponord 1200, que traz design arrojado e motor bicilíndrico de 998 cm³, que gera 128 cv, derivado dos propulsores das motos superesportivas (ele possui três mapas de gerenciamento: Sport, Touring e Rain).

Para brigar diretamente com a Versys 1000 e Honda Crostourer, a moto traz diferenciais na parte ciclística: sistema de suspensão semiativa e sistema de freios ABS de dois canais, além de controle de tração. Nascida da mesma base da Dorsoduro 1200, a Aprilia Caponord traz ainda excelente ergonomia e conforto e, segundo a marca italiana, percorre mais de 300 km com um tanque de combustível (24 litros). As vendas na Europa começam em março.

MOTO GUZZI
Outro destaque do Grupo Piaggio é o Moto Guzzi California 1400, disponível nas versões Touring e Custom. Equipada com motor V2 (dois cilindros em "V"), transversal, de 1.380 cm³ de capacidade cúbica e 96 cv de potência, a California possui torque de sobra: 12,3 kgfm a 2.750 rpm. A touring apresenta transmissão final por eixo-cardã e, na versão topo de linha, um conjunto óptico com iluminação diurna, como na maioria dos carros de luxo.

Com design sofisticado, a Guzzi California traz freios eficientes: duplo disco de 320 mm de diâmetro e pinça radial na dianteira e, na traseira, disco simples de 282 mm e pinça flutuante Brembo de dois pistões. A muscle da Moto Guzzi é a primeira a oferecer um completo pacote tecnológico, que inclui controle de tração, acelerador eletrônico (ride-by-wire) e motor com três níveis de gerenciamento -- touring, racing e rain.

As versões também podem receber uma infinidade de acessórios para personalização: tudo dependendo do estilo, gosto e bolso do piloto. Os preços sugeridos variam entre 17.300 euros (Custom) e 19.300 euros (Touring). Os primeiros modelos devem chegar às lojas europeias no primeiro semestre de 2013.

Viagem a convite do Instituto Italiano para Comércio Exterior (ICE)