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Salão de Milão promete combater crise com novas tendências para motos

Feira italiana abre as portas na quinta-feira (15) com novidades do mercado mundial de motocicletas - Divulgação
Feira italiana abre as portas na quinta-feira (15) com novidades do mercado mundial de motocicletas Imagem: Divulgação

Aldo Tizzani<br>Carlos Bazela

Da Infomoto, em Milão (Itália), especial para o UOL

12/11/2012 12h40

Tudo pronto para a 70ª edição do EICMA (Esposizione Internazionale del Motociclo) ou simplesmente o Salão de Motos de Milão, evento que acontece na capital italiana do estilo e do design entre os dias 15 e 18 de novembro. Considerado o maior evento do mundo para o segmento, fará passar pelos sete pavilhões do Rho-Fiera Milano os principais lançamentos que estarão nas ruas do mundo todo já no ano que vem.

Esta edição do Salão de Motos de Milão promete ser uma das melhores edições já realizadas, uma vez que todas as fabricantes -- principalmente as europeias -- estarão especialmente preocupadas em espantar o fantasma da crise instaurado no Velho Mundo e mostrar que existe mercado para novidades.

Para esta edição, marcas de mais de 30 países estarão representadas e distribuídas pelos mais de 41 mil metros quadrados de área construída. Há ainda 80 mil metros quadrados dedicados exclusivamente às atividades externas como provas de moto-velocidade, motocross, shows acrobáticos, test rides etc. 

Há ainda áreas com apelo mais experimental, como o Green Planet, que apresenta soluções com foco na sustentabilidade. Serão mostradas ideias como motores elétricos, células de combustível, freios regenerativos e conceitos que têm como objetivo reduzir o impacto ambiental da motocicleta como meio de transporte.

Outra área especial que vai valer a pena visitar é o EICMA Custom, espaço onde as melhores oficinas de customização do mundo mostram seu trabalho e criatividade. Destaque para Marcuz Walz, Ludovic Lazareth e Roland Sands, que irão expor no evento suas versões para o maxi scooter T-Max, da Yamaha, modelo de muito sucesso entre os italianos.

SHOW EUROPEU
Com tantas novidades, as marcas italianas -- como Ducati, MV Agusta e o Grupo Piaggio -- são as que preparam mais surpresas. A Aprilia (que pertence ao Grupo Piaggio) trará a Milão uma nova versão da bigtrail Caponord 1200, com completo pacote eletrônico, incluindo freios ABS, controle de tração e acelerador eletrônico ride-by-wire. Dividindo o estande com a Caponord deverá estar a nova geração da superesportiva RSV4, equipada com sistema de freios ABS. O modelo que foi campeão mundial de Superbike 2012, sob o comando do romano Max Biaggi, que depois do título anunciou sua aposentadoria das pistas.

Na Moto Guzzi, outra do Grupo Piaggio, o destaque será a California 1400. Com visual retrô, esta classic-custom também apresentará um completo pacote tecnológico. Grande expectativa também para a aparição da versão final da Vespa 946, derivado do protótipo que Piaggio apresentou no EICMA do ano passado. Disponível em duas versões, 125 e 150, este novo scooter terá a missão de rodar 55 km/litro e com 30% menos de níveis de emissões.

A Ducati participa do seu primeiro EICMA como marca pertencente ao Grupo Volkswagen e chega com a 1199 Panigale R. A superesportiva da Casa de Borgo Panigale teve seu visual retocado para melhor refrigerar o motor de dois cilindros em "L", capaz de gerar 195 cavalos de potência máxima. A Panigale RS13, versão para as pistas, e a nova geração da bigtrail Multistrada 1200, ambas mostradas no Salão de Motos de Colonia (Alemanha) também devem estar por lá.

A MV Agusta, imortalizada nas pistas pelo piloto Giacomo Agostini, trará ao EICMA diversas novidades. A família Brutale 1090, cujos modelos ganharam renovação visual, recebe uma versão de entrada sem os "erres" ao final da nomenclatura. Estará presente também a Brutale 800, primeiro modelo da marca com o propulsor tricilíndrico com capacidade maior que 675cc. Bastante aguardada a supermotard Rivale, que também conta com o motor de três cilindros, deve aparecer como conceito da marca de Varese. Além disso, a nova versão da emblemática superesportiva F4 fará sua estreia em Milão: além de um visual repaginado, promete trazer um dos mais modernos pacotes tecnológicos da categoria.

Indo para outras marcas europeias, a inglesa Triumph promete apresentar em Milão a nova versão da superesportiva Daytona 675. Da Áustria, a KTM sempre traz grandes e belas novidades, sendo a mais esperada a nova Super Duke, naked com design radical e motor com mais de 1200cc, que deve dividir atenções com a bigtrail 1190 Adventure, lançamento recente da marca de Mattinghoffen.

RESTO DO MUNDO
E do Japão, vem alguma coisa? A Honda promete exibir seis novos modelos, com destaque para a nova família de 500cc, cujo projeto segue a linha da NC 700 (versões X e S) e do scooter Integra. Neste caso, uma trail, uma naked e uma esportiva devem partilhar quadro e motor, mas oferecer experiências de pilotagem distintas. As novas motos, já mostradas aqui no Blog da Infomoto (relembre clicando aqui), se chamarão CBR 500, CB 500R e CB 500X.

A Yamaha é fonte de especulações e poucas certezas até o momento. Dizem que a marca dos três diapasões mostrará uma superesportiva de baixa cilindrada para rivalizar com outras do mercado. Chamada de YZF-R4, a moto em questão teria motor de 250cc e seria uma resposta direta a Honda CBR 250R e Kawasaki Ninja 300, modelos de muito sucesso ao redor do mundo, incluindo o Brasil.

Agora, o que resta é desembarcar e ver de perto as principais novidades do Salão de Milão 2012. Então, como se diz na Itália, "Ciao, ci vediamo a Milano" ("Até mais, nos vemos em Milão").