Honda 1800 Gold Wing é sedã de luxo sobre duas rodas

Aldo Tizzani

Da Infomoto

De tão fácil de pilotar, a Honda Gold Wing poder ser chamada de "CG anabolizada". Ela oferece ao motociclista mais exigente o que há de mais moderno em termos de conforto e sofisticação, além de um bom pacote eletrônico.

A moto, topo de toda a gama Honda, conta com motor de seis cilindros opostos (boxer) de 118 cv. Traz airbag, freios ABS e sistema Dual CBS (Combined Brake System), que trabalham em conjunto para evitar o travamento das rodas. O preço sugerido é de R$ 92 mil.

IMPORTADA
Importada do Japão, a Gold Wing 2012 não tem controle de tração, ajuste eletrônico da suspensão dianteira, sistema de navegação, faróis direcionais e para-brisa elétrico. Mas, oferece luxos como piloto automático, regulagem de altura do farol, marcha a ré com acionamento elétrico e ajuste eletrônico da pré-carga da mola.

Além disso, a moto ainda oferece sistema de som sofisticado, com seis alto-falantes, que agora pode se conectar a dispositivos USB e smartphones. São tantos os botões que comandam o som que dá pra fazer do motociclista um DJ. O perigo é a distraição que isso pode causar.

DINÂMICA
Rodamos quase 400 quilômetros com a Gold Wing (o que ainda é pouco para uma grã turismo). O motor não deixou a desejar e o consumo girou na casa dos 16 km/l, projetando uma autonomia de cerca de 400 km (são 25,5 litros no tanque de combustível).

O propulsor OHC (Over Head Camshaft), de 1.832 cm³, seis cilindros opostos, 12 válvulas (duas por cilindro), produz potência máxima de 118 cv a 5.500 rpm e torque de 17 kgfm a 4.000 rpm. Parece muito, mas lembre-se de que a tarefa desse propulsor é empurrar quase 400 kg.

Como comparação, um sedã como o Honda Civic, que pesa três vezes mais (1.286 kg), tem 17,5 kgfm a 4.600 rpm. Ou seja, a moto carrega uma usina de força pronta para entrar em operação e encarar a estrada com muita desenvoltura, mesmo com garupa e bagagem.

Aliás, na atual versão, a capacidade total de bagagem aumentou de 147 para 150 litros nos três bagageiros. Mesmo em baixas rotações, o motor "enche" com vigor e rapidez. Ainda bem que a garupa tem um confortável assento e um encosto para se apoiar nas acelerações mais fortes.

A Gold também é boa de curva. Apesar de 1,70 m de entre-eixos, o baixo centro de gravidade mantém a moto grudada no chão e com bom ângulo de inclinação. Ela não é esportiva, mas se o piloto precisar girar o acelerador com vontade, e tiver habilidade, é melhor sair da frente. Veja a ficha técnica do modelo:

Honda GL 1800 Gold Wing 2012
+ Motor: OHC, quatro tempos, 6 cilindros contrapostos, 12 válvulas, refrigeração líquida.
+ Potência: 118 cv a 5.500 rpm.
+ Torque: 17 kgfm a 4.000 rpm.
+ Câmbio: Cinco marchas.
+ Alimentação: Injeção eletrônica.
+ Dimensões: 2.629 mm x 945 mm x 1.455 mm (CxLxA).
+ Peso: 387 kg.
+ Tanque: 25,5 litros.
+ Preço: R$ 92.000.

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EQUILIBRADA
O conjunto ciclístico está ancorado em um chassi do tipo Diamond feito em alumínio de dupla trave, que oferece maior rigidez estrutural e colabora muito com a estabilidade do conjunto. A suspensão surpreende pela eficiência sem perder a maciez e bom desempenho. Assim, a Gold Wing roda sem trancos e solavancos. Na dianteira, garfo telescópico, com 140 mm de curso e sistema "anti-dive", que controla a velocidade de compressão e retorno dos amortecedores, reduzindo o efeito "mergulho".

Já a traseira, com 105 mm de curso, traz monobraço de alumínio, aliado ao monoamortecedor com o sistema Pro-Link da honda, que isola o chassi dos impactos e torções registrados durante a pilotagem. A pré-carga da mola da suspensão traseira pode ser ajustada em até 26 posições e duas memórias.

FREIOS
Os freios são um capítulo à parte e extremamente precisos. Na dianteira, dois discos flutuantes de 296 mm na dianteira e 316 mm na traseira, todos mordidos por pinças de três pistões. Mas só de saber que a moto oferece sistema de freios ABS, o motociclista já se sente mais seguro, pois sabe que terá condições de controlar a Gold Wing em situações críticas, mesmo com pisos irregulares ou com menor atrito.

Aliado ao ABS está o sistema Dual CBS (Combined Brake System), que controla e distribui a frenagem entre a roda dianteira e a traseira. Ao apertar o manete dianteiro ou acionando o pedal de freio traseiro, o sistema será responsável por frenagens progressivas, seguras e eficientes. Para melhorar a estabilidade, o modelo usa rodas de liga leve (de 18 polegadas na dianteira e 16'' na traseira) com pneus sem câmara. Tem mais: a Gold Wing é a única moto no mundo equipada com airbag.

MERCADO
A GL 1800 Gold Wing conta com um completo painel de instrumentos formado por velocímetro, conta-giros, indicadores de nível de combustível e temperatura do motor. Mais abaixo está o mostrador digital que tem, entre outras funções, hodômetro total e dois parciais, ajuste da luminosidade do mostrador, relógio, medidor de temperatura ambiente, indicador de abertura dos compartimentos de bagagem e sistema de som -- além, é claro, de complexos comandos nos punhos. Para entender a finalidade de cada um dos 21 botões e dois seletores, a Gold Wing conta com manual do proprietário com cerca de 300 páginas.

Disponível nas cores preta e branca perolizada, a GL 1800 Gold Wing 2012 custa R$ 92.000, como citamos -- o valor não inclui despesas com frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem. Suas principais concorrentes são BMW K 1600 GTL (R$ 108.500), Kawasaki Concours 14 (R$ 74.990) e Harley-Davidson Electra Glide Ultra Limited (R$ 68.400).

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