Topo

BMW F 800 GS produzida em Manaus será 30% mais barata

Com peças importadas, modelo será montado na unidade da Dafra; preço começa em R$ 42.900 - Divulgação
Com peças importadas, modelo será montado na unidade da Dafra; preço começa em R$ 42.900 Imagem: Divulgação

Da Infomoto

14/06/2011 15h35Atualizada em 14/06/2011 20h22

O diretor geral da BMW Motorrad, divisão de motocicletas da marca alemã, Hendrik Von Kuenheim, anunciou na quarta-feira (8) a produção de mais uma motocicleta no Brasil. Agora a trail F 800 GS também será montado pelo regime CKD (Completely Knocked-Down) em Manaus (AM) na planta da Dafra Motos.

"Em função do sucesso da parceria com a Dafra que, desde 2009, produz a G 650 GS e, em abril deste ano, começou a produzir a F 800 R, a BMW decidiu montar um terceiro modelo no Brasil: a F 800 GS. Essa trail de dois cilindros será produzida em uma única versão completamente equipada e vai custar R$ 42.900", anunciou Hendrik, durante coletiva de imprensa realizada na inauguração do Museu de Motocicletas BMW, localizado em Curitiba (PR).

A nacionalização do modelo de entrada, a G 650 GS, contribuiu muito para o crescimento das vendas de motos BMW no País. A expectativa inicial de vender 1.000 unidades em 2010 foi superada. Foram comercializadas cerca de 1.400 unidades da 650 GS no ano passado e mais de 600 unidades até maio deste ano.

A principal vantagem da produção CKD em Manaus é a redução do preço final das motocicletas, anteriormente importadas. A F 800 R que passou a ser montada em Manaus através do mesmo modelo de negócio em abril, teve redução de 25% em seu preço final, passando a custar R$ 36.900.

Para Henning Dornbusch, diretor presidente do BMW Group Brasil, a parceria com a Dafra lhes permitirá fortalecer a sua posição no mercado, oferecendo um produto atraente, adaptado ao mercado brasileiro e, principalmente, com preço competitivo. Com a F 800 GS a expectativa é a mesma. A trail antes era comercializada por R$ 59.900, agora vai custar cerca de 30% a menos.

BRASIL: IMPORTANTE MERCADO
O Diretor Geral da BMW Motorrad ainda fez questão de frisar a importância do mercado brasileiro para as estratégias de crescimento global da fabricante. "Entre os diversos mercados emergentes, o Brasil é o que mantém a maior taxa de crescimento nos últimos anos para a BMW", ressaltou Hendrik.

Durante os primeiros 5 meses de 2011, a BMW Motorrad registrou um novo recorde de vendas no país: 1.411 motocicletas foram entregues a clientes, 38% a mais que o mesmo período de 2010. Além disso, a estratégia de expansão da rede de concessionárias oficiais no País, iniciada em 2009, continua. Entre 2009 e 2010, a marca passou de 12 a 18 concessionárias de motocicletas no país. A meta é inaugurar outros 10 novos pontos de vendas neste ano.

A MOTO: BMW F 800 GS
Apresentada no Brasil em 2008, a F 800 GS é uma trail com visual claramente inspirado na R 1200 GS, big-trail com motor boxer de dois cilindros opostos e modelo mais vendido da marca em todo o mundo. Porém esta "mini-GS" vem equipada com o propulsor de dois cilindros paralelos, quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote e 798 cm³ de capacidade.

Com uma proposta aventureira, a F 800 GS tem uma ciclística apropriada a esta missão. Tem quadro de aço e seção tubular com roda raiada de 21 polegadas e garfo telescópico invertido, na dianteira; e roda de 17 polegadas e balança de alumínio com um monoamortecedor, na traseira.

A motocicleta "versão Brasil" vai custar R$ 42.900, e vai trazer de série uma interessante gama de equipamentos: freios ABS; manoplas aquecidas, computador de bordo, luzes de direção com LEDs e cavalete central. A F 800 GS brasileira terá duas opções de cores -- laranja e branca -- a partir do mês de agosto, segundo a BMW. (por Arthur Caldeira)