Topo

ZIG+ 2011 chega com apelo esportivo e mais conforto

Nova versão da CUB da Dafra traz mudanças estéticas e recalibração da suspensão - Divulgação
Nova versão da CUB da Dafra traz mudanças estéticas e recalibração da suspensão Imagem: Divulgação

Da Infomoto

28/05/2011 10h00

Para ampliar ainda mais sua base no segmento de baixa cilindrada, a Dafra Motos apresenta a ZIG+ 2011, nova versão de sua CUB (em inglês, Cheap Urban Bike, ou seja, "moto urbana barata"). O modelo traz mudanças na parte estética e amplia o conforto do motociclista. Além dos novos grafismos, a motinho conta com rodas de liga com fita esportiva na cor vermelha, amortecedor dianteiro e mola do amortecedor traseiro na cor preta. Além disso, o motor, a alça traseira e o suporte do pedal foram pintados na cor chumbo. A nova ZIG+ estará disponível nas cores preta e vermelha, a partir do final deste mês, a um preço público sugerido de R$ 4.390,00 – cerca de R$ 200 a mais que o modelo standard.

O objetivo da marca, segundo Haroldo Barroso, diretor comercial da Dafra, é ampliar ainda mais a participação da marca no segmento CUB. “Queremos aumentar nossa participação no segmento CUB, que representa 15% do mercado brasileiro de motocicletas”, afirmou.

Para a nova versão da urbana ZIG, a Dafra também investiu em conforto, já que o assento antiderrapante em dois níveis ganhou costura vermelha e nova espuma, que oferece maior comodidade ao motociclista e passageiro. Além disso, os amortecedores dianteiros e traseiros ganharam novas calibrações. Assim o conjunto ciclístico está mais adequado para absorver com mais eficiência os impactos dos pneus em pisos irregulares.

"A ZIG+ atende o motociclista que precisa de um meio de transporte diário, de baixo consumo, e também aquele que busca uma motocicleta para o lazer. Esta fórmula, somada a outros destaques como, por exemplo, baixa vibração do motor e bom desempenho dentro de sua categoria, fizeram da CUB ZIG um dos modelos mais vendidos do país”, afirma o diretor comercial.


MOTOR E EVOLUÇÃO
Completa de fábrica, a ZIG+ traz partida elétrica, rodas de liga leve, freio a disco com duplo pistão na roda dianteira, protetores de escapamento cromados e roda aro 17 na dianteira e traseira, em vez da tradicional medida de 14 polegadas. Assim a moto ganha em agilidade, mas perde espaço sob o assento.

Também vem equipada com motor OHC (Over Head Camshaft), que gera 7,8 cv a 7.500 rpm de potência máxima e torque de 0,82 kgfm a 6.000 rpm. Com apenas 101,8 cm³ de capacidade cúbica, a configuração e o desempenho do propulsor está de acordo com sua proposta urbana e lembra muito o da antiga Yamaha Crypton.

Além do desempenho e robustez, a moto mantém seus diferenciais como eixo de balanceamento no motor, o que contribui para redução significativa da vibração, e troca de marcha semiautomática, já que traz câmbio rotativo e embreagem centrífuga, comum do segmento liderado pela Honda Biz.

De origem chinesa, a ZIG+ conta ainda com um painel simples e que apresenta ao piloto indicação de marcha, nível de combustível e velocidade. "Nosso objetivo era trazer um visual ainda mais moderno a um dos modelos de destaque de nossa linha, mantendo características diferenciadas como fácil, desempenho, robustez e ergonomia", diz Victor Trisotto, diretor de Engenharia da Dafra Motos. (por Aldo Tizzani)