MV Agusta Brutale 910S mostra agressividade esportiva e exclusividade por R$ 79 mil

Da Infomoto

Rodamos com a MV Agusta Brutale 910S, a exclusiva naked italiana fabricada com o que há de melhor no mercado de duas rodas. Antes de experimentar suas tão aclamadas qualidades como moto, alguns minutos são necessários para admirar suas linhas dignas de uma obra-de-arte. Nascida como uma moto-conceito em 2000, na prancheta de Massimo Tamburini, o mestre italiano do design, a Brutale foi um marco na indústria de duas rodas com design revolucionário e soluções engenhosas a começar pelo farol que, como quase todas as peças dessa MV Agusta, é diferente de tudo disponível no mercado. Excêntrico, alongado, parabólico... e, acima, de tudo eficiente. O designer Tamburini preza pela forma, mas também pela funcionalidade -- Foi feito um estudo para que o feixe de luz fosse o mais abrangente possível. Ao girar a chave, enquanto o módulo faz a verificação do sistema eletrônico da Brutale, o número que aparece na tela de cristal líquido do painel impressiona -- 299 km/h. E o conta-giros assusta ao trazer uma escala até 15.000 rpm.

Mario Villaescusa/Infomoto 
Personalidade forte e preço de quase R$79 mil fazem da Brutale uma moto para poucos

SOA COMO MÚSICA
O barulho do motor de quatro cilindros em linha, de exatos 909 cm³, 16 válvulas radiais, refrigeração líquida e injeção eletrônica fica um pouco embaralhado em marcha lenta. Ao engatarmos a primeira marcha com ajuda da embreagem de acionamento hidráulico e acelerar, a Brutale urra. Os giros crescem de forma vertiginosa e o velocímetro marca mais de 80 km/h em poucos segundos. Tudo fica para trás em um piscar de olhos. E o "grito" do motor transforma-se em música para os ouvidos. Neste momento, faz sentido a comparação com o ronco de uma Ferrari, que auxiliou no seu desenvolvimento.

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Segunda marcha e mais ímpeto ao girar o acelerador: a roda da frente sai do chão e a obra-de-arte vira uma fera, despejando toda sua força bruta na roda traseira. O torque máximo de 9,8 kgfm chega somente a 8.000 rpm. Mas vale dizer que tal rotação não á nada para o motor desta naked. Ele chega lá fácil, fácil. Sobe de giros mais rapidamente que muitas esportivas de 1.000 cc. Assusta quem tenta esticá-lo até as 11.000 rotações, quando os 139 cv de potência máxima são produzidos.

Em termos de velocidade final, porém, não supera as esportivas. Até porque chegar aos 262 km/h (declarados pela fábrica) já é tarefa difícil em uma moto sem proteção aerodinâmica. Mas antes disso, até os 180 km/h, tem uma aceleração bestial. Fácil entender a escolha do nome Brutale.

FICHA TÉCNICA
MV Agusta Brutale 910S
Motor: Quatro cilindros em linha, 16 válvulas, DOHC, com refrigeração líquida
Cilindrada: 909 cm³
Potência: 139 cv 11.000 rpm
Torque: 9,8 kgf.m a 8.000 rpm
Câmbio: 6 velocidades
Alimentação: Injeção eletrônica Weber Marelli
Quadro: Treliça em cromo-molibdênio
Suspensão:
Dianteira: Telescópica invertida (upside-down) Marzocchi com 50 mm de diâmetro e 126 mm de curso, com ajuste de pré-carga da mola, retorno e compressão.
Traseira: Monoamortecedor Sachs fixado à balança por link, com curso de 120 mm e ajuste de pré-carga da mola, retorno e compressão
Dimensões: 2.020 mm (comprimento) x 760 mm (largura); altura não informada; 1.410 mm (entreeixos); 805 mm (altura do banco)
Tanque: 19 litros
Peso: 185 kg a seco
Freios:
Dianteiro: Duplo disco flutuante de 310 mm com pinças de seis pistões Nissin.
Traseiro: Disco simples de 210 mm, com pinça de 4 pistões
Pneus:
Dianteiro: 120/65 - 17.
Traseiro: 190/50 - 17
Cores: Laranja, prata e vermelha
Preço: R$ 78.900 (sem frete)
GRIFE
Para "tentar" controlar a brutalidade dessa MV Agusta, o piloto vai bem inclinado, quase encaixado ao tanque -- desenhado com esse propósito. As pedaleiras bem recuadas contribuem para a sensação de se "vestir" a Brutale 910S.

O guidão convencional mostra que, apesar do caráter esportivo do motor, estamos pilotando uma naked. Aquela moto ideal para o domingo, seja para viajar em estradas sinuosas, ou mesmo para um uma volta com os amigos pela cidade.

O quadro treliça em cromo-molibdênio transmite estabilidade e confiança para o piloto. Aliás, toda a ciclística de grife dessa MV Agusta merece elogios. Vamos às marcas: rodas Brembo de alumínio forjado, freio com pinças Nissin na dianteira, garfo telescópico invertido Marzocchi de 50 mm de diâmetro em material de última geração, monobraço traseiro em liga de alumínio com amortecedor Sachs -- ambos os conjuntos de suspensão totalmente ajustáveis.

A somatória de todos esses nomes resulta em uma moto estável que dá ao piloto a confiança necessária para abusar no acelerador, um dos mais sensíveis que jamais experimentei. Com o motor roncando e instigando a acelerar a difícil missão do piloto é manter a velocidade em níveis legais.

PARA POUCOS
O resultado dos milhares de euros em tanto equipamento é o alto preço da MV Agusta Brutale 910S: R$ 78.900. Mas não é apenas o preço que faz da Brutale uma moto para poucos. Sua personalidade, também. Se o ideal de quem lê este texto é moto é uma "estradeira", bem relaxada, a Brutale é a moto errada. Ela é feita para quem curte pilotar esportivamente.
(por Arthur Caldeira)

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