Informações sobre o álbums
  • editoria:
  • galeria:
  • link: http://carros.uol.com.br/motos/album/mobile/2015/07/31/honda-gold-wing-40-anos.htm
  • totalImagens: 9
  • fotoInicial: 1
  • imagePath:
  • baixaResolucao: 0
  • ordem: ASC
  • legendaPos:
  • timestamp: 20150731201103
Fotos

A família Honda Gold Wing começou a ser formada em 1975, com a GL 1000; 40 anos depois, é referência entre as grã-turismo Divulgação Mais

GL 1000, 1975: com motor de 999 cm³, quatro cilindros opostos, 80 cavalos, foi o primeiro de série Honda equipado com transmissão final por eixo-cardã, característica que permanece até hoje. Combinava excelente velocidade de cruzeiro com um conforto nunca antes experimentado em duas rodas. O sucesso de mercado foi tanto que, já em 1976, ganhou série especial . Em 1979, a Honda abriu a primeira fábrica na América do Norte, para atender a demanda, já que 80% da produção era exportada aos EUA Divulgação Mais

GL 1100 Gold Wing e GL 1100 Gold Wing Interstate, 1980: com carenagem frontal, se estabeleceram como grã-turismo. O motor maior (1.085 cm³) foi desenvolvido para oferecer mais torque do que potência e a maior distância entre-eixos garantiu estabilidade e amplo espaço para piloto e garupa. A suspensão a ar também definiu novos parâmetros para a pilotagem de motocicletas. A versão Interstate era perfeita para para longas viagens, com malas laterais e top case de série Divulgação Mais

GL1100 Gold Wing, 1982: já com perfil luxuoso, oferecia itens de série como painel com tela de LCD, rádio amador e compressor de ar. Em 1985, a versão GL 1200 sem carenagem foi aposentada com o lançamento da GL 1200 Limited Edition. Completa, tinha injeção eletrônica de combustível, sistema de som com quatro alto-falantes, piloto automático, suspensão traseira ajustável, computador de bordo e pintura metálica na cor dourada Divulgação Mais

GL 1500 Gold Wing, 1988: o novo modelo foi criado para ser mais silencioso, suave, confortável e ainda melhor em curvas. Após testes com 15 configurações em mais de 60 protótipos, nascia a GL 1500 com seis cilindros que, por uma década, definiu os parâmetros de motocicletas grã-turismo de luxo Divulgação Mais

GL1800 Gold Wing, 2001/2002: oito anos de desenvolvimento resultaram no projeto de Masanori Aoki, lançado com motor de seis cilindros contrapostos, fixado horizontalmente a um quadro de alumínio. Seu baixo centro de gravidade garantia estabilidade e maneabilidade impressionantes para uma moto de 1800 cc. O visual apostava na modernidade. O modelo de 2006, lançado primeiramente nos EUA, trazia o primeiro airbag de série para uma motocicleta no mundo, além de lanternas traseiras remodelados e painel renovado Divulgação Mais

GL 1800 Gold Wing 2012/2015: a linha de produção passou a ser Kumamoto, no Japão, enquanto o modelo trouxe aperfeiçoamento da identidade visual, bem como novo sistema de entretenimento, conectado com aparelhos multimídia e celulares; edição especial lançada como modelo 2015 celebra os 40 anos de história do modelo Divulgação Mais

Na comparação entre o primeiro e o mais recente modelo, 40 anos de avanços; a Gold Wing 2015 tem tanta tecnologia e capacidade estradeira que nem parece derivar do modelo de 1975 Renato Durães/Infomoto Mais

Modelo inicial foi idealizado para ser "a melhor moto Honda de todos os tempos"; o atual é referência entre modelos de luxo Renato Durães/Infomoto Mais

Veja a evolução da Honda Gold Wing

Últimos álbuns de Motos

UOL Cursos Online

Todos os cursos