Topo

Veja quais são os carros da Volks que estão envolvidos na fraude

Do UOL, em São Paulo (SP)

25/09/2015 18h17Atualizada em 12/05/2016 18h16


A Volkswagen divulgou no final da tarde desta sexta-feira (25) a lista de modelos que estão envolvidos no escândalo que ocasionou a demissão o ex-CEO Martin Winterkorn. São cerca de 5 milhões de carros de passeio e 6 milhões de comerciais leves (utilitários, picapes e camionetas). A empresa afirma que está desenvolvendo uma "solução para que qualquer inconformidade técnica dos veículos afetados seja sanada" através da rede autorizada, mas ainda não esclareceu como e quando isso ocorrerá.

Todos os carros afetados utilizam o motor 2.0 TDI (turbodiesel), da família EA 189. A marca, porém, não esclarece se Jetta e Beetle (novo Fusca), ambos feitos sobre a plataforma do Golf 6, estão na lista. Além deles, a picape Amarok, que é o único modelo vendido no Brasil que pode estar na relação, também não foi citada.

No Brasil, o Ibama afirmou que irá investigar se a picape Amarok faz parte do lote de carros com fraude no sistema para burlar índices de emissões -- em caso positivo, a multa pode chegar a R$ 50 milhões. Procurada por UOL Carros, a Volkswagen afirma que aguarda posicionamento oficial da matriz sobre a picape.

Essa relação elaborada pela matriz da Volkswagen tenta reduzir os efeitos de embargos de diversas agências nacionais contra os carros da marca. Nos Estados Unidos, a Volkswagen teve negada a autorização das autoridades americanas para vender os modelos 2016 a diesel como a nova geração do Passat.

"A Volkswagen não recebeu certificado de conformidade da EPA para os modelos 2016 de seus veículos a diesel de quatro cilindros", declarou Christopher Grundler, um dos responsáveis pela agência americana.

A Suiça foi outro país a se pronunciar proibindo vendas da marca no país, embora ainda não tenha definido quais modelos são afetados

Os carros envolvidos

  • Divulgação

    Golf 6

    Esta geração do hatch, anterior ao atual Golf 7, não foi vendida no Brasil.

  • Divulgação

    Passat 7

    Atual geração do sedã/perua também, mas Brasil só recebe versões a gasolina.

  • Divulgação

    Tiguan

    A primeira geração do SUV compacto está na lista; no Brasil, o modelo só é vendido com motor 2.0 turbo a gasolina.

Quem está limpo

  • Murilo Góes/UOL

    Golf 7

    O atual modelo do hatch, que obedece às atuais normais europeias de emissões, está liberado. No Brasil o carro só utiliza motores turbo a gasolina.

  • Murilo Góes/UOL

    Passat 8

    A novíssima geração do sedã, que ainda não estreou no Brasil, também está livre.

  • Felix Kaestle/EFE

    Touran 4

    A perua vendida na Europa, que nunca chegou ao Brasil, também escapou.