Topo

UOL Carros ganha prêmio da SAE Brasil com especial sobre carros autônomos

Do UOL, em São Paulo (SP)

02/10/2015 17h22

Série especial de reportagens de UOL Carros sobre carros autônomos, publicada em maio de 2014, foi a grande vencedora do 9º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo na categoria Internet. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (2), em São Bernardo do Campo (SP).

A SAE (Society of Automotive Engineers, na sigla em inglês; Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade, no Brasil) é associação fundada nos Estados Unidos em 1905, e congrega engenheiros, técnicos e executivos ligados à mobilidade automotiva, aeroespacial, ferroviária e naval. A SAE Brasil, representante local da entidade, completa 24 anos de atividades em 2015. O Prêmio SAE Brasil de Jornalismo foi criado em 2005 para incentivar a publicação no país de reportagens que contribuam para o conhecimento sobre mobilidade.

Concorreram à nona edição da premiação 306 reportagens sobre tecnologia da mobilidade terrestre, aeroespacial e naval, publicadas em jornais, revistas e sites com sede no Brasil, entre 1º de março de 2014 a 21 de março de 2015.

Com quatro reportagens sequenciais, a série assinada por Eugênio Augusto Brito, atual editor de UOL Carros, detalha o projeto sobre carros autônomos da Volvo Cars, o mais avançado do mundo. Cada um dos textos explica quais os planos para que carros possam andar sozinhos por vias sem interferência direta do condutor até 2020; a interação entre empresas privadas (as fabricantes de carros e de autopeças), universidades e até mesmo o governo sueco para que o projeto do país seja pioneiro no mundo; como o avanço da tecnologia de carros autônomos pode interferir na privacidade de motorista e passageiros; e, por fim, em que pé está o Brasil frente ao avanço das pesquisas em todo o mundo.

O contato com diferentes especialistas do projeto autônomo sueco e um "test-drive" diferente, no qual o jornalista não encostou no volante uma única vez, foram oferecidos pela Volvo durante viagem a Gotemburgo, na Suécia, em março de 2014. No Brasil, foi avaliado o projeto livre (sem apoio de montadoras) coordenado pelo professor Denis Wolf, do programa de Ciências da Computação e Engenharia da USP de São Carlos (SP).

Bicampeão

Esta é segunda vez em que UOL Carros se consagra campeão da categoria Internet do Prêmio SAE Brasil de Jornalismo.

Em 2011, a reportagem campeã foi escrita pelo então editor Claudio Luís de Souza, explicando o funcionamento do Chevrolet Volt, carro cujo trem-de-força une motor elétrico, gerador e motor a combustão. 

Outros ganhadores

Além do prêmio principal, a categoria Internet incluiu duas menções honrosas: Filipe Serrano, da revista Exame, pela reportagem "Sem as mãos e de olho no passageiro", também sobre autônomos; e Gustavo Henrique Ruffo, do Portal Flatout pela reportagem "Especial: O nascimento do Ka visto de dentro". E dois destaques: Bárbara Libório, Portal IG, com a reportagem "Crescem recalls de veículos de luxo em 2015"; e Roberta Soares, do Jornal do Commercio (Recife/PE), com a reportagem "A periferia travada". 

Na categoria Mídia Impressa, o grande vencedor do 9º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo foi Marcus Vinicius Gasques, da revista Autoesporte, com a reportagem "Aperte o cinto, o futuro chegou!", da qual participaram os jornalistas Alexandre Izo, Aline Magalhães, Décio Viotto, Giulia Lanzuolo, Guilherme Blanco Muniz, Leandro Alvares e Tereza Consiglio. Receberam menção honrosa Viviane Biondo, da revista Autodata, pela reportagem "Especial matérias-primas"; e Lívia Neves, da Revista Brasil Energia (RJ), pela reportagem "Ainda um luxo", sobre carros elétricos. Foram destaque Antonio Ferro, da revista AutoBus, por "Uma luz no fim do túnel"; e Wilson Toume, da Revista Carro, com a série "Como funciona: Pneus".

Esta edição foi comandada por Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz e mestre de cerimônia da premiação, além de Frank Sowade, Otacílio Gomes e Luso Ventura, respectivamente presidente, diretor geral e diretor de Comissões Técnicas da SAE Brasil. A comissão julgadora contou com Luso Ventura, da SAE, além dos jornalistas especializados Claudio Luís de Souza, atualmente editor-chefe de mídia digital da Motorpress Brasil; e Alberto Otazu, diretor da Mastermídia.

ESPECIAL - carros que andam sozinhos

  • Divulgação

    2020 é ano crucial para os carros autônomos

    Leia mais
  • Eugênio Augusto Brito/UOL

    Carros autônomo é questão de honra na Suécia

    Leia mais
  • Divulgação

    Carro autônomo pode trazer riscos à privacidade

    Leia mais
  • João Luiz Oliveira/Divulgação

    Autônomo brasileiro tem nome de mulher

    Leia mais
  • Claudio de Souza/UOL

    Com uma carga e 1,75 l de gasolina, Volt roda 78 km

    Leia mais