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SUVs fazem sucesso e marcas apostam em séries limitadas; veja 5 exemplos

Volkswagen T-Cross First Edition - Eugênio Augusto Brito/UOL
Volkswagen T-Cross First Edition
Imagem: Eugênio Augusto Brito/UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

21/03/2019 07h00

A venda de SUVs é a que mais cresce no Brasil e no mundo. Segundo a consultoria Focus2Move, o segmento cresceu globalmente a espantosa cifra de quase 70% nos últimos cinco anos. SUVs compactos dominaram a preferência dos consumidores globalmente: em 2017, foram emplacadas pouco mais de 1,6 milhão de unidades, número que saltou para mais de 2,02 milhões no ano passado, representando um crescimento de 25,6% em um ano.

No Brasil, os SUVs foram responsáveis mais de 20% do do total de emplacamentos em 2018. Ou seja, a cada cinco carros vendidos no país, um é SUV.

Como o segmento bombando nos últimos anos, as fabricantes estão investindo cada vez mais em modelos que oferecem tecnologia, conforto e preço competitivo, uma vez que a concorrência anda cada vez mais acirrada. Mas não é o bastante: ultimamente é preciso fazer seu novo SUV se destacar entre os demais SUVs, alguns já bem estabelecidos.

Uma maneira abordada nos últimos meses tem sido o de lançar séries especiais para modelos consagrados. Foi o que Chevrolet, Nissan e Hyundai fizeram. A estratégia de criar uma edição limitada a poucas unidades com alguns equipamentos extras ou características diferenciadas não faz grande diferença no gasto de produção das marcas, mas a empresa pode cobrar mais pela novidade e aumentar sua margem de lucro. O cliente que topa pagar mais o faz pela experiência de levar para casa uma versão exclusiva ou mais equipada por um bom custo-benefício.

A Volkswagen foi além e adotou a estratégia antes mesmo da chegada de seu novo SUV. O T-Cross First Edition pode receber tantos equipamentos que chega a encostar no preço do Tiguan Allspace ou do Jeep Compass, modelos de categoria superior. E chegou com pré-venda online mais de um mês antes da venda do T-Cross comum em lojas físicas.

A última a adotar a estratégia foi a Jeep, que iniciou na última semana a pré-venda de uma versão do Renegade Willys, em homenagem à marca criadora dos primeiros Jeep.

UOL Carros lista abaixo cinco exemplos de séries especiais de SUVs compactos no Brasil.

Especial ou limitada?

  • Hyundai Creta 1 Million: R$ 93.990

    Em julho do ano passado, Especialista em criar séries especiais e versões que mantêm seus carros atrativos ao longo do tempo, a Hyundai apresentou a série especial "1 Million" para o Creta e para o HB20 celebrando 1 milhão de unidades produzidas na fábrica de Piracicaba (SP). Falando do Creta, foram feitas apenas 2 mil unidades, já esgotadas. Baseada na Pulse Plus, a série tem rodas exclusivas, faróis de LEDs e detalhes cromados, mas sem chamar muita atenção. Um item se destaca: chave presencial em formato de pulseira, que pode ser conectada ao smartphone por meio de um aplicativo -- o item foi "herdado" como opcional da linha convencional do Creta, por R$ 999. Motor: 1.6 flex, 123/130 cv a 6.000 giros (gasolina/etanol), 16/16,5 kgfm a 4.500 giros (gasolina/etanol). Câmbio: automático, 6 marchas. Comprimento: 4,27 m. Entre-eixos: 2,59 m. Porta-malas: 431 litros. Unidades: 2.000 (esgotado). Leia mais

  • Chevrolet Tracker Midnight: R$ 106.290

    Primeiro foi a picape S10, depois o Tracker, em setembro do ano passado. Mas, diferente dos demais exemplos, o Tracker Midnight se concretizou como versão regular do SUV. A característica principal do modelo é a cor preta para pintura, acabamentos, frisos, rodas exclusivas, revestimentos internos e até na gravatinha da Chevrolet. Os faróis de LEDs possuem máscaras negras. A base para a lista de equipamentos é a mesma da versão Premier, que tem como destaques ignição por botão, ar-condicionado, sistema de som com seis alto-falantes com tweeter, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sensor de ponto cego e câmera de ré com alerta de movimentação traseira. Motor: 1.4 turboflex, 153 cv a 5.200 giros (gasolina e etanol), 24,5 kgfm a 2.000 giros (gasolina e etanol). Câmbio: automático, 6 marchas. Comprimento: 4,26 m. Entre-eixos: 2,56 m. Porta-malas: 306 litros. Unidades: indefinido. Leia mais

  • Eugênio Augusto Brito/UOL

    Nissan Kicks Uefa Champions League: R$ 95.290

    A série especial Nissan Kicks Uefa Champions League Limited Edition faz alusão ao torneio de futebol com maior audiência do planeta, do qual a marca é patrocinadora. São só 600 unidades numeradas oferecidas ao mercado brasileiro (o total pode variar, dentro do máximo de 800 para o Mercosul, ainda que a marca ainda estude a transformação em versão regular), com preço intermediário entre as duas versões mais completas, SV (R$ 90.490) e SL (R$ 99.990). Entre os diferenciais, pintura vermelha com teto preto, spoilers traseiro, saia dianteira gigante, soleiras nas portas, rodas de liga leve aro 17 com pintura preta, adesivo da Uefa na coluna C, saídas do ar-condicionado com acabamento vermelho e airbags de laterais e de cortina, bem como sistema de entretenimento com tela inicial estampando o logo da Champions League. A numeração de cada unidade fica na grade dianteira, como feito na série especial Kicks Rio 2016 (outra série especial, alusiva aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro). Motor: 1.6 turboflex, 114 cv a 5.600 giros (gasolina e etanol), 15,5 kgfm a 4.000 giros (gasolina e etanol). Câmbio: CVT, 6 marchas. Comprimento: 4,29 m. Entre-eixos: 2,61 m. Porta-malas: 423 litros. Unidades: 600 (aproximadamente). Leia mais

  • Volkswagen T-Cross First Edition: Preço: R$ 117.490 a R$ 126.490

    Para marcar o lançamento de seu SUV compacto inédito no mercado brasileiro, a Volkswagen ofereceu uma edição limitada chamada First Edition. Ofertada no período de pré-venda, trata-se de um pacote de equipamentos a ser adicionado à versão de topo Highline, que parte de R$ 109.990. São 1.000 unidades, sendo que uma parte foi incluída no "bolo" de 1.000 carros que foram colocados em pré-venda online (final de fevereiro), enquanto um lote residual será colocado na pré-venda das lojas físicas no final de março (a VW não informou o volume exato, mas estima-se 80% a 20%, com a maior parte para a venda virtual). Entre os equipamentos extras, teto com cor preta, três cores exclusivas (branco, laranja e bronze), interior em combinação, painel de instrumentos digital, sistema de som com subwoofer Beats, central Discovery Media com tela de 8" e funções de navegação, comando por voz, seletor de modo de condução, espelhos retrovisores, teto e colunas B pintados na cor preta, rodas diamantadas de 17" pretas, bicicleta dobrável para a configuração Highline (que inclui Park Assist 3.0, faróis full-LED e teto solar panorâmico) e frigobar para a versão Comfortline. Com isso, o T-Cross encosta nos R$ 128.990 do Tiguan Allspace de cinco lugares. Motor: 1.4 TSI turboflex, 150 cv a 4.500 giros (gasolina e etanol), 25,5 kgfm a 1.500 giros (gasolina e etanol). Câmbio: automáticos, 6 marchas. Comprimento: 4,20 m. Entre-eixos: 2,65 m. Porta-malas: 370 a 420 litros. Unidades: 1.000. Leia mais

  • Divulgação

    Jeep Renegade Willys: R$ 146.990

    A versão deu as caras pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro do ano passado, e já pode ser reservada nas concessionárias da marca até 4 de abril. A edição limitada homenageia a Willys Overland, marca que criou os primeiros Jeep em 1941. São apenas 250 unidades baseadas na versão de topo Trailhawk. Diferenciais no estilo do jipinho inclui as inscrições Willys nos para-lamas dianteiros e 4-Wheel Drive na tampa traseira, os símbolos Oscar Mike (estrelas estilizadas que remontam ao lema militar "em missão" ou "em movimento") nas colunas C e bordados nos encostos dos bancos dianteiros e uma plaqueta que indica a numeração dentro da série limitada na alça à frente do passageiro dianteiro. A única pintura é a Verde Recon, que ganha mais destaque com rodas, emblemas, molduras de grade e para-choques e capas de retrovisores com acabamento escuro. Custa R$ 7 mil a mais que a versão Trailhawk. Motor: 2.0 turbodiesel, 170 cv a 3.750 giros, 35,7 kgfm a 1.750 giros. Câmbio: automático, 9 marchas. Comprimento: 4,23 m. Entre-eixos: 2,57 m. Porta-malas: 273 litros. Unidades: 250. Leia mais