Sua moto "fala" e cada som indica um problema; entenda e evite
Todos os veículos com motor a combustão emitem ruídos característicos de seu funcionamento. O ronco do motor, o atrito do pneu com o solo, o som do escapamento ou mesmo o zumbido da ignição ao virar chave são comuns até em motos novas.
Porém, à medida que as peças se desgastam ou apresentam defeitos, a moto passa a emitir sons diferentes, que, em sua maioria, indicam se há algo errado (ou pelo menos muito prestes a entrar nesse estágio).
Consultamos o mecânico Olavo Dias Jr. para decifrar os sons mais comuns. “Ao ouvir algum deles é recomendável consultar um especialista ou levar a moto na concessionária, pois o problema tende sempre a piorar”, diz o profissional com mais de 30 anos de experiência.
Saiba que barulhos são esses:
Quando sua moto pede reparo
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Tic-tic-tic das válvulas
Se escutar um ruído semelhante a uma máquina de costura em funcionamento, provavelmente ele vem das válvulas. Geralmente uma simples regulagem resolve o problema. Pode ser também algo mais grave, como desgaste da corrente de comando ou mesmo do tensionador que mantém a corrente na tensão correta.
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Crac-crac-crac da corrente
Este som é emitido pela corrente de transmissão final -- que faz a ligação do eixo do câmbio à roda traseira -- quando está muito esticada, folgada ou torta. Parece até que ela está sendo mastigada. Vale lembrar que a corrente é extremamente importante para a segurança do piloto, pois se romper ou saltar fora dos encaixes pode causar um acidente.
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Assobio do freio
Quando está desgastada, a pastilha de freio entra em cotato direto com o disco e emite uma espécie de "assobio metálico", que aumenta conforme o desgaste e fica ainda mais estridente em caso de chuva. Neste caso é importante trocar a pastilha, sob risco de comprometer o poder de frenagem ou desgastar o disco de freio. O mesmo acontece com as lonas quando usadas além do limite.
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Bzzzziiii da bomba de combustível
Ao girar a chave de ignição é comum escutar o zumbido da bomba pressurizando o combustível, mas quando o motor entra em funcionamento o som diminui. Caso ele continue alto, mesmo depois de o motor ter "pegado", pode ser sinal de problemas na bomba ou mesmo o uso de combustível de má qualidade.
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Nhec-Nhec-Nhec da suspensão
Sempre que rodar em terrenos irregulares, ou mesmo no rotineiro procedimento de subir e descer da moto, repare se ela faz algum rangido similar a um "nhec-nhec". Tal som geralmente vem da parte traseira e sinaliza problemas na suspensão. Muitas vezes é causado pelo contato direto entre os braços ou rolamento de agulhas, pois as peças estão ressecadas e precisam de lubrificação.
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Tec-tec-tec da vela
Este som, que mais lembra o estalo de uma descarga elétrica, ocorre quando o supressor de ruído (conhecido como cachimbo da vela) está ressecado ou quebrado. Essa avaria permite a fuga de corrente e prejudica a centelha da vela. Com isso, a moto passa a falhar, gastar mais combustível e pode até parar completamente.
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