Topo

Nissan lançou Kicks Champions League; veja outros carros ligados ao futebol

Nissan Kicks UEFA Champions League - Eugênio Augusto Brito/UOL
Nissan Kicks UEFA Champions League
Imagem: Eugênio Augusto Brito/UOL

Em São Paulo

15/03/2019 12h50

A Nissan apresentou nesta semana o Kicks Uefa Champions League Limited Edition, série especial que faz alusão ao torneio, do qual é patrocinadora. Apesar de o campeonato de futebol ser realizado na Europa, a versão será oferecida nos mercados do Brasil e da Argentina.

Baseado na opção intermediária SV, o Kicks UCL terá apenas 600 unidades produzidas e numeradas, por R$ 95.290. Há diferenciais como spoilers dianteiro e traseiro, soleiras nas portas, rodas de liga leve aro 17 com pintura preta, adesivo UEFA na coluna C, saídas do ar condicionado com acabamento vermelho e airbags de laterais e de cortina.

A numeração de cada unidade fica na grade dianteira, como feito na série especial Kicks Rio, lançada em 2016 para marcar o patrocínio da marca aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O modelo tem apenas uma opção de pintura, vermelha com teto preto. O conjunto mecânico não muda: motor 1.6 de quatro cilindros flex de 114 cv potência e 15,5 kgfm de torque, além de câmbio CVT. A Fiat anunciou recentemente uma parceria com a CBF, mas ainda não há qualquer informação sobre algum modelo especial.

Mas não é a primeira vez que o futebol, mais precisamente a Copa do Mundo, deu origem a séries limitadas desenvolvidas por diversas montadoras em homenagem ao esporte bretão. Volkswagen, GM e Hyundai lançaram suas versões comemorativas quando patrocinaram a Seleção Brasileira ou o torneio em si. Ontem (14) a Fiat anunciou que será a nova patrocinadora do time. Será que vem nova edição especial por aí? Aguardemos.

Conheça algumas oferecidas no mercado brasileiro

  • Volkswagen Gol Copa, Sport e Seleção

    A Volks foi pioneira em criar séries especiais ligadas à Copa do Mundo. Em 1982, a marca apresentou o primeiro Gol Copa, com detalhes que remetiam ao esporte. O Gol Copa teve versões ainda em 1994 e 2006. Justamente em 2002, ano que o Brasil foi pentacampeão, a versão alusiva ao maior campeonato de futebol do mundo foi chamada apenas de Sport, o que foi um tiro no pé para a marca. A partir de 2009, quando virou patrocinadora do time brasileiro, a Volkswagen lançou o Gol Seleção na Copa 2010, da África do Sul e de 2014, no Brasil - quando Fox e Voyage também vestiram o uniforme.

  • Chevrolet Onix Seleção

    Em 2015, a Chevrolet passou a ser a patrocinadora da Seleção Brasileira e lançou o Onix Seleção. A edição limitada a 3 mil unidades tinha acabamento mais esportivo, farois com máscara negra e o brasão da equipe nos paralamas. Em anos anteriores em que a GM patrocinou a Copa, a marca criou versões que não tinham conexão direta com o torneio, como Kadett Turim (Copa da Itália, em 1990), Monza Club (Copa dos EUA, em 1994) e a série Champ para alguns modelos (Copa da França, em 1998).

  • Smart fortwo Brazilian Edition

    Apesar de a smart (ou a Mercedes-Benz, dona da marca) não ter patrocinado a Copa, a marca lançou no Brasil a versão Brazilian Edition para o pequenino fortwo durante a Copa da África do Sul, em 2010. O carrinho era uma opção mais barata do modelo, equipado com motor 1.0 turbo de 71 cv e com pintura na cor amarela e adesivo na coluna que remetia à bandeira brasileira.

  • Fiat Uno Rua

    Antes de patrocinar a Seleção, a Fiat chegou a fazer uma homenagem indireta ao Brasil na Copa de 2014. O Uno Rua, edição limitada a 2.000 carros, serviu para a marca liquidar as últimas unidades do modelo, que seria reestilizado poucos meses depois. Oferecido nas cores amarela ou branca, o Uno Rua trazia adesivos na carroceria, molduras nas cores da bandeira brasileira e acabamento interno azul.

  • Hyundai HB20 Copa

    Para a Copa da Rússia, no ano passado, a Hyundai apresentou o HB20 Copa, limitado a 4.200 unidades, nas carrocerias hatch e sedã e com motores 1.0 e 1.6. A receita era basicamente a mesma do Onix: acabamento esportivo, farois escurecidos e brasão nos paralamas. Os bancos de couro também ganhavam o emblema brasileiro bordado. A marca ofereceu um mimo aos clientes que compraram a série especial: uma réplica da Telstar, bola oficial da Copa 2018.

  • Bônus: a Copa pelo mundo

    Não só no Brasil a Copa inspirou séries especiais. A Copa de 1990, na Itália, foi pretexto para a Fiat lançar o Panda Italia'90. O irmão do nosso Uno trazia o mascote Ciao na carroceria e calotas com desenho de bola de futebol. Já o Grupo Hyundai, patrocinador do torneio desde 2002, já teve séries especiais de carros da Kia e da Hyundai. O Kia Rio, por exemplo, teve edições especiais da Copa em 2010 e 2014. Em 2018, a coreana apresentou as edições Fifa World Cup 2018 não só para o Rio, mas também para Rio X-Line, Sportage, cee'd, cee'd_sw, Soul e Optima para o mercado russo. A Hyundai, em 2010, criou uma versão limitada na Itália para os modelos i10, i20 e i30. Os carros tinham pintura branca e vinham com a bandeira italiana no capô. Para a Copa 2018, o trio ganhou a companhia do Tucson com as versões GO! Special Edition, com pintura azul metálica exclusiva.