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Conto dos SUVs falsos: 10 carros que são tudo, menos utilitários

Do UOL, em São Paulo (SP)

06/03/2017 08h00Atualizada em 06/03/2017 18h57

SUV, SUV, SUV... Esta sigla é, provavelmente, a expressão mais usada entre executivos do setor e jornalistas especializados em carros nos últimos anos. Tal premissa vale especialmente para o Brasil: por aqui, o segmento de utilitários esportivos compactos é o único que prospera em nosso claudicante mercado.

A onda é tão forte que até quem não está na praia quer surfá-la. Em outras palavras, tem muito modelo por aí querendo se vender como SUV mesmo não sendo um. Afinal, vale tudo para "agregar valor" ao produto e melhorar as vendas. UOL Carros lista 10 exemplos.

Atenção: originalmente um SUV é um veículo que tem tração 4x4 e chassi e carroceria independentes. Sabemos, contudo, que o conceito passou por mutações ao longo dos anos, suavizações estas forçadas pelas próprias fabricantes.

Portanto, atualmente pode-se considerar utilitário-esporte um veículo que fica no meio-termo entre um SUV "de raiz" e uma perua, algo que os puristas chamam de crossover: carroceria monobloco de formato relativamente alto e largo, e altura livre do solo superior à de uma station wagon. Nem como crossovers os membros desta lista poderiam ser classificados.

 

Os falsos SUVs

  • Murilo Góes/UOL

    Honda WR-V

    Muito perto de ganhar as ruas, algo que acontecerá na segunda quinzena deste mês, o Honda WR-V é um hatch altinho derivado do Fit e com traços musculosos. Só que a marca japonesa vai posicioná-lo como um "mini-SUV", acessível a quem gostaria de comprar um HR-V e não tem bala na agulha para tanto. Leia mais

  • Murilo Góes

    Volkswagen CrossFox

    No esteio do sucesso do Ford EcoSport 1, a Volkswagen foi a primeira a sacar que poderia capitalizar ao criar um "falso SUV". Surgia o CrossFox, configuração aventureira do hatch altinho que trazia estepe exposto, barras de teto, altura livre do solo elevada, pneus de uso misto, estribos laterais e até para-choque dianteiro com faróis de milha e quebra-mato. Hoje, parte desses itens já foi limada, mas a pretensão de ser um "mini-utilitário" continua intacta. Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Renault Kwid

    Quando pensávamos que nada mais seria possível, eis que algum executivo para lá de criativo da Renault pensou: "Que tal se o vendêssemos o Kwid como um micro-SUV?". Achar algum elemento de utilitário no pequenino hatch é um desafio e tanto, visto que ele tem porte de um Volkswagen up! ou um Fiat Uno, com quem vai efetivamente brigar. Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Chevrolet Spin Activ

    Tudo bem que, dos veículos listados aqui, a minivan Chevrolet Spin seja o que mais se aproxima do conceito de um "utilitário". Mas a General Motors não precisava forçar a barra com a versão Spin, dotada do malfadado estepe à mostra. Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Citroën Aircross

    Sem ter um utilitário compacto genuíno para oferecer ao consumidor local, a Citroën insiste em afirmar que o monovolume Aircross cumpre esse papel. A vantagem do modelo, que utiliza base do C3, é ser tão ou até mais espaçoso que um suvinho cobrando preço menor por isso. A desvantagem: não é um SUV. Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Hyundai HB20X

    Entre no site da Hyundai do Brasil e observe: o HB20X é oferecido como se fosse um carro diferente do HB20. Inspirado no CrossFox, o HB20X também seguiu a cartilha de elevar as suspensões e inserir uma série de apliques plásticos, embora de forma mais discreta. Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Chery Tiggo 2

    Rival chinês do WR-V, o Chery Tiggo 2 usará o mesmo expediente de "mini-SUV". A fabricante irá além: usará a nomenclatura "Tiggo 2" para oferecê-lo como se fosse a nova geração do velho Tiggo, com quem o hatch aventureiro nada tem a ver (afinal, ele é bem menor e baseado no Celer). Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Fiat Idea Adventure

    Aposentado pela Fiat no início deste ano, o monovolume Idea é outro que fez as vezes de suvinho da marca, que carecia de um representante genuíno do segmento. Notoriamente quem cumpria tal papel era a versão Adventure, dotada de diversos penduricalhos e com suspensões elevadas e estepe pendurado na tampa do porta-malas. Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Mercedes-Benz GLA

    Concorrente de Audi Q3 e BMW X1 (que passou de uma quase perua para um SUV de verdade na segunda geração), o Mercedes-Benz GLA está mais para um hatch anabolizado derivado do Classe A. Seu formato de carroceria, muito larga e baixa, acaba comprometendo o espaço interno, deixando-o menos atrativo que os dois rivais nesse quesito. Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Suzuki S-Cross

    Eis mais um exemplo de "hatch bombadinho" e emperiquitado. É verdade que o S-Cross tem o DNA de uma marca especialista em fazer carros com vocação off-road, e traz até tração 4x4 nas versões de topo, mas isso não exclui o fato de que sua carroceria não é a de um SUV. Como crossover, com muito custo, até dá para passar... Leia mais