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Carro brasileiro já é o mais avançado do mundo. Acha loucura? Veja exemplos

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/01/2016 11h52

O brasileiro ainda paga caro para ter um carro zero-quilômetro na garagem, mas uma coisa é fato: com maior concorrência e metas do Inovar-Auto (programa de incentivo a inovações do setor automotivo, que exige tecnologia aplicada como contrapartida), nosso país está cada vez mais alinhado às tendências globais. Veja a linha da Ford, por exemplo: todos os modelos vendidos aqui também são oferecidos em Europa e Estados Unidos.

Chegamos, inclusive, ao ponto de ter novidades antes da estreia no exterior: é o caso do Honda HR-V, "best-seller" no segmento em 2015 e que chegou às nossas lojas antes de ser mostrado a americanos e europeus; o motor 1.0 turbo que roda no Volkswagen up! agora está sendo exportado para a Europa; e o país foi o primeiro a ter modelos nas lojas com centrais multimídia que espelham celulares e sistemas Apple e Android -- só agora americanos começam a encontrar isso em seus carros.

Para atestar que o reclamado "abismo" tecnológico já não existe mais, UOL Carros reuniu cinco itens de ponta usados por modelos fabricados localmente para montar o "carro brasileiro ideal", nem um pouco pé-de-boi. Agora é lutar para pagar menos. Confira a lista:

O carro brasileiro ideal tem:

  • Murilo Góes/UOL

    Plataforma MQB da Volkswagen

    Inaugurada em produção nacional pelo Audi A3 Sedan e prestes a ser incorporada ao Golf, ambos feitos em São José dos Pinhais (PR), a plataforma MQB foi a grande sacada do grupo Volkswagen nos últimos anos: devido à sua modularidade, permite entregar modelos dos mais diversos tamanhos, de um hatch médio a um SUV grande, mantendo padrão semelhante de desempenho e segurança. Leia mais

  • Motor turboflex da BMW

    Volkswagen, Peugeot-Citroën, Volkswagen/Audi e Mercedes-Benz pegaram carona numa tecnologia inaugurada pela BMW em 2014, com o Série 3 montado em Araquari (SC). O turboflex, solução exclusiva para o Brasil, alia a grande especificidade de nosso mercado, os propulsores bicombustível, ao turbo, forma mais indicada de se encontrar o compromisso certo entre potência e eficiência energética. Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Câmbio de nove marchas da ZF

    Nenhum veículo de produção no mundo conta com transmissão mais avançada que a automática de nove marchas, por enquanto. Fora a Mercedes para uso próprio, a ZF fornece a caixa para o Jeep Renegade fabricado em Goiana (PE), que debutou no país usando esse câmbio nas versões turbodiesel. Ele também estará presente na picape Fiat Toro, a ser lançada após o carnaval, e no segundo Jeep nacional (previsto para 2017, como substituto do Compass). A Land Rover é outra a equipar tal sistema no Range Rover Evoque e no Discovery Sport, que serão montados em Itatiaia (RJ) a partir de 2017. Leia mais

  • Divulgação

    Itens de segurança do Volkswagen Golf

    Sete airbags; controle de estabilidade e tração; bloqueio eletrônico de diferencial; frenagem automática pós-colisão; sensores de estacionamento traseiro e dianteiro; faróis de neblina com luz de conversão estática. Tudo isso virá de série em todas as versões do Golf brasileiro. Não há atualmente um carro de marca generalista produzido aqui com tantas assistências de segurança embutidas. Leia mais

  • Divulgação

    Central multimídia da Nissan

    A nova ordem em conectividade é espelhar celulares. Ninguém encontrou até agora uma fórmula tão eficiente para prestar este serviço quanto a Nissan brasileira. O novo sistema que equipa desde o fim de 2015 March e Versa, feitos em Resende (RJ), encontrou o equilíbrio perfeito entre intuitividade e riqueza de recursos, estando um smartphone espelhado ou não. Volkswagen Fox e Hyundai HB20 são outros modelos locais que contam com a tecnologia. Leia mais