A coreografia dos robôs

A Hyundai Motors Brasil, que inaugura oficialmente sua planta de Piracicaba (interior de São Paulo) em 9 de novembro, levou um pedacinho dessa fábrica para perto do público, no Anhembi. Em uma das laterais do estande, dois robôs trabalham em uma carroceria como se estivessem numa verdadeira coreografia.

Mas não é apenas uma performance. Todo o processo de soldagem na planta em Piracicaba é automatizado. A Hyundai trouxe mais de 300 robôs como esses da Coreia do Sul, que garantem agilidade e precisão da solda dos veículos na linha de produção, proporcionando um trabalho mais uniforme.

A montadora investiu US$ 600 milhões na nova planta, de onde sairão os modelos HB20 hatch (já à venda) e os futuros crossover e sedã, todos desenvolvidos exclusivamente para o mercado local. Esta é a sétima fábrica da Hyundai fora da Coreia do Sul.

Em Piracicaba, são 1.390.000 metros quadrados de área total, com 69.000 metros quadrados de área construída. A expectativa da marca é de gerar 5 mil postos de trabalho diretos e outros 20 mil indiretos. A capacidade de produção é de 30 carros por hora.