CUIDAR DOS PNEUS É GARANTIR SEGURANÇA

A manutenção correta dos pneus de um veículo é um dos principais fatores que evita acidentes e contratempos durante uma viagem de carro e também é o que garante a segurança dos passageiros

Os pneus, além de sua básica função de transmitir todos os comandos do motorista para que o veículo se movimente, também ajuda a garantir a segurança nas estradas. Quando bem cuidados, conferem maior controle ao veículo e melhor dirigibilidade. Desta forma, a manutenção se torna necessária e deve estar na lista de prioridades quando se planeja uma viagem.

Pneus gastos, com pressão incorreta e falta de balanceamento são os principais fatores que colocam em risco a segurança ao volante. Antes de rodar nas estradas, os quatro pneus e o estepe devem ser checados e, se necessário, substituídos. Caso contrário, a probabilidade de acidentes aumenta.

CUIDAR DOS PNEUS É GARANTIR SEGURANÇA

Só o desgaste dos pneus pode causar diversos contratempos, por isso, é recomendável tomar cuidados muito simples. Fábio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsports da Pirelli, ensina que pneus gastos perdem a aderência, podendo derrapar em pistas sujas, em curvas fechadas e até mesmo aquaplanar em superfícies molhadas, já que a capacidade de drenagem é afetada pelos sulcos menores na banda de rodagem.

“Por meio do TWI, um indicador que fica entre os sulcos dos pneus, os motoristas podem verificar o indicador de desgaste presente em todos os pneus, que mostra de forma clara e simples se eles estão em boas condições para continuar rodando”, afirma o especialista. Caso haja dificuldade para interpretar as informações técnicas, há a opção de recorrer a uma revenda, onde haverá profissionais qualificados para avaliar se a substituição é necessária antes de cair na estrada.

Outro fator importante é a pressão dos pneus. Se estiver insuficiente, pode haver um estouro ou desprendimento do pneu. Porém, se a pressão for maior do que a recomendada, os riscos também são grandes como, por exemplo, o pneu se apoiar mais na parte central da banda de rodagem, diminuindo o contato das laterais com a pista, e isso pode acarretar na perda de aderência.

Por isso, conforme alerta o piloto de testes da Pirelli, Alexandre Moro, é necessário lembrar-se de calibrar os pneus toda semana, ao abastecer o carro, por exemplo, fazer o balanceamento e alinhamento a cada 10 mil quilômetros rodados, fazer o rodízio dos pneus de acordo com a recomendação do fabricante e verificar as condições dos componentes do veículo periodicamente. E, ai, boa viagem!

Qual Carro você dirige?