Inteligência e tecnologia andam

juntas para mudar para sempre

sua experiência ao dirigir

Sistema OnStar

conveniência ao motorista ao toque de um dedo

[...]

Leia mais>>

Sistema OnStar: conveniência ao motorista ao toque de um dedo

Tecnologia exclusiva da Chevrolet oferece serviços de concierge, navegação, emergência, segurança e aplicativo com um simples toque no retrovisor ou no smartphone

De olho nas demandas do mercado, as montadoras investem cada vez mais no que mais importa para os motoristas e passageiros atualmente: tecnologia e conectividade por meio de soluções completas. Um dos principais sistemas presentes no Brasil é o OnStar, exclusivo da Chevrolet e já disponível para os modelos Cruze e Cobalt.

Inédito em carros nacionais, o OnStar oferece uma ampla disponibilidade de serviços de conectividade, informações, segurança e emergência. O melhor de tudo: é muito simples de ser utilizado.

Pressionando um botão na base do retrovisor interno, o motorista entra em contato com uma central de atendimento humano. Através dela é possível solicitar desde consultas rápidas como informações sobre a previsão do tempo ou de programação cultural na cidade, reservas, envio de destino ao GPS do veículo (em modelos equipados com Chevrolet MyLink com navegador) e muitas outras coisas.

Dessa forma o condutor é capaz de realizar diversas tarefas ao longo do percurso sem precisar desviar a atenção do trânsito. Outro ponto que aumenta consideravelmente a proteção dos ocupantes dos veículos é o sistema de emergência mecânica, elétrica ou médica, que pode ser acionado 24 horas por dia.

“O OnStar de certa forma humaniza o automóvel, principalmente porque cria uma forte interação com o usuário e a percepção de que ele nunca está sozinho. Isso muda a experiência que a pessoa tem ao dirigir”, diz Carlos Meinert, diretor de Customer Experience da GM América do Sul.

Cinco pilares

O OnStar também oferece serviços de segurança, como o de assistência na recuperação em caso de roubo. Sensores no veículo são capazes de detectar situações de arrombamento e enviar um sinal à central que, neste caso, entra em contato com o proprietário para verificar o fato e dar sequência na operação de busca.

Ainda que o automóvel tenha sido levado, é possível ligar para o OnStar, onde eles localizarão o veículo, podendo enviar um comando para reduzir a velocidade do veículo ou até bloquear o motor para facilitar a recuperação do bem pela polícia.

Além de serviços de: concierge, navegação, emergência e segurança, o OnStar oferece também um aplicativo exclusivo. Disponível para smartphones Android e iOS, o OnStar APP permite travar e destravar portas remotamente, visualizar a localização do veículo em tempo real, programar para ser informado quando o veículo ultrapassar o limite de velocidade estipulado entre outros serviços exclusivos.

Recursos úteis principalmente quando se empresta o automóvel a um terceiro, por exemplo. Além disso, a tecnologia pode ser acessada pelo computador, por meio do portal OnStar.

A Chevrolet pretende tornar o OnStar uma tendência ao estender a tecnologia, em breve, para outros modelos da marca.

Decisivo como fator de compra

sistema OnStar faz sucesso no mercado automotivo ao unir tecnologia e conectividade

[...]

Leia mais>>

Decisivo como fator de compra, sistema OnStar faz sucesso no mercado automotivo ao unir tecnologia e conectividade

Com a necessidade cada vez maior de estarem conectadas full time, pessoas começam a optar por automóveis com sistemas inteligentes e que transformam tempo gasto no trânsito em algo produtivo

Automóveis que aliam tecnologia e conectividade deixaram de ser um diferencial quando as pessoas optam por algum modelo. Atualmente, trata-se de uma exigência, já que itens hi-tech em carros estão diretamente ligados à conveniência e ao conforto. Hoje, tecnologias de conectividade têm tanto valor para o motorista do que desempenho mecânico, por exemplo. Os números estão aí para provar.

Em 2012, apenas 11% dos veículos ao redor do mundo possuíam alguma tecnologia de conectividade. Até o final deste ano, esse índice deve superar os 60%. Em dezembro de 2020, a previsão é que a frota de veículos rodando com sistemas de tecnologia embarcados atinja a marca de 250 milhões de unidades. Os dados são de um estudo da ABI Research.

Uma das montadoras que lidera o segmento de tecnologia e conectividade em automóveis é a Chevrolet. A marca foi uma das pioneiras ao lançar o sistema multimídia Chevrolet MyLink, presente em modelos acessíveis (como o Onix e o Prisma) até em superesportivos (como o Camaro).

De acordo com o diretor de Customer Experience da Chevrolet, Carlos Meinert, mais do que um diferencial, a tecnologia é uma necessidade no dia a dia das grandes cidades brasileiras. “As pessoas estão cada vez mais conectadas, seja no seu meio social quanto no profissional. Como o motorista brasileiro costuma passar longos períodos em seus deslocamentos, automóveis que permitam integração mais ampla e segura com essas novas tecnologias passam a ser mais valorizados”, diz o executivo.

OnStar

Uma das provas de que itens de tecnologia caíram no gosto dos motoristas ao redor do mundo - e, principalmente, no do brasileiro - é o sistema OnStar. Lançado recentemente no Brasil, o sistema está presente em modelos como Cruze e Cobalt.

O OnStar reúne serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e conectividade em um patamar jamais visto no mercado automotivo nacional. Ao motorista, basta um toque no botão (que fica no espelho retrovisor) para ter acesso a serviços diversos – de mecânicos especializados a dicas de hotéis e restaurantes.

O executivo de negócios Matheus Pereira, de 25 anos, utilizou o OnStar pela primeira vez em janeiro de 2013, nos Estados Unidos. Na época, ele recorreu ao serviço para pedir por localizações específicas, como farmácias ou restaurantes. Entretanto, Matheus não ficou somente nisso. O profissional recorreu algumas vezes ao aplicativo para facilitar sua vida, além de contar com itens de segurança, navegação e recuperação veicular sem precisar tirar o foco da direção.

"O OnStar, que usei primeiramente no Estados Unidos, foi fundamental para os meus interesses”, conta o executivo de negócios. “Fiquei bastante empolgado em, pouco tempo depois, poder utilizá-lo no Brasil e ter a mesma eficiência que experimentei no exterior.”

Outra vantagem do OnStar é que sua operação é bastante simples, o que permite ao motorista manter-se focado no trânsito. Praticidade, velocidade de conexão e atendimento rápido da tecnologia Chevrolet, seja nos Estados Unidos, seja no Brasil, também chamam a atenção, conta Matheus