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Quer ter uma supermoto? Aprenda antes a pilotar com segurança

Roberto Agresti

Colunista do UOL

15/08/2016 11h35

Motocicletas são veículos desafiadores e que naturalmente exigem usuários bem treinados. Infelizmente o processo para a concessão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não resulta em real domínio do veículo no Brasil. Seu resultado é a mera capacidade de cumprir um percurso muito aquém do real desafio que é circular em nossas cidades e rodovias.

Para conduzir bem uma moto na prática é preciso saber aliar coordenação, habilidade e equilíbrio. A mão direita deve se ocupar de acelerador e freio dianteiro; a embreagem fica sob responsabilidade da mão esquerda, e ambas devem dominar o guidão.

Para o pé direito sobra o freio traseiro e, com o esquerdo, trocam-se as marchas. Atuar adequadamente em todos esses comandos não é exatamente simples, mas com paciência e treino qualquer um consegue equacionar toda a movimentação.

Como tudo na vida, o ideal é começar pela base. Motos pequenas, leves, são as ideais na fase "beabá". Quando rodar com as pequenas se torna algo simples, subir o degrau é seguro e, dando tudo certo, logo logo você se verá montado naquela máquina que você pensava ser impossível de domar.

É esse o momento crucial da vida de todo motociclista: será mesmo que você está preparado para encarar um motão?

Pontos mais críticos

Peso demais é algo complicado de administrar em uma motocicleta, mais ainda a potência abundante. Modelos com motores acima dos 500 cc atualmente rondam a casa dos 200 quilos e dispõe de uma cavalaria que as lança a acelerações bruscas e velocidade máxima próxima dos 200 km/h.

Por mais contido e racional que você seja, a gestão de uma motocicleta de tamanho, peso e potência elevados exige mais do que um aprendizado gradual.

Mesmo que a tecnologia aplicada ao segmento ajude muito, através de freios ABS (antitravamento), motores com diferentes mapeamentos -- modos para uso urbano, em rodovia, piso molhado etc --, assistências como controle de tração e itens cada vez mais seguros -- vide pneus e suspensões --, a melhor iniciativa para usar bem as superesportivas é buscar os cada vez mais disseminados cursos de pilotagem.

Antes segmentados a um restrito público com pretensões esportivas, os cursos foram expandidos à medida em que o número de proprietários de modelos cuja gestão não é tão fácil cresceu.

Do mesmo modo que há inúmeros subsegmentos de motocicletas -- superesportivas, nakeds, maxitrails, customs... --, há cursos de pilotagem dedicados a diferentes tipos de usuários, que querem usar de maneira mais consciente, adequada e segura o que têm nas mãos. 

O que e onde aprender 

Aprender a frear e fazer curvas corretamente é a parte mais óbvia. O real progresso ocorre quando o aluno consegue adquirir a sintonia fina da pilotagem, que inclui a forma correta de se segurar o guidão, técnicas de contra-esterço, pressão correta a se fazer nas pedaleiras e como se comportar em situações emergenciais.

O leque de aprendizado inclui as mais diversas entidades: pneus furados, óleo na pista, obstáculos imprevistos e todo um cardápio de armadilhas urbanas e rodoviárias que podem transformar o enorme prazer de andar de moto em um pesadelo.

Como buscar o curso certo para seu propósito? Consultar publicações especializadas, impressas ou eletrônicas, é o caminho mais fácil. Outras opções: pesquisar junto a motoclubes, fóruns especializados e encontros de motociclistas.

O importante é ter consciência de que aprender nunca é demais e que a marcante evolução tecnológica das motocicletas não aboliu a necessidade de fazer evoluir também aquela importante peça de carne e osso que comanda o veículo: você.