Últimas de Carros

Tecnologia contra acidentes é estudada em carros mais baratos

Paul Sancya/AP
Sistema autônomo e semiautônomo começa a ser testado em modelos mais simples imagem: Paul Sancya/AP
Divulgação
Alta Roda

Fernando Calmon, engenheiro, jornalista e consultor, dirigiu a revista Auto Esporte e apresentou diversos programas de TV. Escreve às terças-feiras.

Fernando Calmon

Colunista do UOL

Eletrônica de bordo voltada à segurança preditiva -- capaz de prever um possível acidente -- foi o ponto de partida para pesquisas que darão vida aos veículos de direção autônoma a partir de 2020. Embora muitas questões precisem ainda ser resolvidas, inclusive de legislação de trânsito e responsabilidade civil, alguns recursos já estão disponíveis e tendem a ser oferecidos não apenas em veículos premium ou de topo de gama, mas também em carros mais baratos/acessíveis.

Um exemplo é o controle ativo inteligente de velocidade de cruzeiro (i-ACC, na sigla em inglês) com capacidade de prever e reagir automaticamente no caso de outro carro ameaçar sair da sua faixa de repente, manobra conhecida popularmente como "fechada". Quando isso ocorre, em uma rodovia, pode causar acidentes graves em cadeia, envolvendo vários veículos e colocando vidas em jogo.

A Honda anunciou que ainda este ano colocará na versão europeia do CR-V o primeiro dispositivo desse tipo. Utiliza câmera e radar para analisar o tráfego à frente, como em outros ACCs. O recurso adicional de segurança vem de um algoritmo desenvolvido em situações reais de trânsito por estradas de toda a Europa para prever o que acontece nas faixas de circulação em torno.

Vidente? Não, tecnológico

O i-ACC age cinco segundos antes da efetiva invasão de faixa e aciona levemente os freios por precaução, além de avisar ao motorista por meio de um ícone no quadro de instrumentos. Se a ameaça se tornar verdadeira e o motorista demorar a reagir, os freios são aplicados para valer, de forma automática, até se restabelecer a distância de segurança prevista no controlador ativo de cruzeiro.

A calibração foi desenvolvida para atuar sem sobressaltos e reduzir praticamente a zero os riscos de colisão, algo essencial no projeto de direção autônoma ou semiautônoma que a maioria, senão todos os fabricantes, pretende oferecer.

Câmeras 3D

Outro caminho foi explorado pela Bosch em colaboração com a Land Rover: desenvolveu-se uma câmera de vídeo estéreo, conjugada a um sistema de frenagem emergencial, que dispensa o uso de radar ou a combinação deste com sensor de vídeo. Lentes sensíveis à luz e tecnologia tridimensional permitem cobrir um campo de visão horizontal de 50° e até 50 metros à frente, a fim de evitar acidentes em ambiente urbano.

Graças à captação de imagens em 3D, o cálculo para acionar os freios emergencialmente é mais preciso, independe de outros sensores e também pode identificar pedestres, em uma evolução posterior, para evitar atropelamentos. Outro avanço está nas dimensões compactas inéditas: a distância entre os eixos ópticos das duas lentes é de apenas 12 cm. As unidades de controle de dados e processamento de imagens estão integradas em um único bloco que cabe no interior do espelho retrovisor central, sem afetar o campo de visão do motorista.

A compacta câmera de vídeo estéreo, antes só disponível em automóveis grandes e caros, ficou mais acessível e integra a lista de opcionais do sucessor do Freelander 2, o Discovery Sport, menor dos SUVs da marca inglesa. Este é um dos modelos que serão fabricados no Brasil, em Itatiaia (RJ).

Siga o colunista: twitter.com/fernandocalmon

Roda Viva

  • Aumento dos estoques totais de veículos de 50 dias (julho) para 52 dias (agosto) continua a preocupar. Enquanto a produção caiu 17% em um ano, o nível de emprego das fabricantes reduziu 10%, ou seja, ociosidade elevada. Outros 17 mil empregos se esvaíram, com 347 concessionárias parando de faturar (balanço líquido entre aberturas e fechamentos).
  • Fiat decidiu que nova picape média (Toro) será lançada apenas no início de 2016. Provável causa: flacidez do mercado. Será o primeiro modelo a transportar 1.000 kg em estrutura monobloco e suspensão traseira independente para conforto de marcha superior. Fotos vazadas mostram tampa da caçamba bipartida (menor peso) de abertura vertical.
  • Sandero R.S. 2.0 resgata o esquecido e verdadeiro conceito de esportivo. Aumento de potência (150 cv) foi simbólico, mas altura de suspensão mais baixa e firme, câmbio de seis marchas com relações curtas, volante de menor diâmetro, defletor avantajado de teto e rodas de 17 polegadas compensam. Acelerar 0 a 100 km/h em 8 s convence. Preço razoável: de R$ 58.880 a R$ 59.880.
  • Início de produção da nova fábrica Kia no México, no primeiro semestre de 2016, proporciona rara conjugação dos astros em termos de lançamentos. Afinal, apresentar o hatch compacto Kia Rio nos dias que precedem ou sucedem as Olimpíadas do Rio é quase certeza. Modelo tem linhas arrojadas e tudo a ver com o segmento mais importante do mercado.
  • Confirmado o que este espaço previu na edição 806, de 15 de outubro de 2014: Salão do Automóvel de São Paulo muda-se do complexo do Anhembi para o São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes, ampliado, climatizado e com o maior estacionamento coberto do país). Investimento é de R$ 300 milhões, conforme antecipado. Data do evento passa para 10 a 20 de novembro de 2016.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Topo