Após queda de mercado, líderes de vendas sofrem abalos

Fernando Calmon

Fernando Calmon

Colunista do UOL

Com a queda de mercado deste primeiro semestre, marcada pelo fim da produção de modelos como Gol G4 e Uno Mille -- e a chegada do up! e do New March --, os tradicionais dominadores de vendas sofreram abalos. Hatches e sedãs são somados na segmentação da coluna, mas é interessante ver mudanças em curso quando se analisam os números apenas dos hatches, que são a maioria nas vendas entre compactos, principal produto do mercado brasileiro.

O antigo Gol G4 representava de 20% a 25% do total do Gol e agora a liderança de 27 anos do carro da Volkswagen está ameaçada. Antes eram dois (G4 e G5) contra dois (Uno mais Mille) e agora é um (Gol G5) contra dois (Palio e Palio Fire). No primeiro semestre, o Gol perdeu dois meses isolados de liderança, mas no acumulado a manteve. Já o Mille representava de 40% a 45% do Uno e o abalo foi maior: da tradicional segunda colocação, despencou até seis posições, quando o estoque da antiga versão se esgotou, em abril. Uno 2015, com a mudança prevista para agosto, deve melhorar seu posicionamento.

Os carros que chegam no 2º semestre
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A coluna também substituiu as peruas (apenas dois modelos de pouco peso, Fiat Weekend e Volkswagen Spacefox) pelo novo segmento de crossovers, liderado pelo Mitsubishi ASX. Grand Siena passou a fazer parte dos sedãs compactos "desgarrados", a exemplo de Cobalt e City. Chrysler 300 C (passou para o segmento topo por suas dimensões avantajadas), Classe E/CLS e Fit são os novos líderes. Os demais mantiveram-se na ponta.

Classificação a seguir segmenta a oferta por distância entre eixos, largura e, secundariamente, preço. A base é o percentual de emplacamentos nacionais pelo Renavam. Apenas modelos mais representativos são citados em razão da importância no mercado. Paulo Garbossa, da ADK, compilou os dados de acordo com os critérios da coluna.

COMPACTOS (%):
Gol/Voyage (14%); Onix/Prisma, (11%); Palio/Palio Fire/Siena (10%); HB20/X/S (8,5%); New Fiesta hatch/sedã (8,2%); Logan/Sandero (7%); Uno/Mille (6%); Fox/CrossFox (5%); Grand Siena (4%); Etios hatch/sedã (3%), Celta (2,6%); up! (2,4%); Classic (2,3%); Cobalt (2,1%); Punto/Linea (1,8%); C3/DS3 (1,7%); 207/208 (1,6%); March/Versa (1,5%); City (1,2%). 
Gol/Voyage ameaçados, em especial o Gol, por Palio/Palio Fire.

MÉDIOS-COMPACTOS (%):
Civic (19%); Corolla (18%); Cruze hatch/sedã (14%); Focus hatch/sedã (11%); Golf/Jetta (9%); Sentra (4,9%); C4/Pallas/DS4 (4,5%); Peugeot 308/408 (3,8%); i30/Elantra (3,3%); Fluence (2,6%); Bravo (2%).
Civic não está firme.

MÉDIOS-GRANDES (%):

Ford Fusion (41%); BMW Série 3 (23%); Mercedes Classe C (12%); Hyundai Azera (6%).
Fusion continua avançado.

GRANDES (%):
Mercedes Classe E/CLS (32%); BMW Série 5/6 (26%); Jaguar XF (18%).
Classe E/CLS é o novo líder.

TOPO (%):
Chrysler 300 C (43%); Hyundau Equus (15%); Porsche Panamera (13%).
Realocado, 300 C lidera.

CROSSOVERS (%):
Mitsubishi ASX (48%), Freemont/Journey (25%); Ranger Rover Evoque (24%).
ASX tranquilo.

MONOVOLUMES PEQUENOS (%):
Fit (36%); Spin (30%); Idea (17%).
Fit reagiu.

MONOVOLUMES MÉDIOS (%):
C4 Picasso (36%); J6 (26%); Carnival (18%).
Líder consolidado.

PICAPES PEQUENAS (%):
Strada (59%); Saveiro (27%); Montana (14%).
Strada ampliou margem.

PICAPES MÉDIAS (%):
S10 (31%); Hilux (24%); Ranger (14%).
S10 segue sem ser ameaçada.

SUV COMPACTO (%):
EcoSport (39%); Duster (33%); Tracker (13%).
Com menos folga, deu EcoSport.

SUV MÉDIO-COMPACTO (%):
Tucson/ix35 (40%); Sportage (13%); RAV4 (10%).
Firmeza dos líderes.

SUV MÉDIO-GRANDE (%):
Hilux SW4 (43%); Santa Fe (14%); Trailblazer (9%).
Carro da Toyota livre de incômodos.

SUV GRANDE (%):
Pajero Full/Dakar (41%); Edge (19%); Discovery (11%).
Posição inabalada.

ESPORTIVO (%):
BMW Z4 (43%); Boxster/Cayman (24%); 911 (10%).
Z4 bem confortável.
 

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RODA VIVA
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+ Argentina ganhou investimento da GM para motores a partir do final de 2016. Unidades de 1,4 litro com injeção direta e turbocompressor (flex para Brasil; gasolina para mercado local e exportação) equiparão o novo Cruze, cuja produção será transferida de São Caetano (SP) para Rosário (ARG). Motores três-cilindros estão reservados para Joinville (SC), antecipa a coluna.

+ Novo March mostra que a Nissan está decidida a avançar em participação no mercado. Na versão de um litro ele ainda utiliza o motor Renault, mas como sua massa total é baixa, mostra relativa agilidade. Direção eletroassistida de série e menor diâmetro de giro entre todos os compactos facilitam em manobras. Equipado com motor de 1,6 litro (origem Nissan), o March apresenta desempenho marcante e equipamentos incomuns no segmento, entre eles câmera de ré. Incômodo é o excessivo ruído de engrenagens na primeira marcha, observado apenas no motor de maior potência -- e, portanto, mais caro.

+ Debate promovido pela Liberty Seguros sobre mobilidade urbana em São Paulo mostrou que ativistas querem dar sua contribuição importante, mas sem ao menos perguntar a quem paga a conta pesada de impostos -- os automobilistas -- se têm algo a dizer. No Reino Unido, por exemplo, a Associação Britânica de Motoristas representa voz ativa na resolução dos problemas das cidades. Já era tempo de se fundar uma associação semelhante no Brasil, que certamente contribuiria para cidades melhores sem arroubos anticarro.

Fernando Calmon

Fernando Calmon, engenheiro, é jornalista especializado no setor automobilístico desde 1967, quando produziu e apresentou o programa 'Grand Prix' na TV Tupi, no ar até 1980. Dirigiu a revista AutoEsporte por 12 anos e foi editor de automóveis das revistas O Cruzeiro e Manchete. Entre 1985 e 1994, produziu e apresentou o programa 'Primeira Fila' em cinco redes de TV. A coluna Alta Roda, criada em 1999, é publicada semanalmente -- na internet, é exclusiva de UOL Carros. Calmon também atua como consultor em assuntos técnicos e de mercado na área automobilística, e como correspondente para o Mercosul do site inglês just-auto. Email: fernando@calmon.jor.br

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