Após começo forte, venda de carros cai em 2013; veja lista dos líderes

Fernando Calmon

Fernando Calmon

Colunista do UOL

Depois de um primeiro semestre forte, 2013 terminou com números de venda acumulados inferiores a 2012 entre carros e comerciais leves. Nos 17 segmentos em que a coluna divide o mercado interno, a liderança só mudou em dois: monovolumes pequenos e médios, com ascensão de Spin e C4 Picasso, respectivamente.

Houve diferenças pequenas de percentuais de participação dos líderes entre compactos (Gol/Voyage), médio-compactos (Civic) e grandes (BMW Séries 5/6). Na categoria mais importante (hatches e sedãs compactos somados), o Gol completou 27 anos de liderança como modelo mais vendido, independentemente da ajuda de sua versão sedã, o Voyage.

Outros campeões de seus segmentos seguiram inabalados: Fusion, Panamera, SpaceFox, Strada, S10, EcoSport, Tucson/ix35, Hilux SW4, Pajero Full/Dakar e BMW Z4. O mercado também esvaziou, ainda mais, dois segmentos: stations e monovolumes médios, que por terem baixa oferta de opções tendem a desaparecer do ranking da coluna.

Concorrência cada vez mais apertada indica duas tendências: novos itens de série disponibilizados sem repasse integral aos preços e garantia completa de três anos para a maioria das marcas. Curioso é o fato de a Fiat, líder de vendas, só agora oferecer três anos de garantia para motor e câmbio, quando a Volks resolve estender esse prazo para o veículo inteiro.

Classificação que se segue segmenta a oferta por distância entre-eixos, largura e, secundariamente, preço. A base é o percentual de emplacamentos nacionais de modelos mais representativos (hatches e sedãs somados). Paulo Garbossa, da ADK, somou dados seguindo critérios da coluna para o ranking Vencedores e Vencidos.

COMPACTOS
Gol/Voyage pressionados.
Gol/Voyage, 15,4%; Palio/Siena, 13,8%; Uno/Mille, 8,3%; Onix/Prisma, 8,2%; Fiesta hatch/sedã, 7,8%; HB20/X/S, 7,1%; Fox/CrossFox, 5,8%; Logan/Sandero, 5,6%; Classic, 4%; Celta, 3,3%; Etios hatch/sedã, 2,8%; Cobalt, 2,7%; Punto/Linea, 2,1%; March/Versa, 2%; 207/208, 1,6%; C3/DS3, 1,5%; Clio, 1,4%; Agile, 1,3%; City, 1,2%; Ka, 1,1%.

MÉDIO-COMPACTOS
Civic, líder, apertado.
Civic, 20%; Corolla, 18%; Cruze hatch/sedã, 16%; Golf/Jetta, 9,2%; Focus hatch/sedã, 9,1%; Peugeot 308/408, 5%; Fluence, 4,5%; C4/Pallas/DS4, 3,4%; i30/Elantra, 3,3%; Bravo, 3 %.

MÉDIO-GRANDES
Fusion avançou.
Fusion, 32%; BMW Série 3, 24%; Mercedes Classe C, 16%; Azera, 7%.

GRANDES
Briga boa pela ponta.
BMW Séries 5/6, 29%; Mercedes Classes E/CLS, 28%; Chrysler 300 C, 14%.

TOPO
Panamera ainda tranquilo.
Panamera, 29%; Equus, 18%; BMW Série 7, 15%.

STATIONS
Segmento estagnado.
SpaceFox, 47%; Palio Weekend, 36%; Freemont/Journey, 14%.

MONOVOLUMES PEQUENOS
Disputa equilibrada.
Spin, 32%; Fit, 31%; Idea, 18%.

MONOVOLUMES MÉDIOS
Líder se firmou.
C4 Picasso, 36%; J6, 31%; Mercedes Classe B, 22%.

PICAPES PEQUENAS
Strada inabalável.
Strada, 50%; Saveiro, 30%; Montana, 19%.

PICAPES MÉDIAS
S10 mais uma vez.
S10, 30%; Hilux, 24%; Amarok, 13%.

SUVs PEQUENOS
Liderança de volta ao EcoSport.
EcoSport, 49%; Duster, 37%; TR4, 7%.

SUVs MÉDIO-COMPACTOS
Líderes tranquilos.
Tucson/ix35, 31%; ASX, 12%; Sportage, 11%.

SUVs MÉDIO-GRANDES
SW4 sem ameaças.
Hilux SW4, 41%; Santa Fe, 13%; Trailblazer, 11%.

SUVs GRANDES
Também não muda.
Pajero Full/Dakar, 43%; Edge, 21%; Discovery, 10%.

ESPORTE
Resultado consolidado.
BMW Z4, 40%; Boxster/Cayman, 29%; 911, 9%. 

Os 10 carros mais vendidos em 2013
Veja Álbum de fotos

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RODA VIVA
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+ Novo Up chega em fevereiro e Volkswagen espera surpreender concorrentes. Apostas indicam que o preço será igual ao do extinto Gol G4 de quatro portas (ainda à venda até o fim dos estoques) acrescido do custo de airbags e ABS. Isso significa algo em torno de, no máximo, R$ 28 mil na versão de entrada.

+ Conforme esperado, Fiat manteve tradição do Mille e oferece o carro mais barato entre os produzidos no Brasil: Palio Fire, entre R$ 24.000 (2 portas) e R$ 26.000 (4 portas). Além de alterações cosméticas internas e externas e dos novos itens de segurança, teve garantia para componentes de motor e câmbio ampliada de um para três anos. Garantia total custaria por volta de R$ 500, se existisse.

+ Entre os pontos altos da sétima geração do Sentra (terceira no Brasil) está o acerto de suspensão bem melhor que o anterior. Houve cuidados com detalhes como maçanetas grandes e cromadas, plástico suave ao toque extensivo ao console central, GPS, câmera de ré e aerodinâmica melhorada (CX evoluiu de 0,34 para 0,29). Falta potência, mas a economia de combustível surpreende (apesar de maior, carro pesa 33 kg a menos) e pode rodar a 120 km/h a apenas 2.000 rpm. Preço-benefício dos melhores entre japoneses do segmento.

+ Curiosidade em relação ao novo Mustang. Em 1974, a primeira crise do petróleo levou a Ford a oferecer motor de quatro cilindros, 2,3 litros, de início aspirado e depois turbocompressor (ainda com carburador). Esse motor foi produzido no Brasil e largamente exportado para EUA, Europa e Argentina. O modelo atual estreia agora no Salão de Detroit e é o primeiro quatro-cilindros com turbo e injeção direta.

Fernando Calmon

Fernando Calmon, engenheiro, é jornalista especializado no setor automobilístico desde 1967, quando produziu e apresentou o programa 'Grand Prix' na TV Tupi, no ar até 1980. Dirigiu a revista AutoEsporte por 12 anos e foi editor de automóveis das revistas O Cruzeiro e Manchete. Entre 1985 e 1994, produziu e apresentou o programa 'Primeira Fila' em cinco redes de TV. A coluna Alta Roda, criada em 1999, é publicada semanalmente -- na internet, é exclusiva de UOL Carros. Calmon também atua como consultor em assuntos técnicos e de mercado na área automobilística, e como correspondente para o Mercosul do site inglês just-auto. Email: fernando@calmon.jor.br

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