Informações sobre o álbums
  • editoria:Especiais
  • galeria: Fusca
  • link: http://carros.uol.com.br/album/vw_fusca_historia_album.htm
  • totalImagens: 17
  • fotoInicial: 1
  • imagePath: http://cro.i.uol.com.br/album/
  • baixaResolucao: 0
  • ordem: ASC
  • legendaPos:
  • timestamp: 20120820184410
    • Fusca [27226]; Beetle 2012 [57875]; New Beetle [36802];
    • Volkswagen [9056];
Fotos
Com origem nebulosa, o projeto do primeiro Volkswagen surgiu na Alemanha nazista na década de 1930; carro foi produzido em série após o fim da 2ª Guerra Divulgação Mais
No Brasil, o Volkswagen Sedan começou a ser montado em 1950, por CKD (montagem com peças importadas), pela Brasmotor. A partir de 1953, a Volkswagen do Brasil assumiu o negócio com um galpão na rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga, Zona Sul de São Paulo, onde ampliou a linha do "carro do povo" Divulgação Mais
Linha de montagem do Volkswagen Fusca na antiga fábrica do Ipiranga Divulgação Mais
Em 1959, com um empurrão da política industrial do presidente Juscelino Kubitschek, a Volkswagen inaugurou oficialmente sua representação no Brasil, com direito à abertura do pólo industrial em São Bernardo do Campo (SP) Divulgação Mais
Vista da linha de montagem da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), no dia da inauguração, em 18 de novembro de 1959 Divulgação Mais
Curiosidade: o início da produção do Fusca em São Bernardo ocorreu em 3 de janeiro de 1959, 10 meses antes da data oficializada (18 de novembro) Divulgação Mais
O modelo 1300, como esse exemplar de 1971, foi um dos últimos a utilizar o farol dianteiro com superfície arredondada Divulgação Mais
O ano de 1975 teve, além do modelo 1500 da foto, o lançamento do 1600-S, que tinha carburação dupla e apelo esportivo, sendo conhecido como "Bizorrão" Divulgação Mais
O 1300 L foi a única novidade de 1976: trazia leves alterações visuais Divulgação Mais
Ainda em 1976, a linha também contava com o Fusca 1600 Divulgação Mais
Exemplar de 1980; um ano antes, os modelos 1300 L e 1600 ganharam lanternas maiores e foram apelidados de Fafá de Belém, em alusão aos dotes físicos da cantora Divulgação Mais
Desde 1983, toda a linha adotou oficialmente o nome Fusca, corruptela da pronúncia alemã para as letras VW ("fauvê" daria origem a fulque, fulca e, logo, fusca) Divulgação Mais
Além do batismo, o Fusca incorporaria as lanternas "Fafá"; na foto, modelo 1984, que encerraria a história do modelo dois anos depois Divulgação Mais
Para surpresa do país, o Fusca renasce em 1993 a pedido do então presidente Itamar Franco e beneficiado pela Lei do Carro Popular Divulgação Mais
Um leve facelift marcou o modelo 1994 do carro; entre as novidades, estavam o para-brisa laminado e detalhes estéticos Divulgação Mais
Para-choques eram da cor da carroceria no modelo 1994 e o sistema de escapamento utilizava catalisador Divulgação Mais
Sofrendo com a concorrência de modelos mais modernos, o Fusca se despediu definitivamente em 1996, ganhando uma edição comemorativa chamada Série Ouro. No total, foram fabricados 3.367.290 unidades do carro no país Divulgação Mais

Fusca

Veja mais: FUSCA: ONTEM, HOJE E AMANHÃ

Últimos álbuns de Carros

UOL Cursos Online

Todos os cursos