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Audi Q5 Ambition V6 3.0 é nova versão topo do SUV médio de luxo da marca alemã; motorização atualizada usa leve downsizing (motor de menos capacidade e maior eficiência) e visual está mais refinado Murilo Góes/UOL Mais

Versão tem preço inicial de R$ 246.700, salgado, mas cerca de 11% mais barato que valor do lançamento em 2009; ainda assim, carro testado tem opcionais que arremessam preço da etiqueta aos R$ 282.600 Murilo Góes/UOL Mais

Em 2012, Q5 era o mais vendido do segmento (256 unidades), mas até agora em 2013 entregou apenas 126 carros, menos que rivais BMW X3 (376) e Mercedes Classe M (246) Murilo Góes/UOL Mais

Mudanças de visual, motorização e, principalmente, ímpeto da versão mais cara tentam reanimar Q5 nas lojas; linha 2013 começa em R$ 203.900 (Attraction, 4-cilindros, 2.0), sobe a R$ 217.400 (Ambiente, com o mesmo 2.0) e a R$ 246.700 (Ambition, 3.0, V6) Murilo Góes/UOL Mais

Fato: o Q5 topo de gama, com motor V6 de 272 cavalos e maior torque (40.78 kgfm) não tem nada de "grandão bobo" e responde rápido a todo e qualquer comando do condutor Murilo Góes/UOL Mais

Audi fala em 0-100 km/h cumpridos em menos de 6 segundos, ainda que máxima seja "travada" em 234 km/h; consumo apontado pela fabricante é de 11,8 km/l; nosso teste apontou algo menos contido: 7,2 km/l Murilo Góes/UOL Mais

Pacote Advanced, opcional, auxilia o motorista em conforto e segurança com acesso à cabine e partida sem uso físico da chave, seleção do modo de condução, sensor de ponto cego e piloto automático adaptativo -- os três últimos muito úteis em condução na estrada Murilo Góes/UOL Mais

Apesar do porte avantajado (4,62 m) e do peso (1.840 kg), Q5 3.0 V6 pode se comportar como carro de passeio esportivo com modo de condução dinâmico acionado e câmbio no modo manual esportivo: giros do motor se elevam, trocas são adiadas, ronco se eleva e suspensão e direção ficam mais firmes Murilo Góes/UOL Mais

Lançado no Brasil em 2009, SUV recebe agora sua atualização de meia-vida e visual fica mais refinado Murilo Góes/UOL Mais

SUV é montado sobre plataforma longitudinal da Audi, a mesma de todos os sedãs da marca, do A4 ao A8, e do futuro SUV compacto Porsche Macan: são 4,62 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,65 m de altura; entre-eixos é de 2,80 m Murilo Góes/UOL Mais

Menor que o antigo V6 3.2, novo motor é mais potente (272 cv ante 269 do antecessor), empurra mais (40,78 kgfm de toque contra 33,74 kgfm) e ainda assim é até 15% mais eficiente, segundo a fábrica Murilo Góes/UOL Mais

Visual do Q5 2013 impressiona mesmo em situações inusitadas; lanternas em forma de lâmina e para-choque com dupla de escapes e difusor aumentam porte do modelo; insertos com refletores e luzes de ré dão equilíbrio Murilo Góes/UOL Mais

Tração integral quattro garante dirigibilidade segura em pisos escorregadios, algo fundamental num SUV deste porte e com potência incrementada Murilo Góes/UOL Mais

Sistema Hill Descent Control ajuda a segurar brutamontes de 1.840 kg na descida, mesmo em pisos mais soltos Murilo Góes/UOL Mais

Apesar da vocação mais urbana, Q5 mais forte não fez feio no terreno (um pouco) mais atribulado Murilo Góes/UOL Mais

Difícil mesmo é convencer algum dono do modelo a repetir a cena com um Q5 branco Geleira (metálico) Murilo Góes/UOL Mais

Renovação do Q5 inclui conjunto óptico com novos LEDs, faróis bi-xenônio com ajuste automático e luzes de neblina Murilo Góes/UOL Mais

Frente fica mais invocada com para-choque do kit S Line, ainda que tomadas de ar sejam puramente visuais Murilo Góes/UOL Mais

Mudanças sutis no aspecto das lanternas deixam SUV mais refinado também "indo" Murilo Góes/UOL Mais

Pacote S Line troca roda aro 19 e pneus 235/55 por conjunto de 20 polegadas e compostos 255/45; visual melhora, mas conforto é reduzido no asfalto atribulado Murilo Góes/UOL Mais

Aspecto geral da cabine segue estilo limpo da Audi: poderia ser vantagem, mas é o principal ponto de crítica para quem busca mais refinamento e exclusividade em modelo de quase R$ 250 mil Murilo Góes/UOL Mais

Mais uma furada do pacote S Line: volante multifuncional é preciso e tem bom tamanho, mas nada de base achatada Murilo Góes/UOL Mais

Atenção aos detalhes: formato dos mostradores e posição dos ponteiros não mudou, mas computador de bordo agora é colorido e iluminação por LEDs melhora visibilidade; atenção: limite eletrônico é de 234 km/h Murilo Góes/UOL Mais

Tela central é interface para todas as informações e regulagens do Q5; na imagem, ajuste do Drive Select Murilo Góes/UOL Mais

Botão Drive Select (à esquerda, na parte central da imagem) muda parâmetros de aceleração, firmeza da direção e da suspensão e é opcional do pacote Advance, que cobra mais R$ 30 mil para entregar ainda sensor de veículo no ponto cego (Side Assist), controle de cruzeiro adaptativo (ACC, que regula aceleração, frenagem e distância do veículo à frente), acesso e partida sem chave; para ter som premium Bang & Olufsen, é preciso desembolsar outros R$ 5.900 Murilo Góes/UOL Mais

Seletor do câmbio Tiptronic, agora com oito marchas, é cercado por freio elétrico de estacionamento, comandos do MMI Plus, sistema que abriga configurações do carro, entretenimento, navegação, telefonia e navegação por GPS, tudo de série na versão topo do SUV; botão de partida do motor é opcional do pacote Keyless Go Murilo Góes/UOL Mais

Teto panorâmico e elétrico Open Sky, já conhecido, libera a visão do céu para toda a família, mas apenas a primeira folha, sobre motorista e carona, se abre Murilo Góes/UOL Mais

Apesar do pacote S Line, bancos com revestimento de couro sintético (que a Audi chama de "ecológico") e regulagem elétrica da versão testada não eram esportivos; motorista tem três memórias de posição a seu dispor Murilo Góes/UOL Mais

Auge e abismo da Audi: apesar do acabamento caprichado, que inclui aplique de metal texturizado, e memórias de ajustes neste modelo de quase R$ 250 mil, é fácil identificar peças usadas até no Volkswagen mais barato Murilo Góes/UOL Mais

Além de porta-copos duplo e bandejinha, console central abriga ainda apoio de braço para motorista regulável em altura; dentro deste, porta-objeto é profundo e revestido de tecido, mas poderia ser refrigerado Murilo Góes/UOL Mais

Espaço traseiro tem regulagem de ar condicionado exclusiva e permite acomodar até três adultos; na imagem, encosto central abaixado vira apoio de braço e revela porta-copos Murilo Góes/UOL Mais

Elétrica, tampa abre e fecha no botão e leva lanternas consigo; porta-malas tem espaço para 540 litros, ampliáveis a 1.560 com rebatimento do banco traseiro; trave metálica e faixa elástica ajudam a organizar carga Murilo Góes/UOL Mais

Q5 Ambition usa agora o motor mais forte da linha (deixando de lado o recém-anunciado SQ5, só a diesel), o V6 de 3 litros com turbo e injeção direta de gasolina capaz de gerar 272 cavalos de potência com torque de 40,78 kgfm; tração segue sendo integral (quattro), mas câmbio Tiptronic tem oito marchas e promete reduzir consumo Murilo Góes/UOL Mais

Q5 Ambition V6 3.0

Veja mais: Q5 ERA CHIQUE E FICOU ESPERTO , FICHA TÉCNICA DO Q5 2013 , LISTA DE EQUIPAMENTOS DO Q5 3.0

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