Informações sobre o álbums
  • editoria:
  • galeria:
  • link: http://carros.uol.com.br/album/mobile/2013/03/26/etios-15-xls.htm
  • totalImagens: 30
  • fotoInicial: 1
  • imagePath:
  • baixaResolucao: 0
  • ordem: ASC
  • legendaPos:
  • timestamp: 20130326104625
    • Etios [61820];
    • Toyota [9086];
    • Toyota [9086];
Fotos

O Toyota Etios 1.5 XLS é o topo da gama do compacto nacional da marca japonesa; até o final de março, seu preço é de R$ 42.790, na cor das fotos Murilo Góes/UOL Mais

Com 3,78 metros de comprimento, o Etios pode ser descrito como um subcompacto; seu tamanho é exatamente o mesmo do Nissan March (e também de um possível futuro rival, o Mitsubishi Mirage) Murilo Góes/UOL Mais

Aliás, visto por trás o Etios lembra bastante o concorrente da Nissan; nesta versão topo de gama, o carro da Toyota ganha uma barra cromada Murilo Góes/UOL Mais

O visual do Etios, que num primeiro momento causa estranhamento por parecer introduzido à força na linguagem estética da Toyota, acaba ficando simpático após alguma convivência Murilo Góes/UOL Mais

Linha de cintura ascendente, vinco lateral em curva e harmonia entre temas dos conjuntos ópticos dianteiro e traseiro dão dignidade a um carro simples Murilo Góes/UOL Mais

O conjunto formado pelos faróis quase retangulares e a grade frontal em forma de asa funciona melhor do que, por exemplo, no Renault Logan Murilo Góes/UOL Mais

A origem do Etios é a Índia, mas a fabricação é nacional, em Sorocaba (SP); o carro também é oferecido em carroceria três-volumes Murilo Góes/UOL Mais

Lançado para fazer a Toyota ganhar volume de vendas e aumentar sua participação no mercado, o Etios não é bom de loja: o hatch emplacou 4.252 unidades este ano, até o final de fevereiro Murilo Góes/UOL Mais

Considerando todos os hatches subcompactos e compactos do mercado, o Etios fechou o primeiro bimestre na 14ª colocação do ranking Murilo Góes/UOL Mais

Spoiler traseiro é de série desde a versão mais barata; teto tem ranhuras sem função aparente Murilo Góes/UOL Mais

Se há uma coisa que não é um problema no Etios é seu comportamento dinâmico: o carro com motor 1.5 é muito gostoso de guiar Murilo Góes/UOL Mais

Potência e torque do propulsor de 1,5 litro são suficientes para empurrar o Etios em qualquer situação Murilo Góes/UOL Mais

Suspensões usam barra estabilizadoras à frente e atrás, onde há eixo de torção; sistema prima pela robustez e leitura agradável do piso Murilo Góes/UOL Mais

Pode subir ladeira, que o Etios 1.5 vai (desde que você reduza à terceira, quem sabe à quarta) Murilo Góes/UOL Mais

Conjunto óptico do Etios traz as setas para junto da grade Murilo Góes/UOL Mais

Porta traseira dialoga bem com as lanternas: note que o vinco na lataria acompanha o desenho interno das peças Murilo Góes/UOL Mais

Apenas esta versão do Etios oferece rodas com aro de 15 polegadas Murilo Góes/UOL Mais

É dentro do Etios, e nos detalhes, que estão seus principais defeitos, alguns deles irritantes Murilo Góes/UOL Mais

O bizarro posicionamento das saídas de ar (uma em cima da outra), o inominável painel centralizado com aspecto de balança de banheiro, parafuros aparentes onde quer que se olhe: trata-se de uma cabine pobre Murilo Góes/UOL Mais

A direção tem assistência elétrica, mas empunhar esse volante tão grosso é um tanto desconfortável Murilo Góes/UOL Mais

Na foto não se nota, mas os comandos do ar-condiconado e aquecimento são pequenos, a ponto de dificultar o manuseio porque os dedos batem nas bordas dos seletores; o sistema de som é primitivo e não tem alto-falantes traseiros Murilo Góes/UOL Mais

O painel de instrumentos é indefensável: para lê-lo é preciso desviar o olhar para a direita, e sua iluminação é tosca e em tom diferente do restante da cabine; a tela com odômetro e marcador de combustível parece o mostrador de um relógio de pulso, de tão pequena Murilo Góes/UOL Mais

O câmbio manual de cinco marchas tem curso curto e explora bem o motor 1.5, ajudando a criar uma dirigibilidade agradável Murilo Góes/UOL Mais

O parafuso no porta-treco atrás do câmbio é apenas um dos vários espalhados pela cabine Murilo Góes/UOL Mais

Na gama Etios não há acionamento elétrico dos retrovisores nem como opcional Murilo Góes/UOL Mais

Mais um parafuso aparente na porta... Ao menos a parte do apio de braço tocada pelo corpo do motorista é revestida em tecido Murilo Góes/UOL Mais

A coluna de direção pode ser ajustada na altura, mas o banco do motorista não possui nenhuma regulagem Murilo Góes/UOL Mais

Banco traseiro oferece bom espaço e itens de segurança (cintos de três pontos, apoio de cabeça) para dois adultos Murilo Góes/UOL Mais

O banco traseiro do Etios hatch tem encosto rebatível; com ele na posição normal, a capacidade é de 270 litros, até razoável para um carro tão pequeno Murilo Góes/UOL Mais

Motor 1.5 bebe gasolina e etanol e entrega 92/96 cavalos de potência e 13,9 kgfm de torque a razoáveis 3.100 giros; o carro recebeu nota A do Inmetro,com média de consumo de até 13,4 km/l de gasolina na estrada Murilo Góes/UOL Mais

Etios 1.5 XLS

Últimos álbuns de Carros

UOL Cursos Online

Todos os cursos