Informações sobre o álbums
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  • galeria: Kombi
  • link: http://carros.uol.com.br/album/kombi_album.htm
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Fotos
Projetada pelo holandês Ben Pon, no final dos anos 1940, a Kombi foi um dos primeiros veículos com carroceria monobloco e estilo round square (sim, quadrado redondo, tão em voga atualmente). Seu lançamento mundial ocorreu no Salão de Frankfurt de 1951 Divulgação/Editora Alaúde Mais
Surgida como projeto Tipo 2 (o Fusca era o Tipo 1), foi chamada de Transporter, com versões Kastenwagen (furgão) e Microbus (com bancos). O nome Kombi surgiu da redução de Kombinationsfahrzeug (veículo combinado, em alemão) pela multiplicidade de usos Divulgação/Editora Alaúde Mais
Fábrica de São Bernardo do Campo (SP) fez primeira Kombi nacional (sem contar montagem em CKD) em 1957, com motor traseiro a ar de 1.192 cm³ e 30 cavalos Divulgação/Editora Alaúde Mais
Imagem mostra linha de montagem da perua Kombi na fábrica da Volkswagen de São Bernardo do Campo (SP), em maio de 1958 Acervo UH/Folhapress Mais
Dividindo a produção da Volkswagen com o Fusca, uma Kombi foi o veículo de número 50 mil da fábrica no Brasil Divulgação/Editora Alaúde Mais
A versatilidade de usos e categorias, como furgões e picapes de carga ou van de transporte de passageiros deu nome à Kombi e estendeu sua vida no país Divulgação/Editora Alaúde Mais
Versátil, Kombi tinha versões com carroceria furgão para transporte de carga e passageiros e também com caçamba, do tipo picape Divulgação Mais
Aqui, Kombi picape da primeira re-estilização, produzida a partir de 1976 e que seguiu até 2000, quando foi aposentada Divulgação Mais
Primeira re-estilização da Kombi surgiu no Brasil em 1976 (com motor 1.6 de 58 cv) e seguiu em linha até 1996 Divulgação Mais
Nos anos 1960, Kombi com três portas de cada lado era exclusiva para o transporte de pessoas e fez sucesso como táxi, lotação e transfer de hotel André Portuga Tavares/Editora Alaúde Mais
Mobil Safari era trailer montado pela Karmann Ghia sobre o chassi da Kombi a partir dos anos 1970 FSP-Autofolha-28.11.95 Mais
Kombi Carat surgiu em 1998 com motor 1.6 a ar com injeção multiponto para atender às normas de emissão de poluentes e melhorias que só duraram até 2000 Divulgação Mais
Série Prata, de 2005 e com apenas 200 unidades, marcou aposentadoria do motor refrigerado a ar André Portuga Tavares/Editora Alaúde Mais
Motor boxer (quatro cilindros contrapostos) 1.6 a gasolina tinha 58 cv de potência (4.200 rpm) e 11,3 kgfm de torque (a baixos 2.600 rpm) André Portuga Tavares/Editora Alaúde Mais
A partir de 2006, Kombi adota o motor flex EA-111, 1.4, 78/80 cv (gasolina/etanol) refrigerado a água do Fox europeu), mas mantém pedais do Fusca André Portuga Tavares/Editora Alaúde Mais
Com releitura da clássica pintura bicolor (ou saia e blusa) vermelha e branca, série limitada a 50 unidades celebrou os 50 anos de fabricação no Brasil, em 2007 André Portuga Tavares/Editora Alaúde Mais
Com mudanças pontuais ao longo dos anos, Kombi chega ao 61 anos de idade em todo o mundo ainda em fabricação no Brasil Alexandre Meneghini/AP Mais
Imagem mostra pátio da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), de onde saíram 1,5 milhão de unidades da Kombi fabricada no Brasil Ayrton Vignola/Folhapress Mais
Atualmente, a Kombi é produzida com motor 1.4 flex de 78/80 cv (gasolina/etanol) Divulgação Mais
A Kombi é o furgão mais vendido do Brasil, com mais de 23 mil unidades até novembro (o dobro do Fiat Ducato, segundo colocado) Divulgação Mais
O futuro da Kombi, ao menos no resto do mundo, parece ser o VW Bulli, conceito de minivan para passageiros mostrado no Salão de Genebra, em março Uli Deck/EFE Mais

Kombi

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