Informações sobre o álbums
  • editoria:Carros
  • galeria: QQ 3
  • link: http://carros.uol.com.br/album/chery_qq_3_album.htm
  • totalImagens: 28
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  • timestamp: 20120817121735
    • QQ 3 [57844];
    • Chery [31002];
Fotos
Parece brinquedo, mas não é: o QQ é a proposta de carro urbano da fabricante chinesa Chery. O pequeno chega ao Brasil em março, custando R$ 22 mil Murilo Góes/UOL Mais
O carro disputará o posto de mais barato do Brasil. Isso o coloca como rival direto do Fiat Mille e do Effa M100 Murilo Góes/UOL Mais
O QQ tem aspecto de 'desenho animado japonês'. A isso somou-se -- no caso da unidade testada -- o fato da cor ostentada pelo modelo ser uma espécie de amarelo cítrico. É a receita para o pequeno chamar a atenção por onde passa Murilo Góes/UOL Mais
Além de ser o 'mais barato da praça', o QQ chega com a missão de duplicar as vendas da Chery em 2011. E também deverá ser nacionalizado, em 2013, e ter motor flex Murilo Góes/UOL Mais
O QQ roda bem. Os 68 cavalos do motor, aliados ao baixo peso, tornam o carro ágil. É interessante ficar atento a alguns detalhes, contudo: ao freio, que é 'elástico' em excesso; ao próprio tamanho do carro, que o torna suscetível a ventos laterais; e à suspensão, mole demais Murilo Góes/UOL Mais
O formato arredondado está presente em praticamente todos os elementos visuais do carro, que ainda conta com luzes de neblina no para-choque traseiro Murilo Góes/UOL Mais
O porta-malas tem 190 litros com os bancos em sua posição normal. A capacidade pode ser ampliada ao rebater a peça, que é dividida na proporção 1/3 e 2/3 Murilo Góes/UOL Mais
O compartimento de bagagem do QQ leva as malas de duas pessoas, porém sem exageros. Ir às compras com o compacto não é uma boa ideia Murilo Góes/UOL Mais
Entre os 'olhos' e o capô, é possível notar aquele que ainda parece ser o ponto fraco dos carros chineses: a precisão do acabamento. O vão entre as peças é grande até para um carro de R$ 22 mil Murilo Góes/UOL Mais
Na frente, freios a disco. Os tambores nas rodas traseiras completam o conjunto, que conta com ABS. Na hora de frear, contudo, o QQ demandou atenção do motorista Murilo Góes/UOL Mais
Pneus 155/65 de aro 13 polegadas calçam o carro. O composto é da marca GT Radial, proveniente da Indonésia Murilo Góes/UOL Mais
Interior claro difere da maioria dos populares encontrados no Brasil. O lado positivo: ele aumenta a sensação de espaço. O negativo: suja fácil Murilo Góes/UOL Mais
O carro chega completo: direção hidráulica; ar-condicionado; rádio com CD/Player e entrada (mini-)USB; bancos traseiros rebatíveis; limpador do vidro traseiro; luzes de neblina; faróis com regulagem de altura; vidros, travas e espelhos retrovisores elétricos; alarme e travas de porta; duplo airbag frontal; cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador; freios dianteiros a disco com ABS (antiblocante) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem); e sensor de ré com aviso sonoro e gráfico Murilo Góes/UOL Mais
Modelo testado, usado na homologação para o mercado brasileiro, traz painel de instrumentos digital (velocímetro, conta-giros, dois hodômetros parciais, temperatura do motor, nível de gasolina e econômetro) que pode ser diferente da versão a ser vendida em março Murilo Góes/UOL Mais
No centro do painel, controles de ventilação e o rádio. Curiosamente, o aparelho fica localizado na porção inferior da peça Murilo Góes/UOL Mais
Os elementos arredondados se replicam no espelho retrovisor e nas saídas de ar do painel Murilo Góes/UOL Mais
O interruptor giratório da esquerda acende faróis baixo e alto; o da direita, regula luminosidade do painel Murilo Góes/UOL Mais
Popular, QQ traz mimos não encontrados em muitos modelos, como comandos internos de abertura do porta-malas e da tampa do bocal de abastecimento Murilo Góes/UOL Mais
Por ser utilizada no teste de fábrica, unidade fotografada tem 'bizarrices' como este corte que permite observar cabos de aço de ajuste do freio de mão Murilo Góes/UOL Mais
O revestimento claro nos bancos serve de alerta: tome cuidado com manchas e qualquer tipo de sujeira Murilo Góes/UOL Mais
Duas pessoas viajam atrás, porém apertadas. Unidade testada não tinha encostos de cabeça no banco traseiro -- obrigatórios no Brasil Murilo Góes/UOL Mais
No detalhe, o visor que mostra a leitura do sensor de marcha à ré, com uma barra gráfica e números indicativos de distância Murilo Góes/UOL Mais
<b>Positivo:</b> Além da 'carinha' diferente, o chinês Chery QQ traz, de série, direção hidráulica, freios com ABS (antiblocante) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem), trio elétrico, sensor de ré, airbag duplo, rádio com CD player MP3 e USB e mais. Preço: cerca de R$ 22 mil, abaixo do conterrâneo Effa M100 e do veterano e espartano Fiat Mille Murilo Góes/UOL Mais
<b>Positivo, com ressalvas:</b> Com 3,5 metros de comprimento, 1,48 m de largura e 1,49 m de altura, o QQ é um típico carro urbano. Vamos além: as rodas aro 13 com pneus 155/65 quase não combinam com tráfego de rodovia em alta velocidade. Então, aproveite sua agilidade na cidade e facilidade para estacionar no habitat correto Murilo Góes/UOL Mais
<b>Positivo, com ressalvas:</b> Traseira é menos ousada que frente. Além disso, porta-malas é extremamente pequeno (embora a fábrica não tenha divulgado capacidade). Mas seu popular (ou mesmo seu luxuoso) tem sensor de estacionamento com indicador gráfico e métrico? O QQ tem Murilo Góes/UOL Mais
<b>Negativo:</b> Cuidado ao fazer curvas em velocidades um pouco mais elevadas. O centro de gravidade elevado (o QQ é mais alto que largo) e as rodas aro 13 minúsculas não seguram o carro o suficiente e você pode deslizar de uma faixa a outra Murilo Góes/UOL Mais
<b>Negativo:</b> O acabamento ainda nos parece o calcanhar de aquiles dos chineses. No QQ, tecidos e forrações eram bem arrematados, apesar da cor clara (suja fácil). O problema está na qualidade de plásticos e botões e na folga entre componentes -- quatro dedos entre o batente e porta comprovam: o carro não molha em chuvas ou lavagem, mas sua rigidez torcional (segurança e desempenho) é prejudicada Murilo Góes/UOL Mais
<b>Positivo:</b> O motor a gasolina de 1,1 litro (1.083 cm³), DOHC, 16 válvulas e injeção multiponto é fabricado pela austríaca Acteco e será flex num futuro ainda indefinido. Tem 68 cv de potência (a 6.000 rpm) e torque de 9,17 kgfm (entre 3.500 e 4.500 giros), mais que suficientes para empurrar 890 kg do QQ. Melhor é o consumo: cerca de 20 km/l Murilo Góes/UOL Mais

QQ 3

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