reprodução automática próximo vídeo em 5s

Para diretor da Fiat, vitória 'tardia' no Top of Mind era esperada

No prêmio Top of Mind desse ano, pela primeira vez, a Fiat ultrapassou a Volkswagen e se consagrou como a campeã na categoria Carro.

Para o diretor de comunicação da Fiat para a América Latina, João Ciaco, o marco é resultado de um investimento prolongado. Todo trabalho de construção de lembrança, de 'awareness', é de longo prazo, disse.

Murilo Moreno, professor de publicidade da ESPM, apontou que a liderança de vendas da Fiat no mercado, que se estende há 14 anos, demorou a se concretizar no Top of Mind. Ciaco vê isso como um movimento esperado.

Para bens duráveis como o automóvel, em que a compra demora anos, você precisa de mais tempo para construir a presença, a experiência positiva.

A vitória foi creditada aos lançamentos da montadora nesse ano, aposta arriscada em momento de crise do setor. Foi um ano muito dificil para o mercado automobilistico, com uma queda de 19% frente à retração de 23% no ano passado, argumentou Ciaco. Lançar três produtos em um ano como esse fez com que tivéssemos mais movimentação e mais lembrança.

O diretor da Fiat também falou sobre como as campanhas publicitárias vêm mudando seu foco, deixando de falar de produtos e mais de valores da empresa e de temas sobre os quais as pessoas conversam entre si.

Temos que falar de mobilidade, de como eu me sinto dirigindo, de como o carro complementa outros meios de transporte. Nós já fizemos uma propaganda em que 70% do comercial era bicicleta.